Artesanato é a chave para empoderamento no Centro Comunitário Ibema

 

 

Crédito: Divulgação

No Centro Comunitário Ibema em Turvo (PR), o aprendizado é constante por meio de oficinas regulares de artesanato voltadas para mulheres. Desde 2014, as colaboradoras, esposas de colaboradores e moradoras do local realizam aulas de diferentes técnicas criativas, como pintura em tecido, crochê, macramê, bordado em chinelo, ponto russo e fitas, entre outros. São realizados cerca de 10 cursos ao longo do ano, cada um com cerca de 10 a 12 alunas.

“Além do benefício da atividade em grupo, essa é uma forma de complementação da renda familiar, empoderamento feminino e socialização para donas de casa e trabalhadoras rurais da região”, conta Carin Machado, da área de Responsabilidade Social da Ibema.

Todo o material utilizado é fornecido pela empresa, que contrata instrutoras locais e assim valoriza também seus conhecimentos e estimula a prática do ensino.

O resultado de tudo isso ultrapassa a esfera familiar: por meio do trabalho de cada uma das participantes, surgiu o IbemArte Sustentável, que reutiliza resíduos do processo final de fabricação de papelcartão para a criação de peças de design com alto padrão de qualidade no acabamento. Estão envolvidas no momento 15 artesãs.

O projeto IbemArte Sustentável recebeu o Selo SESI ODS 2017 na categoria Grande Indústria, por contemplar 2 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 5 – relacionado ao empoderamento de mulheres e o ODS 8 – relacionado ao crescimento econômico inclusivo e sustentado, emprego pleno e trabalho decente para todos.

Crianças também aprendem a criar e proteger o meio ambiente

Por meio do Projeto Recriando, cerca de 20 crianças por semana aprendem a criar seus próprios brinquedos a partir de resíduos sólidos como garrafas pet, tampinhas, papelão, rolinhos de papel higiênico e outros materiais coletados em casa ou na praça em frente do Centro Comunitário.

Além de aprender o consumo consciente e a reaproveitar aquilo que iria para o lixo, elas aprendem a valorizar brinquedos de antigamente, como o Vai e Vem, jogos com dominó e jogo da velha – além de fabricar lembranças para suas casas e famílias.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 880 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*