ALUNOS DA ESCOLA EVOLUTIVA VISITARAM O MUSEU DO BONECO ANIMADO

Apresentação de Nei Mendes
Crédito: Katia Velo

 

Na última quarta (9), no período da manhã, os alunos de 5º.a 9º. ano da Escola Evolutiva visitaram o Museu do Boneco Animado no centro de SJP. Antes da visita, os alunos fizeram uma pesquisa sobre o museu o que os motivou e gerou uma grande curiosidade. Os alunos foram acompanhados pelos professores Celso de História, Juliana França de Português, Ana Paula Silva do 5º. ano e Katia Velo de Arte. Durante a visita houve duas apresentações. Uma apresentação cênica do ator Nei Mendes com o título “Romeu e Julieta” que trata do tema sobre preconceito. E a apresentação da “A formiga e a cigarra” uma releitura da obra de Monteiro Lobato encenada por Jeanelys Ribeiro Marins e Sofia Falco. Em ambas houve a participação entusiasmada dos alunos. Após as apresentações os alunos receberam informações preciosas sobre os tipos de bonecos, sobre o acervo, etc.

A seguir, um breve relato dos funcionários do Museu do Boneco Animado sobre o trabalho que realizam:

Adalberto Adriano Hoch Martins, estudante de bacharelado em teatro na PucPr. Sou recém-chegado ao Museu do Boneco Animado, portanto minha experiência com o museu, com bonecos, com o atendimento às crianças e com essa união desse universo lúdico, ainda é uma experiência realmente pequena. Mas sem dúvida, a oportunidade do contato com as crianças e adolescentes visitantes do Museu é para mim, principalmente neste momento, algo engrandecedor como profissional e como ser humano, acredito que todas as pessoas têm muito do que aprender com as crianças inclusive, as crianças são inteiramente sinceras, estão atentos e presente ao mundo a sua volta, são participativas e desinibidas por natureza.

Neste pouco tempo que estou aqui no Museu do Boneco Animado já tive a oportunidade de presenciar as emoções envolvidas com chegada das crianças visitantes deste museu, gostei, e muito, da alegria e interação da parte das crianças com as apresentações artísticas disponibilizadas pelo Museu, ver a reação e envolvimento deste público extremamente exigente e contagiante me trouxe uma ótima sensação de paz e vontade de me envolver cada vez mais com esse universo.

 

A Formiga e a Cigarra
Crédito: Katia Velo

Jeanelys Ribeiro Marins – Acadêmica do 3º de Licenciatura em Teatro – Fap (Faculdade de Artes do Paraná).

Para mim a experiência de trabalhar e desenvolver trabalhos voltados para as crianças e adolescentes é muito gratificante, pois esse público é muito verdadeiro e envolvido com as propostas que lhes são apresentadas.

As crianças “compram” rápido as ideias que você lança e tem muita vontade e energia para realizá-las, por exemplo: nas apresentações participam entusiasmadas e são sinceras sobre o que acham do trabalho, então sempre que uma criança gosta e fica animada eu sei que fiz bem o meu papel, pois elas ainda não tem o hábito de elogiar por “educação”.

Já os adolescentes acabam sendo um pouco mais difícil estabelecer essa relação, pois eles impõem uma certa barreira com relação a algumas atividades, por não querem ser tratados como crianças, mas ao mesmo tempo devemos lembrar também que não são adultos. É uma fase complicada por natureza, mas vejo que através da linguagem artística se torna um pouco mais fácil o acesso até eles, pois a partir do momento em que você consegue transpor a barreira do “adultismo” ele se torna um publico igualmente participativo e interessado no trabalho desenvolvido .

O trabalho que vem sendo desenvolvido aqui no Museu do Boneco Animado tem sido muito rico, não apenas para a comunidade e escolas que frequentam o Museu, mas para toda a nossa equipe e, principalmente, para mim, como futura professora de Teatro, estou aprendendo cada dia como é estar envolvida com a diversidade de pessoas, escolas, alunos, idades, classes sociais entre outras coisas. Tudo isso vem despertando um olhar novo e diferenciado, pois cada experiência é diferente e única, e trás consigo uma bagagem riquíssima de contado e referencia do outro, sejam os alunos, professores ou comunidade.

 

Informações sobre os tipos de bonecos
Crédito: Katia Velo

Nei Mendes – iniciou seus estudos na escola de dança clássica da fundação teatro Guairá em 1980 – graduado bacharel em artes cênicas pela PUC PR em 1989. Atua na área de teatro, dança e música, desenvolve atualmente trabalho na Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais. “Sobre a turma da Escola Evolutiva a impressão que tive ao fazer o meu trabalho para as crianças foi a melhor possível, pois são alunos acostumados com cultura e comportaram-se muitíssimo bem. São agitados  sim, pois são adolescentes e são saudáveis…e tem que ser assim mesmo. Gosto de público ruidoso, barulhento, mas educado, como foi o público da quarta-feira, dia 09.04. parabéns aos professores da escola. Foi super genial fazer a apresentação do Romeu e Julieta para estas crianças, obrigado!”.

 

Sofia Falco – Acadêmica de Teatro – 3º ano Bacharel – Pucpr

Como estagiária do Museu do Boneco Animado foi umas das melhores experiências que já tive. Com as turmas da Escola Evolutiva, me senti inspirada para dividir e passar esse conhecimento sobre a atividade bonequeira. Notei um entendimento maior dos estudantes, um interesse, uma curiosidade da parte deles, fazendo com que tivéssemos um retorno em meio às explicações e consequentemente pudéssemos nos aprofundar mais nesse mundo lúdico, destacando também as pesquisas prévias que contribuiram nesse processo. Houve um aproveitamento muito grande no Museu do Boneco, pois cada aluno estava com seu caderno e sua caneta, fazendo anotações do que ouviam, sobre o que liam nos painéis explicativos, até da caracterização do Contador de História, Nei. Fiquei contente com a proposta das professoras, que além de propor uma prova sobre esse tema, provocaram a reflexão e o questionamento dos alunos sobre a realidade cultural de São José dos Pinhais, mostrando como eles podem posicionar se, influenciar de alguma forma, ou colaborar futuramente com relação a nossa cidade. Fico grata, pois estamos nessa função para realizar essa tarefa,  e se torna um prazer ver a comunidade  entusiasmada, interagindo cada vez mais com esse universo cultural. Infelizmente, muitas vezes essa interação não ocorre, contudo, nesse dia, conseguimos ir além.

ESCOLA EVOLUTIVA
Rua Veríssimo Marques 1565,
Centro – São José dos Pinhais
Tel.: (41) 3035-7227

www.escolaevolutiva.com.br

 

Informações:

Local: Museu do Boneco Animado

Endereço: Praça Getúlio Vargas, 1027 – Centro

Horário: 15h

Informações: (41) 3381-5903

Entrada Franca

museu.boneco@sjp.pr.gov.br

www.sjp.pr.gov.br/museu-do-boneco-animado

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*