SÉRIE SOLO MÚSICA INICIA TEMPORADA COM TANGO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Abertura traz o argentino Martín Sued ao bandoneon

Martin Sued
Crédito: Rocio Coelho

A Série Solo Música inicia na próxima terça-feira, dia 3 de setembro, às 20 horas, sua 11ª temporada na CAIXA Cultural Curitiba. Até o final do ano, sempre às terças-feiras, dez artistas continuarão a história da Série, que em Curitiba registrou até o momento a participação de 101 artistas, tendo sempre como características a diversidade e elevada qualidade das suas atrações. Este ano não será diferente. Mesmo concentrada, com os dez recitais sendo realizados em quatro meses, ela mantém sua excelência musical. A abertura será com o bandoneonista argentino Martín Sued, que executara composições próprias e clássicos do Tango.

 

“É uma honra termos esta edição, de um projeto que nasceu em Curitiba e para a Caixa Cultural. E sempre oferecer ao público propostas distintas, algumas as quais raramente seriam vistas na cidade”, diz o produtor e curador Alvaro Collaço. Na atual temporada, além de Martín Sued, as novidades ficam por conta dos recitais de Showan Tavakol (kamancheh, instrumento iraniano), Márcio Marinho (cavaquinho), do dinamarquês Poul Høxbro (flautas e tambor) e do curitibano Sérgio Albach (clarone). Há a inclusão, pela primeira vez na história a Série, de uma peça teatral: “Memórias da Rabeca”, de Alício Amaral, da Cia Mundu Rodá. Haverá também concertos especiais com Sérgio Santos, Badi Assad, Alessandra Leão e Fábio Zanon, que fará um recital em homenagem a Heitor Villa-Lobos.

 

Compositor e instrumentista

 

Martín Sued é compositor, arranjador e bandoneonista, nascido em Buenos Aires. Como compositor, tem se dedicado à renovação do repertório do instrumento tradicional argentino, acrescentando novos elementos a gêneros tradicionais como o tango e a milonga. Ele tem desenvolvido parcerias com músicos de diferentes países e, especialmente, com músicos brasileiros nos últimos anos. Também faz performances solo, e desde 2014 realiza shows por diversos países da América do Sul e Europa apresentando composições próprias para bandoneon.

 

Desde 2007 lidera o Tatadios Cuarteto, com o qual lançou dois álbuns: “Crecida” (2009) e “Panal” (2013). Integra o Chiche Trio (junto a Sergio Verdinelli e Juan Pablo di Leone) e o duo Sued-Nikitoff, ambos projetos premiados pelo Fundo Nacional das Artes da Argentina. Recentemente lançou seu primeiro álbum de composições próprias para bandoneon solo: “Iralidad”.

 

Participou por anos da Orquesta Típica Fernandez Fierro, com quem rodou o mundo e gravou alguns discos. Integrou também a Surdomundo Imposible Orchestra, junto com Osvaldo Fattoruso, Caíto Marcondes, Arthur de Faria, Martín Buscaglia e Maurício Pereira. Em 2017 criou o duo Sued-Brebes. Colaborou em concertos e/ou gravações com artistas como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Yamandu Costa, Guillermo Klein, Miguel Zenon, Seamus Blake, Ben Monder, Diego Schissi, Liliana Herrero, Silvia Iriondo, Daniel Binelli, Mono Fontana, Osvaldo Fattoruso, entre muitos outros.

 

Serviço

Música: Série Solo Música – Martín Sued

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Data: 3 de setembro

Horário: terça-feira às 20h

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado das 12h às 20h. Domingo das 16h às 19h)

Duração: 80 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos

Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)

 

 

 

 

A PROGRAMAÇÃO DA SERIE SOLO MÚSICA 

 

Estes serão os demais recitais da Série em 2019.

 

17 DE SETEMBRO- SÉRGIO SANTOS – VOZ E VIOLÃO         MG

O cantor, violonista e compositor fará recital mostrando composições próprias, muitas ligadas a temática afro-brasileira e criadas com o poeta Paulo César Pinheiro.

 

24 DE SETEMBRO- POUL HøXBRO – FLAUTAS E TAMBOR   DINAMARCA

Reconhecido por ser virtuoso na execução de pipe and tabor (flauta pastoril e tamboril) e de instrumentos de origem viking, ele fará um recital em homenagem a flauta, dos primórdios à Música Barroca.

 

15 DE OUTUBRO- SÉRGIO ALBACH – CLARONE       PR

O curitibano Sérgio Albach é referência mundial no clarone (clarinete baixo). Ele realizará um recital de música contemporânea e de choro.

 

22 DE OUTUBRO- ALÍCO AMARAL – RABECA E VOZ            SP

Pala primeira vez a Série abre espaço para uma peça de teatro. “Memórias da Rabeca”, da Cia Mundu Rodá é uma homenagem ao universo da rabeca e  Alício interpreta diversos papéis, cantando, tocando ao vivo e dançando.

 

05 DE NOVEMBRO- SHOWAN TAVAKOL – KAMANCHEH   IRÃ/CANADÁ

Showan Tavakol e exímio intérprete de kamancheh (instrumento persa da família das vielas). De família curda, estudou na Universidade de Teerã e hoje reside no Canadá.

 

19 DE NOVEMBRO- MÁRCIO MARINHO CAVAQUINHO        DF

Virtuose da nova geração do choro em Brasília, Márcio Marinho é inovador do cavaquinho. Toca em um instrumento com seis cordas, que é quase um violão tenor.

 

26 DE NOVEMBRO- ALESSANDRA LEÃO   VOZ E PERCUSSÃO     PE/SP

A pernambucana Alessandra Leão distingue-se pelo canto e pela fusão do folclore com a música atual.

 

10 DE DEZEMBRO- FÁBIO ZANON  VIOLÃO                                       SP

Um dos mais importantes violonistas da atualidade, faz homenagem a Heitor Villa‑Lobos (1887–1959), e mostra a obra completa para violão do compositor.

 

17 DE DEZEMBRO- BADI ASSAD  VOZ E VIOLÃO                               SP

Badi Assad é conhecida pelo seu virtuosismo ao violão, mas também pelas experimentações vocais e da percussão. Sua música é originalíssima. Ela fará um show em sua maior parte com composições próprias.

 

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*