PROJETO ESCOLAR INÉDITO – O PODER TRANSFORMADOR DA ARTE – É INSPIRADO NOS ODS

No projeto os alunos realizaram entrevistas, releituras de obras e produziram textos dissertativos-argumentativos.

Obras da Exposição ODS & Arte inspiradas nos ODS/Agenda ONU 2030

Os alunos do 9o. ano da Escola Evolutiva do Ensino Fundamental II realizaram um trabalho interdisciplinar em tempo de pandemia. O projeto O PODER TRANSFORMADOR DA ARTE – Uma breve trajetória da Arte Contemporânea Paranaense é um projeto idealizado e coordenado professoras Katia Velo (Arte) e Michelle Batistella (Língua Portuguesa) com os alunos do Ensino Fundamental II.

Foram realizadas entrevistas, após trabalhos de pesquisas e estudos sobre os ODS e os artistas participantes da exposição ODS & Arte. Aos alunos foram sugeridos filmes, documentários, vídeos e o site http://www.odsarte.pr.gov.br . Nas aulas o diálogo, o debate, as interações foram mediados pelas professoras a fim de realizar a organização dessas entrevistas.

Por meio da prática interdisciplinar, os alunos, não só aprenderam sobre os ODS, mas também vivenciaram diferentes gêneros textuais, como releitura das obras dos artistas e produziram textos dissertativos-argumentativos. Um trabalho amplo que possibilitou aos alunos compreenderem que o conhecimento não é isolado e que a Arte dialoga com todas as áreas.

Também tiveram a oportunidade de conhecer artistas paranaenses e a relevância da história e da Arte como uma área essencial para a construção do conhecimento geral. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte de uma agenda universal da ONU para a Agenda 2030. Os ODS são: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho descente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.

EQUIPE: Professoras: Katia Velo/Michelle Batistella. Turma: Fundamental II. Direção: Patricia Alberti. Equipe Pedagógica: Talita Cinachi Rodrigues e Miguel Guterres. Responsável Site: Paulo Probst. T.I.: Henrique Maldonato.

ENTREVISTAS/DEPOIMENTOS:  Alfi Vivern, Claudia Lara, Elisiane Correa Wengerkiewicz, Francisco Borges Laranjal, Katia Velo, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, Marinice Skalski Costa, Marisa Vidigal Carneiro Ribeiro, Osmar Carboni, Sabine Feres, Sandra Hiromoto e Suzana Lobo.

SAIBA MAIS ACESSANDO:

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https://www.youtube.com/channel/UCC3BMXX29tDyiQy37jpJSBA

A seguir, três textos produzidos pelos alunos:

A FOME NO BRASIL

            A ODS II (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) tem por objetivo a erradicação da fome até 2030. Uma missão realmente muito difícil e para a conquistá-la precisamos, primeiramente, entender a situação em que vivemos e principalmente fazer nossa parte para combatê-la.

            No Brasil aproximadamente 10,3 milhões de pessoas não têm acesso regular à alimentação básica. Esse grupo de pessoas foi dividido, pelo IBGE, em três níveis: leve, quando existe à incerteza em relação ao acesso a comida. Moderado, quando existem limitações em relação à comida e  grave, quando existe fome devido à falta de alimento.

            Entre os anos de 2004 a 2013, a insegurança alimentar estava diminuindo no Brasil, porém em 2018 as pesquisas apontaram o aumento desse problema. Alguns especialistas afirmaram que, em cinco anos, nós regredimos quinze, pois segundo o IBGE de 2004 a 2013 o número de lares com acesso regular a alimento passou de 65,1% para 77,4%, mas infelizmente em 2018 a situação piorou e apenas 63,3% dos lares brasileiros tinham acesso regular a alimentos.

            Combater esse problema é sim muito difícil, e pode parecer não podemos ajudar a mudar esta realidade, mas é bem ao contrário. Podemos fazer a nossa parte compartilhando vídeos e informações sobre o assunto, cobrando nossos governantes, fazendo doações. E claro, como foi dito pelo artista Francisco Borges Laranjal, em entrevista para a escola Evolutiva, “nós podemos apoiar canais que ajudem pessoas que estão nessa situação. Exemplo disso é a CUFA (Central Única das Favelas), instituição que ajuda a população da favela de diversas formas, principalmente a combater a fome.”

                                                                                           Artur Carbornal da Silva

Aluno do 9º ano da Escola Evolutiva

A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

            Educação de qualidade é o tema da ODS 4, que nessa época de pandemia tem gerado uma certa preocupação, pois o fechamento das escolas pegou todos de surpresa. Nessa crise de proporção global alunos, professores e famílias tiveram que se unir e lutar contra as adversidades do ensino a distância.

             O problema é que nem todo tem condições de acompanhar o novo sistema de ensino on-line. Em entrevista para à Escola Evolutiva a artista visual “Marisa Vidigal” afirmou que vê esse período com “uma certa intranquilidade” pois uma parcela muito grande dos alunos do ensino público não tem acesso à internet e nem um ambiente adequado para estudar.

            Nesse período de incertezas, os alunos que estão conseguindo participar das aulas precisaram se adaptar e criar uma organização própria para garantir seus estudos. O que estamos vivendo, nos mostra que o estudante tem desenvolvido uma independência maior do que no período das aulas presenciais e isso pode ser destacado como “ponto positivo” do EAD (ensino a distância) durante a pandemia.

             A educação sempre foi uma peça importante para uma sociedade funcionar e agora se mostra ainda mais necessária. Esperamos que essa pandemia tenha mostrado o quanto é importante priorizar a educação.

Júlia Dissenha

Aluna do 9º ano da Escola Evolutiva

COMBATE A POBREZA

A pobreza está estampada de diferentes formas em todos os lugares. É considerada um dos problemas mais graves do mundo. Milhões de pessoas sofrem todos os dias por falta de condições básicas. E o que você faz para mudar isso?

No Brasil, desde o tempo da colonização já existiam pessoas pobres, por conta da falta de estrutura das cidades. Em 2018, de acordo com o IBGE, tínhamos 13,5milhões de pessoas vivendo na linha da pobreza extrema, infelizmente nada foi feito para mudar isso, pois os números continuam aumentando. Uma pessoa que está no nível de pobreza extrema possui uma renda mensal de até 140 reais tendo mais o menos 5 reais por dia para sobreviver.

A ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 1 tem por objetivo erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares até 2030, mas para que para que isso aconteça todos temos que colaborar. Em entrevista à Escola Evolutiva o artista Alfi Vivern, comentou que uma das soluções mais importante para acabar com a pobreza é a educação e merenda nas escolas. Além disso, outras maneiras que podem contribuir é a distribuição de renda igualitária e saneamento básico, porque isso é base de tudo.

Devemos fazer nossa parte, dedicar um pouco do nosso tempo para ajudar quem precisa. Podemos fazer para ONGs confiáveis e nos voluntariando. O governo também tem sua porcentagem nisso. A primeira coisa é investir na educação, acabar com a corrupção e criar programas que ajudam a combater a pobreza. Um exemplo é a bolsa família que, de acordo com o site World Bank, reduziu pela metade a pobreza no Brasil. É preciso agir coletivamente, sendo assim o objetivo das ODS´S para 2030 serão cumpridas com sucesso.

Eduarda Coutinho

                     Aluna do 9º ano da Escola Evolutiva

ESCOLA EVOLUTIVA
Ensino Infantil / Ensino Fundamental
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