Palestra gratuita sobre maturidade celebra Dia do Idoso

Encontro, que comemora aniversário de programa dedicado à melhor idade, acontece neste sábado (29), no Hospital VITA Batel

Neste sábado, 29 de setembro, o Viver Mais VITA – Melhor Idade, programa do Hospital VITA Batel voltado aos idosos, realiza palestra gratuita sobre “Maturidade”. O encontro deste mês vai celebrar duas datas significativas: o terceiro ano de existência do projeto e o Dia do Idoso (1º/10). A convidada para ministrar a palestra da edição comemorativa é a psicóloga clínica Raquel Pusch, coordenadora do serviço de Psicologia dos hospitais VITA.
Segundo Raquel, a maturidade faz parte de um processo do qual não se pode pular etapas. “O processo é lento, muitas vezes doloroso e reflexivo”, conta. A especialista explica que a maturidade acontece quando tomamos posse do que nós somos, para que então possamos nos dividir com os outros. “Nela encontramos a capacidade imensa de amar ao próximo, apesar de suas deficiências, e amar a nós mesmos. Não nascemos amando, pelo contrário, queremos ter a posse dos outros”, relata.
Para a psicóloga, pessoas imaturas sofrem dobrado, porque querem modificar os fatos; ao passo que pessoas maduras deixam que os fatos as modifiquem. “A maturidade nos faz perceber quão bela é a vida quando podemos nos apoderar dela”, conclui.
O “Viver Mais VITA – Melhor Idade” foi criado em 2009, com o objetivo de promover ações que visam melhorar a saúde e prevenir doenças que afetam a população com mais de 60 anos. O encontro, que é realizado no último sábado de cada mês, inicia com um café-da-manhã, seguido por palestra e atividades físicas e culturais, as quais têm como finalidade incentivar e aprimorar os hábitos de vida dos idosos. O programa conta com o apoio do Laboratório Frischmann Aisengart, que oferece exames preventivos gratuitos aos 30 primeiros inscritos na palestra, com vagas limitadas. Mais informações pelos telefones: (41) 3883.8414 ou (41) 3883.8465.
Dia do Idoso – Até 2006 a data era celebrada no dia 27 de setembro, mas, em razão da criação do Estatuto do Idoso em 1º de outubro, o Dia do Idoso – que tem como objetivo a valorização das pessoas com mais de 60 anos – teve sua data alterada.
Terceira Idade – A população brasileira está envelhecendo. Já são quase 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos – 7,3% dos habitantes no país, atualmente. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025 o Brasil aumentará 16 vezes o número de idosos, em relação a 1950.
Serviço: Programa “Viver Mais VITA – Melhor Idade” Palestra “Maturidade”, com a psicóloga Raquel Pusch Quando: sábado, 29 de setembro, a partir das 8h30 Local: Hospital VITA Batel – Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR Entrada Gratuita (vagas limitadas) Informações e inscrições: (41) 3883.8414 ou 3883.8465 www.vivermaisvita.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*