Alunos de Cascavel participam da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras

É a primeira vez que estudantes da cidade participam da competição; Cerca de 240 mil jovens de 20 países já disputaram a Olimpíada

Crédito: Divulgação

Resolver questões de Matemática não requer apenas conhecimento, mas também criatividade, pensamento lógico e muita cooperação. É isso que os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Marista Cascavel, no oeste do Paraná, colocar em prática nesta sexta-feira, 5 de abril.

Além de testar as habilidades com números, a prova também analisa a capacidade do aluno resolver questões lógicas em outro idioma, que pode ser alemão, espanhol, inglês, italiano ou francês, dependendo do País. A competição investiga a iniciativa, imaginação e colaboração dos participantes, já que a competição acontece em equipes. Os alunos do Ensino Fundamental têm 50 minutos para resolver os problemas e no Ensino Médio o tempo é de 90 minutos.

 

Para a coordenadora do Ensino Fundamental, Cleiris Wichoski, O trabalho em grupo é o grande diferencial. “A avaliação não contempla somente os melhores alunos na matemática, mas  proporciona que todos os alunos participem de forma colaborativa e solidária. Nossos estudantes são pesquisadores, comunicadores, protagonistas e colaborativos e o trabalho em equipe permite que cada um coloque em prática suas melhores características”, comenta.

A Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras foi criada em 1989, na França, e desde então estimula estudantes de todo o mundo a pensar a Matemática de uma forma desafiadora e divertida, com uso de materiais variados para encontrar a solução de questões e não somente papel e caneta.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*