UniBrasil leva teatro para escolas públicas

Chapeuzinhos Coloridos
Foto: Jenifer Magri / UniBrasil

Apresentações fazem parte do projeto Grutun! Comunidade, em parceria com o curso de Pedagogia da instituição

Depois de estrear no Festival de Teatro de Curitiba, em março, a peça Chapeuzinhos Coloridos, do Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil, percorre agora as escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana. A ação faz parte do projeto Grutun! Comunidade, que visa democratizar as artes cênicas e proporcionar momentos de lazer e cultura ao público infantil, em escolas da rede pública, hospitais e demais instituições.

A inserção do Grutun! no âmbito escolar é resultado de uma parceria realizada entre o grupo de teatro e o curso de Pedagogia da UniBrasil. O CMEI Vinícius de Moraes, em Pinhais, foi a primeira escola a receber a peça. O espetáculo foi apresentado para mais de 200 crianças de até 5 anos de idade, na última quinta-feira, dia 25 de abril.

A peça Chapeuzinhos Coloridos é uma adaptação da obra de José Roberto Torero e Marcus Aurelius. Azul, abóbora, verde, branco, preto e lilás: as cores dos chapeuzinhos das personagens revelam diferentes personalidades, enredos e desfechos para a história da garotinha que é surpreendida pelo lobo na floresta, no caminho da casa da vovózinha.

Interessante, diferente, divertida e até assustadora, Chapeuzinhos Coloridos é uma ótima pedida para conhecer a literatura infantil sob outro aspecto e aguçar ainda mais a imaginação. “Muitas outras Chapeuzinhos podem ser imaginadas e inventadas a partir daí”, afirma o diretor o Grutun!, Alex Wolf.

Segundo o diretor, as crianças da nova geração não aceitam mais pacotes fechados e limitados de cultura e conhecimento. “Chapeuzinhos Coloridos transforma uma história clássica em vários pontos de vista, para adultos e crianças com as mais diferentes histórias e visões de mundo”, revela.

Sem deixar de lado a fantasia, a peça aborda conceitos atuais, como preservação do meio ambiente, justiça, obesidade, ganância, solidão, morte, casamento, fofoca, e mostra que o tradicional final de “felizes para sempre” depende do ponto de vista. “As diferentes versões da Chapeuzinho convidam a plateia a inventar a própria maneira de ir pela estrada à fora”, finaliza o diretor.

Ficha Técnica
Grutun! Comunidade – Chapeuzinhos Coloridos
Grutun! Grupo de Teatro da UniBrasil
Direção: Alex Wolf
Elenco: Everton Ramos, Fabiana Melatte, Fran Pires, Joana Winggers, Paty Lara, Nicole Tomacheski.

Sobre o Grutun! – O Grutun! Grupo de Teatro da UniBrasil foi fundado pelo jornalista e professor Victor Folquening, no final de 2006, com a intenção de aproximar as atividades artísticas aos estudantes dos diversos cursos da instituição. Dirigido pelo ator, diretor, cantor lírico e produtor Alex Wolf, o grupo tem no currículo mais de 15 espetáculos e plateias ilustres, como Ariano Suassuna. O Grutun! assume desde o batismo, com o ponto de exclamação como sinalizador, a vocação protagonista. Fazer pensar, despertar amor pelo teatro, dar o primeiro passo para a formação de atores, estimular a leitura da grande literatura, participar em trotes solidários, formar plateia, ampliar a cultura são alguns dos objetivos da UniBrasil com o Grutun!. “Não é um pequeno grupo de teatro de estudantes, é um grupo de estudantes que faz teatro com paixão e seriedade, voltado à expansão do conceito de cidadania”, afirma Alex Wolf. Na edição 2013 do Festival de Teatro de Curitiba, o Grutun! participa com a apresentação de seis peças: Chapeuzinhos Coloridos, Ópera Popular – Highlights, Ópera Popular – L´Amico Fritz de Mascagni, Romanceiro da Inconfidência, Uno e Vai e Vem do Bem.

Sobre o projeto Grutun! Comunidade – O projeto Grutun! Comunidade surgiu em 2007, resultante de uma parceria entre a UniBrasil e colégios de ensino fundamental e médio, públicos e privados, hospitais e entidades assistenciais. As peças apresentadas trazem a interatividade com a plateia, aproximando o público das temáticas envolvidas, além de conceitos estéticos que enriquecem a formação. Eu Chovo, tu choves, ele chove…, Batimpaz e Maria Minhoca foram alguns dos espetáculos já apresentados.

Sobre a UniBrasil – Fundada em 2000, por professores doutores da Universidade Federal do Paraná, a UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil) possui mais de 7 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Além de excelência na formação, com corpo docente altamente qualificado (75% dos professores com títulos de mestre ou doutor), a UniBrasil promove o incentivo ao esporte (com a manutenção de equipes e bolsas de estudo aos atletas), à globalização (com programas de intercâmbio e bolsas internacionais), à sustentabilidade (com ações sustentáveis e adesão ao Global Compact da ONU), à cultura (com o grupo de teatro Grutun!) e à pesquisa (com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes e investimento em publicações). Com 150 mil metros quadrados, o campus das Faculdades Integradas do Brasil está localizado no bairro do Tarumã, na capital paranaense. A infraestrutura moderna oferece aos alunos estacionamento amplo, complexo esportivo com academia, quadra poliesportiva, piscina, modernos laboratórios de informática e Clínicas de Saúde (com atendimento gratuito à comunidade).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*