PINACOTECA DE SÃO PAULO PROMOVE LEGADO DE NAM JUNE PAIK NO BRASIL
Em colaboração com o Nam June Paik Art Center, Pinacoteca realiza seminário gratuito com artistas e pesquisadores sobre a influência de Paik na arte contemporânea; iniciativa é fruto do projeto Hyundai Translocal Series, em parceria com a Hyundai Motor
Período: 12 de abril (sábado), 14h às 17h
São Paulo, 4 de abril – A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anuncia parceria curatorial de três anos com o Nam June Paik Art Center em Yongin, na Coreia do Sul, que culminará em uma exposição em ambos os países, em 2026, sobre o artista e desdobramentos contemporâneos. No contexto do Hyundai Translocal Series, a Pina dá início à parceria com a realização do seminário O Legado de Nam June Paik: Videoarte, Tecnologias de Transmissão e Diálogos Transculturais, no dia 12 de abril, no auditório do edifício Pinacoteca Luz.
Em dois painéis temáticos, artistas e pesquisadores vão discutir a relação de Nam June Paik com o Brasil, seus princípios estéticos e geopolíticos, além de possíveis influências de seu trabalho em produções contemporâneas. Como parte do projeto Hyundai Translocal Series, um segundo seminário acontecerá na Coreia do Sul (31/05) e poderá ser acompanhando online.
Para dialogar com a obra de Nam June Paik, quatro artistas foram convidadas para integrar ao projeto e participar da exposição em 2026: biarritzzz (Brasil, 1994), Christine Sun Kim (Estados Unidos, 1980), Jane Jin Kaisen (Coreia do Sul, 1980), e Vivian Caccuri (Brasil, 1986).
SEMINÁRIO
No sábado, 12, participam da mesa Nam June Paik e o Brasil: Kim Yoonseo, curadora do Nam June Paik Art Center, o artista e professor Artur Matuck, e a curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, Solange Farkas. Para o segundo painel, Os efeitos de Nam June Paik na Arte Contemporânea, foram convidadas Cho Kwonjin, também curadora do Nam June Paik Art Center, e as artistas biarritzzz e Jane Jin Kaisen.
Nam June Paik (Seul, 1932 – Miami, 2006)foi um pioneiro em linguagens contemporâneas como a videoarte, performance e diversas formas de transmissão e diálogo transcultural. No auge da globalização e da televisão via satélite, o artista concebeu uma poética dedicada a se inserir nas grandes estruturas de produção e difusão, aproveitando seu amplo alcance enquanto estabelecia um discurso crítico. Infiltrando-se em espaços hegemônicos com propósitos experimentais e compartilhando conhecimento com diferentes especialistas, Paik cultivou interseções entre arte, tecnologia e mídia de massa; imaginários urbanos e industriais e formas da natureza; repertórios estrangeiros e sotaques locais.
O artista visitou o Brasil pela primeira vez em 1975, quando exibiu sua instalação TV Garden (1974) no pavilhão dos Estados Unidos na 13ª Bienal de São Paulo. Desde então, apresentou suas obras em outras edições do evento (1981 e 1990) e em festivais como o Videobrasil, o que o levou a criar diálogos e exercer grande influência sobre pelo menos duas gerações de artistas e videomakers brasileiros até a virada do século XXI.
O fórum é organizado pela Pinacoteca de São Paulo e pelo Nam June Paik Art Center, em parceria com a Hyundai Motor, como parte da Hyundai Translocal Series.
Programação
O Legado de Nam June Paik: Videoarte, Tecnologias de Transmissão e Diálogos Transculturais
14h – Abertura
Com Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo, e Ana Maria Maia, curadora chefe da Pinacoteca
14:10h – Nam June Paik e o Brasil
Com a curadora Kim Yoonseo, do Nam June Paik Art Center, o artista e professor Artur Matuck, e a curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, Solange Farkas.
15:20h – Coffee Break
16h – Os efeitos de Nam June Paik na Arte Contemporânea
Com o artista visual e filmmaker Jane Jin Kaisen, a artista visual biarritzzz e a curadora Cho Kwonjin, do Nam June Paik Art Center.
Idioma: Tradução simultânea coreano-português e inglês. Evento gratuito.
SOBRE A HYUNDAI TRANSLOCAL SERIES
Hyundai Translocal Series, uma nova iniciativa da Hyundai Motor Company, tem como objetivo promover diálogos e trocas entre instituições de arte na Coreia e ao redor do mundo. A iniciativa, que visa apoiar colaborações artísticas interregionais ao longo da próxima década, reunirá instituições de arte para explorar temas translocais que moldam nossas condições contemporâneas interconectadas. A Hyundai Motor apoiará empreendimentos de longo prazo, incluindo pesquisa conjunta, comissões de obras de arte, exposições, programação pública e publicações. O objetivo é facilitar relacionamentos duradouros entre as instituições participantes, ao mesmo tempo em que destaca como as trocas artísticas podem incentivar perspectivas diversas e aprofundar a compreensão sobre o nosso tempo.
SOBRE A HYUNDAI MOTOR’S ART PROJECTS
Há mais de uma década, a Hyundai Motor Company tem aprofundado suas parcerias com museus globais e organizações culturais, incluindo o Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea da Coreia (MMCA), a Tate, o Museu de Arte do Condado de Los Angeles (LACMA), o Whitney Museum of American Art e o Pavilhão da Coreia na Bienal de Veneza. Mais recentemente, a Hyundai Motor anunciou a Hyundai Translocal Series, uma nova iniciativa de parceria que se baseia no fomento a diálogos e trocas entre instituições de arte na Coreia e ao redor do mundo. As próprias iniciativas artísticas da Hyundai Motor incluem programas de convocatória aberta, como o VH AWARD, o Hyundai Blue Prize+ e o Artlab Editorial, uma plataforma digital dedicada à escrita sobre arte por vozes transnacionais. Nossas colaborações contínuas abraçam as complexidades do cenário cultural ao explorar novas ideias e perspectivas dentro e além do ecossistema artístico.
Visite Link ou siga @hyundai.artlab #HyundaiArtlab para saber mais sobre nossas parcerias e programas.
SOBRE O NAM JUNE PARK ART CENTER
O Nam June Paik Art Center tem como objetivo ser um museu onde Paik continua vivo. Não se trata apenas de ser um memorial para o artista, mas de buscar uma ação ativa para aumentar a conscientização sobre o trabalho e a vida de Paik de forma ampla. Como um museu público especializado em arte midiática, o Nam June Paik Art Center também se dedica ao cultivo de experimentos artísticos e acadêmicos. As coleções e arquivos do museu consistem em obras de Nam June Paik, seus colegas artistas, bem como de artistas midiáticos contemporâneos que compartilham o espírito experimental de arte de Paik. Dando continuidade ao legado de Paik, o museu tem buscado uma plataforma hiperconectada como um fórum público, realizando exposições e pesquisas sobre arte e tecnologia com artistas e instituições internacionais.
SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo. B3, a bolsa do Brasil, é Mantenedora da Pinacoteca de São Paulo.
Pinacoteca de São Paulo
De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)
Gratuitos aos sábados – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), ingresso único com acesso aos três edifícios – válido somente para o dia marcado no ingresso
2º Domingo do mês – gratuidade Mantenedora B3
Mariana Martins
Assessora de Imprensa | Press Officer
Pinacoteca de São Paulo
Deixe um comentário