Ademi-PR apresenta balanço do setor de lançamentos e revela os destaques do mercado imobiliário do Paraná em 2018

O vice-presidente da Homenagem diretoria Ademi-PR, Leonardo Pissetti, com o presidente Jacirlei Soares Santos.
Crédito: Eneas Gomez

A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) reuniu aproximadamente 400 pessoas entre autoridades, líderes setoriais, imprensa, empresários, executivos e profissionais do setor, na noite de terça-feira (27/11), em jantar no Salão Azul do Clube Curitibano, em Curitiba, para a apresentação dos dados do Perfil Imobiliário 2018 e para a revelação dos 16 ganhadores em 14 categorias do Prêmio Incorporador do Ano 2018.

 

O sócio diretor da BRAIN Inteligência Corporativa, Fábio Tadeu Araújo, apresentou o balanço dos lançamentos imobiliários em Curitiba, por bairros, além dos principais municípios da Região Metropolitana. “Sem dúvida 2018 também será lembrado por ter sido um ano de imensos desafios para o setor imobiliário. Há razões, portanto, para acreditar que, de copa a copa (2014-2018) o setor passou o seu momento mais crítico. Mas tudo isto passou, e, agora pode-se afirmar que existe perspectiva concreta de uma melhora importante em 2019 para a incorporação, com um novo ciclo de lançamentos”, afirmou.

 

O presidente da Ademi-PR, Jacirlei Soares Santos, reforçou o otimismo com a retomada do mercado a partir do ano que vem, especialmente entre os imóveis residenciais. O dirigente disse que a perspectiva é resultado do ajuste pelo qual passou o setor nos últimos anos, com queda brusca do estoque, preços mais ajustados à realidade de mercado, novos investimentos em empreendimentos mais enxutos e aumento nas vendas de imóveis. “A confiança foi retomada e a prosperidade é iminente. Estamos mais preparados e ávidos por novos projetos do que nunca e as condições são favoráveis para a retomada do crescimento. Que se inicie o novo ciclo!”, bradou.

 

Na solenidade, também foram anunciados os ganhadores do Prêmio Incorporador do Ano 2018. A premiação bianual, realizada pela Ademi-PR, tem a finalidade de estimular a excelência profissional no setor imobiliário, reconhecendo as empresas associadas que mais se destacaram no período pelas boas práticas corporativas empregadas no planejamento e na execução dos lançamentos imobiliários no Estado, e dos profissionais que contribuíram para a valorização e desenvolvimento do setor.

 

O evento, patrocinado pela Caixa Econômica Federal e pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas), chegou à sua 17ª edição com novidades, entre elas, o prêmio extra Joseph Galiano. “Essa é uma premiação especial, concedida às pessoas e instituições que voluntariamente empreendam ações para a defesa do mercado imobiliário no Paraná, tal qual o feito pelo também fundador da Apolar Imóveis. É o reconhecimento pela defesa de uma causa ou projeto nobre em favor de todo o setor”, explicou Santos. Ainda na cerimônia, foi lançado o livro de 40 anos da Ademi-PR.

 

Confira os vencedores do Prêmio Incorporador do Ano 2018 em cada categoria:

 

  • Categoria: INCORPORADOR DO ANO

Ganhador: SWELL CONSTRUÇÕES E INCORPORAÇÕES

 

  • Categoria: EMPREENDIMENTO DO ANO – ENTREGUE

Ganhador: ESSENTIAL – PLAENGE EMPREENDIMENTOS

 

  • Categoria: EMPREENDIMENTO DO ANO – LANÇADO

Ganhador: ALL YOU NEEED – THÁ INCORPORADORA

 

  • Categoria: PERSONALIDADE DO ANO

Ganhador: EDUARDO PIMENTEL, VICE-PREFEITO DE CURITIBA

 

  • Categoria: EXECUTIVO DO ANO

Ganhador: LUIZ GUSTAVO SALVÁTICO, GERENTE REGIONAL DA PLAENGE CURITIBA

 

  • Categoria: LANÇAMENTO HORIZONTAL

Ganhador: RESERVA NATURAL – PORTOFINO CONDOMÍNIOS

 

  • Categoria: LANÇAMENTO COMERCIAL

Ganhador: VM BUSINESS – JHF INCORPORADORA

 

  • Categoria: SUSTENTABILIDADE

Ganhador: ROC BATEL – CONSTRUTORA LAGUNA

 

  • Categoria: PROJETO ARQUITETÔNICO

Ganhador: ARBO CABRAL – MDGP INCORPORAÇÕES

 

  • Categoria: OBRA RELEVANTE, EXPRESSIVA OU EMBLEMÁTICA

Ganhador: CLUBE CURITIBANO

 

  • Categoria: MELHOR CAMPANHA DE MARKETING

Ganhador: ADEMILAR CONSÓRCIO DE IMÓVEIS

 

  • Categoria: IMOBILIÁRIA DO ANO

Ganhador: APOLAR IMÓVEIS

 

  • Categoria: MINHA CASA MINHA VIDA

Ganhador: VISTAS OFICINAS – PRESTES CONSTRUTORA E INCORPORADORA

 

  • Categoria: FORNECEDORES DO ANO

Ganhador: FAVRETTO PAINEIS | IMOVELWEB | COMPAGAS

 

  • Prêmio “Joseph Galiano”: Associação Brasileira dos Escritório de Arquitetura, seção Paraná (AsBEA-PR)

 

BOX:

História da premiação

 

O evento de premiação dos destaques do mercado imobiliário paranaense pela Ademi-PR acontece desde o fim da década de 80. A denominação, inicialmente Troféu “O Construtor do Ano”, e o formato, um jantar com realização anual, foram definidos em novembro de 1989. Embora o nome do evento estivesse atrelado a uma organização, ficou instituído que ele não se restringiria exclusivamente aos construtores, expressando o termo amplo da própria palavra.  A primeira edição ocorreu em 12 de dezembro de 1989, no Graciosa Country Club, tendo como homenageado o Banco Itaú.

 

O prêmio foi entregue a uma personalidade, pela primeira vez, em 1993, tendo como homenageado o empresário Nelson Torres Galvão. A partir de 1998, a premiação teve uma nova categoria: Profissional/Destaque do Ano e Empreendimento/Empresa do Ano. Uma nova reformulação foi feita em 2006, quando o evento passou a se chamar Troféu “Incorporador do Ano” e homenagear também uma empresa incorporadora. A partir de então, sua realização tornou-se bianual, paralelamente à cerimônia de entrega do Perfil Imobiliário.

 

O evento recebeu nova alteração em 2012. Além da personalidade e da empresa incorporadora, indicadas pela própria associação, foi aberta concorrência para as construtoras e incorporadoras associadas à entidade em duas categorias de empreendimento: destaque e concluído. Ainda a partir de 2012, a premiação foi estendida a empreendimentos desenvolvidos ou com participação de companhias de capital aberto, com projetos no Paraná e sede no eixo Rio-São Paulo. Em 2016, ele foi novamente reformulado, com 14 categorias no total e banca formada também por jurados externos.

 

Além do Graciosa Country Club e do Castelo do Batel, outros endereços tradicionais da capital paranaense já sediaram a premiação, como a Sociedade Giuseppe Garibaldi, o Clube Concórdia (hoje pertencente ao Clube Curitibano) e o Buffet do Batel.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*