PARANAENSES DAS ARTES VISUAIS PARTICIPAM DO FÓRUM NACIONAL DE CULTURA

O novo Colegiado de Artes Visuais é composto de 30 membros. São 15 titulares e 15 suplentes. Todas as regiões do Brasil estão representadas. Nesta imagem, alguns dos membros eleitos que visitaram o Museu de Arte de Brasília (MAB) a convite do diretor Wagner Barja.
Arquivo / LGVidal

De 13 a 15 de Dezembro foram realizados em Brasília-DF os Fóruns Nacionais Setoriais com representantes das diversas manifestações culturais de todas as regiões do Brasil. O evento foi aberto pela Ministra da Cultura Marta Suplicy e participação de João Roberto Peixe, secretário de Articulação Institucional do MinC e de Antonio Grassi, presidente da Funarte.

Os Fóruns têm como objetivo a renovação do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC que reúne um representante de cada Colegiado Setorial, entre eles: arte digital, arquitetura e urbanismo, design, artesanato, patrimônio material, patrimônio imaterial, culturas afro-brasileiras e arquivos, artes visuais, circo, culturas populares, culturas indígenas, dança, moda, música, teatro e livro, leitura e literatura.

Foto / LGVidal

Do Paraná, três pessoas representaram o setor de artes visuais: Sabine Feres Stanisca Koprik (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná), Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR) e Denise Bandeira. Destes, todos foram eleitos membros titulares do novo Colegiado Setorial de Artes Visuais – CSAV. Por uma questão de nomenclatura fixada pelo CNPC, Sabine Feres foi eleita pelo segmento Artístico, Luiz Gustavo Vidal pelo segmento da Produção e Denise Bandeira foi eleita pela região.

Os titulares do Colegiado elegeram como titular de Artes Visuais do CNPC Davy Alexandrisky (Rio de Janeiro) e Miguel Chikaoka(Pará) como suplente. Todo o processo eleitoral foi acompanhado por Xico Chaves – Diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte e também de Charles Narloch, atual representante das Artes Visuais do CNPC.

Aos 30 eleitos do Colegiados Setoriais (15 titulares e 15 suplentes) foram atribuídas uma série de funções, como discutir as políticas para cada setor, debater, analisar, acompanhar e fornecer subsídios ao plenário do Conselho para definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.

A relação dos eleitos sairá no Diário Oficial da União-DOU com o período do mandato de dois anos, a partir de 2013. “O Colegiado Setorial de Artes Visuais, antiga Câmara Setorial de Artes Visuais, teve sua trajetória iniciada em 2003, tem como objetivo propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das artes visuais em todo o território nacional, enfatizando as peculiaridades e necessidades de cada segmento, bem com de cada região do país.”, declarou Luiz Gustavo Vidal.

 

A Ministra da Cultura Marta Suplicy Na abertura do evento, a ministra destacou a aprovação do Sistema Nacional de Cultura – SNC, que vai criar bases sólidas para a implantação de políticas culturais no país.
Foto / LGVidal

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*