Sarro em Paris

A segunda exposição individual francesa do artista brasileiro Adélio Sarro (1950), intitulada “Toucher pour voir?”, apresenta uma fantástica seleção de 16 obras do pintor, no Centro Cultural do Claustro Billettes, único complexo cristão do período medieval e datado do Século XIV, fincado no coração de Paris, na sofisticada região do Marais. A exposição, organizada pelo marchand brasileiro radicado em Paris, Ricardo Chaves-Fernandes, tem como curador convidado Thierry Renaudin-Viot, Secretário Geral do Museu Victor Hugo de Paris e conta com patrocinadores e parceiros como a Prefeitura de Paris, o Conselho Regional de Turismo da França e outras grandes empresas, todas movidas pelas emocionantes obras do artista, que desta vez criour uma série dicada aos cegos e deficientes visuais da cidade. Além das propriedades emocionais e antropológicas de suas pinturas, o artista Adélio Sarro se esforça para tornar seu trabalho acessível pela estimulante percepção tátil. Adélio Sarro desenvolveu então o seu próprio método para a permitir que cegos ou deficientes visuais tenham acesso através da técnica do Braille e do tato, a cada uma de suas pinturas.
Os visitantes podem tocar e sentir a pintura e suas figuras, tintas, materiais e cores, representadas pelas diferentes texturas e relevos que compõem sua obra. Os cegos e deficientes visuais podem distinguir escalas cromáticas e táteis que representam toda a imagem. Através de sua arte, Adélio Sarro oferece uma nova dimensão de representação artística e vincula o acesso tátil aos principais sentidos da interpretação.
Ricardo Fernandes leva após esta grande exposição e já no próximo mês de outubro, uma seleção também inédita de obras do artista Adélio Sarro para China, onde o artista participa pela terceira vez, da Feira Internacional de Arte Contemporânea de Shanghai, repetindo certamente o grande sucesso de suas participações anteriores, rumo ao latente reconhecimento internacional que o trabalho deste grande mestre brasileiro já alcança.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*