Possibilidades arquitetônicas são exploradas em exposição de Rommulo Vieira Conceição

Obra da exposição “Através, Cuidadosamente”

“Através, Cuidadosamente”

Período expositivo: 07 de dezembro a 29 de janeiro de 2013

FUNARTE SP
 
      
Rommulo Vieira Conceição faz sua primeira individual em São Paulo
 
Depois de ter marcado presença, em 2011, na 8ª Bienal do Mercosul e em “Agora/Ágora”, no Santander Cultural, o artista soteropolitano radicado na cidade de Porto Alegre (RS), Rommulo Vieira Conceição, faz sua primeira individual no circuito expositivo de São Paulo, por meio do Edital Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012.

Rommulo inaugurou dia 6, a a mostra “Através, Cuidadosamente – título que traduz o nome de sua série fotográfica, “CarefullyThrough”, iniciada em 2009 na Finlândia e concluída em 2011 na Argentina.

Curadoria de Angélica de Moraes e Bruna Fetter, a exposição, que fica aberta até 29/01/13 na Galeria Mario Schenberg da Funarte SP, explora novas linguagens contemporâneas para investigar o modo como o espaço pode ser percebido e representado, numa dimensão poética. Além da série “CarefullyThrough”, Rommulo exibe o objeto “Entre”, exposto em 2011 na 8ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, RS), e a escultura/instalação inédita “Estruturas Dissipativas/Balanço”, peça central da exposição.

“Através, Cuidadosamente” tem como eixo, segundo as curadoras, a análise dos “fenômenos de percepção ótica e semiótica do espaço”. O artista trabalha com diversos meios – instalação, objetos, escultura, desenho e fotografia – , “explorando a percepção do espaço contemporâneo e as relações do homem contemporâneo no espaço”.

As fotografias de Rommulo estudam a noção de visão ‘panóptica’: um olhar totalizador que consegue abranger, de um único ponto de vista, toda a cena. As imagens de interiores obtidas por Rommulo nos espaços finlandeses e argentinos convidam a reunir e interpretar indícios da personalidade e da história dos habitantes (nunca representados) daqueles ambientes.

O objeto e a escultura/instalação, ainda de acordo com as curadoras, “promovem um rebatimento dessas questões panópticas para a tridimensionalidade, gerando arquiteturas impossíveis”. Nelas, “não há monumentalidade, não há afirmação de certezas pétreas”, e sim “a perplexidade com a fragmentação do entendimento de mundo deste século 21”.

Sobre Rommulo Vieira Conceição – Rommulo Vieira Conceição nasceu em Salvador (BA, 1968), onde começou seus estudos em artes com orientação da artista Célia Prata. Reside em Porto Alegre (RS) desde 2000, onde teve orientação de Jailton Moreira, no Espaço Torreão. Desenvolveu seu mestrado em poéticas visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1998 realiza individuais, coletivas, e residências no Brasil, na Argentina, na Austrália, no Japão e na Finlândia. Em 2006 participou do Rumos Itaú Cultural com o trabalho Quarto-Cozinha (2005-2006). Em 2009 realizou uma exposição individual em Ekenäs, Finlândia, onde iniciou uma série de desenhos monocromáticos. Em 2011 participou da 8ª Bienal do Mercosul, e da exposição Agora/Ágora, no Santander Cultural de Porto Alegre, com o trabalho SuperCinema, onde construiu uma sobreposição de um cinema e um supermercado, ambos no mesmo local e totalmente operacionais. Entre os anos 2009 e 2010 fez parte do grupo Pessoal, com dois artistas chilenos e uma artista argentina. Entre os prêmios conquistados estão o Rumos Itaú Cultural (2006), Funarte (2009 e 2012) e PIPA (2010, 2011), além de duas indicações ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2010 e 2012). Atualmente, divide sua residência e trabalho entre as cidades de Porto Alegre e Salvador. Os trabalhos de Rommulo Vieira Conceição dialogam por duas vertentes de sua formação: o doutorado em Geociências e o mestrado em Poéticas Visuais (Instituto de Artes), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É representado, em São Paulo, pela Galeria Casa Triângulo.
 
 
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012

Realização: Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal

Entrada Franca.
 
Funarte São Paulo – Galeria Mario Schenberg

Campos Elíseos: Alameda Nothmann, 1058, tel. (11) 3662-5177. Seg.  a dom., 10h/21h. http://www.funarte.gov.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*