ÚLTIMA EXPOSIÇÃO DO PROJETO SEMEANDO NOVOS OLHARES

Cirlei Gonçalves assina a última exposição do Projeto com o título "Vetores Cromáticos"

Obra de Cirlei Gonçalves

A Escola Municipal Pref. Omar Sabbag recebe a 16ª exposição que  encerra o ciclo de 16 exposições consecutivas do Projeto “Semeando Novos Olhares” do Grupo Arte 725, aprovado pelo Programa de Apoio e Incentivo a Cultura, Edital Mecenato subsidiado, pela Fundação Cultural de Curitiba. A Exposição “ Vetores Cromáticos” apresenta trabalhos da artista Cirlei Gonçalves.

 

VETORES CROMÁTICOS

O Arroubo da Cor

Muitos artistas, assim como alguns filósofos, procuram a quintessência, cada um com seu meio de captura. Richard Wagner, nas suas obras finais, a buscava através do pianíssimo de suas melodias, quase inaudíveis para os ouvidos mortais. Maeterlink tentava trazer para a cena teatral a imagem plasmada nas palavras sutis que compunha em sua alma. Mikhail Baryshnikov ansiava pela transparência do movimento no ato da dança. Andrei Tarkovski, no lento recurso de seus travellings cinematográficos, procurava aproximar-se do vácuo existencial. Cecilia Meireles, em seus diáfanos versos, já se encontrava mais no limiar do éter gaseificado do que na matéria incandescida deste mundo.

O artista plástico pode se aproximar deste quinto elemento de várias formas. Wassily Kandisnsky procurava, através da pureza das formas e das cores, o encontro com as essências originárias. Cirlei Gonçalves, artista plástica paranaense, por sua vez, faz esta busca através de seus Vetores Cromáticos: caminhos que se movimentam por um sistema de cores que se entrelaçam, se cruzam, se bifurcam, se encontram, se misturam, se confundem, pelo efeito da veladura, que é a técnica usada por ela para elevar o estado bruto da matéria pictórica a um estado mais volátil e espiritualizado. E recortando toda a construção, um skyscraper branco, reunião de todas as cores, que sinaliza a presença do humano. É a tentativa de plasmar a cor no éter.

 

 

Sobre a exposição:

A exposição da artista Cirlei Gonçalves apresenta várias obras abstrato geométricas, em diversos tamanhos, sendo pintura acrílica sobre tela.

Cirlei Gonçalves busca explorar o universo das cores através da técnica da veladura. Com esta técnica, sobrepondo cores translúcidas e opacas, ela  consegue descobrir  tons e cores infinitos, satisfazendo sua pesquisa sobre cor.

 

Sobre a Artista:

Cirlei Gonçalves é paranaense, natural de Moreira Sales – PR, reside em Quatro Barras – PR.

Graduada em Design de Produto, com pós graduação em Marketing, licenciatura em Artes, especialização em Design de Jóias, Magistério Superior, Design Têxtil, possui curso de extensão em Ilustração e Teoria e Prática da Cor.

Divide seu dia entre trabalhos administrativos e produção artística, atendendo encomendas de clientes diversos. Também participa como arte educadora de oficinas de desenho, pintura, etc. Participou de exposições diversas no Paraná, Brasil e também em alguns países Europeus. A artista é integrante do GRUPO DE ARTE 725.

 

 

“VETORES CROMÁTICOS”

Artista:  Cirlei Gonçalves

09/10/2017 a 23/10/2017

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*