Truques de maquiagem podem disfarçar efeitos causados pela quimioterapia

Maquiagem
Crédito: Divulgação

Mulheres em tratamento contra o câncer de mama podem usar produtos cosméticos a seu favor

 

O câncer de mama é o de maior incidência e um dos mais agressivos entre as mulheres, uma vez que mexe com a identidade e a vaidade feminina. No entanto, a maquiagem e outros produtos cosméticos podem ser grandes aliados na hora de disfarçar e amenizar os efeitos causados pela quimioterapia. A maquiagem ajuda a elevar a autoestima da mulher, sendo assim, estar bonita é uma ferramenta que auxilia no tratamento contra a doença.

A quimioterapia é uma intervenção extremamente invasiva, que pode causar uma série de efeitos colaterais. Desde o diagnóstico até a cura, as pacientes são submetidas a tratamentos que abalam os ânimos e modificam sua aparência. Entre os mais comuns estão à queda do cabelo e das unhas, além de alterações de pele. Cremes e truques simples de maquiagem podem ajudar a manter a feminilidade e valorizar a autoestima.

Os medicamentos podem causar o ressecamento da pele, descamação e coceira. Sendo assim, recomenda-se o uso de cremes faciais e de produtos hipoalergênicos, especiais para peles ressecadas e que evitam qualquer tipo de reação alérgica. “São muitas as opções de marcas e preços de produtos voltados à derme ressecada ou muito exposta ao sol. No caso de pacientes em tratamento contra o câncer de mama, eles são excelentes para dar brilho à pele novamente”, afirma a maquiadora Tassi Zerbinato.

Em relação à maquiagem, Tassi recomenda que as pacientes com a pele muito ressecada usem base líquida, pois esta penetra e hidrata melhor. O “lápis universal” é um ótimo truque para as mulheres que têm queda de sobrancelha, pois ele desenha e dá um formato natural, além de ser de fácil utilização no dia a dia. Para conferir ainda mais durabilidade, a maquiadora aconselha a aplicação de uma sombra da cor do cabelo por cima do lápis. Outra técnica é o permanente de cílios ou, até mesmo, a aplicação de cílios postiços, que abrem o olhar e duram de 1 a 2 meses.

Encontro com a autoestima

Buscando ensinar estas artimanhas e esclarecer as dúvidas das pacientes, o Centro de Oncologia do Paraná promoveu o encontro “Autoestima – a melhor escolha contra o câncer de mama”. Segundo a médica especialista e diretora do Centro de Oncologia do Paraná, Monica Stramare Pereira, a vaidade reforça a confiança das pacientes durante o tratamento da doença. “Temos observado que as mulheres se mantêm otimistas e longe da depressão sentem menos os efeitos colaterais da quimioterapia”, afirma ela.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*