ELISIANE CORRE WENGER PARTICIPA DA 14a. BIENAL DE CURITIBA

Na Mostra Coletiva "Transpassar" na sede da APAP/PR juntamente com 17 artistas associados

Elisiane Correa Wenger
Crédito: Divulgação

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, em parceria com a Bienal de Curitiba, abre a exposição “Transpassar”.  A exposição apresenta obras de 18 artistas com diferentes estilos artísticos em um movimento que propõe um amplo diálogo sobre a temática da Bienal – “Fronteiras em Aberto”. A abertura acontece, dia 27 de outubro de 2019 das 11h às 13h, na sede da entidade, nas salas Poty Lazzarotto e Osmar Chromiec. A exposição permanecerá aberta para visitação até 1° de março de 2020.

ARTISTAS PARTICIPANTES
Assis Portes, Elisiane Correa Wenger (foto), Fernando Rosa, Giovana Correia, Giovana Hultmann, Jabim Nunes, Katia Velo, Ligia Barros, Marinice Costa, Meg Gerhardt, Noeli Tarachuka, Osmar Carboni, Regina Hornung, Rettamozo, Rosa de Marchi, Sandra Hiromoto, Sandra Köche, Teca Sandrini.

CURADORIA: Sabine Feres

SOBRE A BIENAL
A 14ª Bienal de Curitiba acontece de 21 de setembro de 2019 até 1° de março de 2020. Nesta edição, conta com o tema “Fronteiras em Aberto”, assinado pelos curadores Adolfo Montejo Navas e Tereza de Arruda. A programação geral terá a participação de artistas dos cinco continentes, com destaque para artistas da Rússia, Índia, China e África do Sul – países membros do bloco Brics. Esta edição ocupará todos os museus e centros culturais de Curitiba e também terá sedes em outras cinco cidades do Paraná, além de Florianópolis (Santa Catarina) e Brasília (Distrito Federal).

SOBRE A APAP/PR
A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR há 35 anos vem se destacando como a primeira associação do gênero no país. Com o objetivo de promover e fomentar a arte, a cultura e os artistas visuais e profissionais relacionados à área artística tem se destacado pela realização e envolvimento em projetos como a Bienal Internacional de Curitiba, ODS&ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo, livro edição APAP/PR “Muros Visuais de Curitiba” entre outros projetos. Participa ativamente das Políticas Culturais e Leis de Incentivo em nível Municipal, Estadual e Federal.

SOBRE A EXPOSIÇÃO “TRANSPASSAR” 

A exposição “Transpassar” na APAP/PR, representada por 18 artistas, busca a representatividade única, apesar das características e linguagem de cada um. Fazendo uma analogia com a nossa sociedade, as diferentes regiões, estados, nações, unidas formam um só povo. O termo transpassar usado como título da exposição demonstra que o diferente não deve nos afastar, a união acrescenta, eleva, expande, ultrapassa, transpassa, transborda fronteiras, credos, medos, preconceitos. A Arte tem o poder de unir, mudar e transmutar. A Arte é a forma de transformarmos os sentimentos e emoções em algo visível e representativo.

SOBRE A ARTISTA 

Elisiane Correa Wenger, natural de União da Vitoria/PR. Vive em Curitiba/PR. Graduada em Administração de Empresas pela FACE/UP do PR, Pintura na Escola de Música e Belas Artes do PR- EMBAP/UNESPAR e Licenciatura em Artes no Centro Universitário Claretiano – SP.  Complementou sua graduação com os cursos de Pós Graduações em História da Arte Moderna e Contemporânea – EMBAP , Educação Especial Geral – Claretiano, TEA Transtorno do Espectro Autista – São Braz.  Participou de exposições nacionais e internacionais, de exposições individuais e coletivas. Atualmente divide seu trabalho entre seu ateliê e como professora de artes em Educação Especial na Escola de Educação Especial Vivian Marçal – sede, Curitiba/PR.

SOBRE A OBRA “LIBERDADE DE EXPRESSÃO”

A ideia ao ser gerada tem a difícil missão de Transpassar o implacável consciente. Aquela barreira que teima em impedir-nos de ultrapassar os comportados limites,  seja do contexto,  da forma, da cor entre outros tantos senões. Configurar formas, discernir símbolos, significados  e cores no plano do abstrato “sem fronteiras ” e “sem medos” buscando interações harmônicas é o compromisso do artista com seu “eu”. Assim, os finais nunca serão iguais, mas sempre serão belos, pois neles não existem fronteiras. “Liberdade de Expressão”.

Serviço:

Exposição “Transpassar”
Data: 27 de outubro de 2019 a 1° de março de 2020.
Sede da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná
Sala Osmar Chromiec e Poty Lazzarotto
Horário de visitação: 14h às 17h (2° a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)
Local: Av. Jaime Reis, 107, Salas 07 e 11, São Francisco – Curitiba
Tel.: (41) 3232-0408. Ingresso: Gratuito
www.apap.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*