Obra de Ziraldo ganha destaque em feira literária de Paraty

Legado do multiartista estará presente na 23ª edição da FLIP no espaço “Pé de Livro”, em mesa de bate-papo e nas homenagens ao parceiro Paulo Leminski

Pé de Livro terá uma árvore cercada de obras de Ziraldo na Praça da Matriz, em Paraty

A vasta obra de Ziraldo ganha nova projeção a partir deste mês, com uma série de eventos que celebram o legado do multiartista, falecido em 2024. O legado do escritor, chargista e cartunista estará presente na 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre de 30 de julho a 3 de agosto. A ação Pé de Livro, que integra a programação da Flipinha, terá uma árvore cercada de obras do Ziraldo na Praça da Matriz. A árvore, da espécie Pinda, formará um espaço de aconchego para leitores de todas as idades, com tapetes, estante, almofadas e muitos títulos – tanto os clássicos de Ziraldo quanto os inéditos – à disposição do público.

Nessa ação, em que o Instituto Ziraldo (IZ) e a Ziraldo Artes Produções (ZAP) assinam um Pé de Livro com editoras parceiras do autor, os visitantes poderão encontrar obras recém-lançadas como “O Caminho das Sete Tias” (Melhoramentos), “Peixe Grande” (Global Editora), “Rondon Menino Cândido” (Documenta Pantanal), “Entre Cobras e Lagartos” (Record) além dos eternos e sempre atuais “O Menino Maluquinho”, “Flicts”, “O Bichinho da Maçã”, “Menina Nina”, e tantos outros. Ao todo, são cerca de 200 exemplares com a assinatura de Ziraldo que posteriormente serão doados a bibliotecas, escolas e espaços de leitura do município de Paraty. Cada Pé de Livro tem essa missão, idealizada pela FLIP e pela Associação Casa Azul, organizadora da feira.

O Pé de Livro abraça árvores para criar um ambiente convidativo à leitura de forma lúdica e integrada à natureza. Por isso mesmo, ali também poderão ser encontrados títulos da coleção “Educação Climática com a Turma do Pererê” desenvolvida pela editora Inteligência Educacional em parceria com o IZ. Trata-se de material didático com os personagens da turma de Ziraldo que abordam temas ligados às mudanças climáticas e à sustentabilidade. A coleção busca conscientizar crianças sobre a importância da natureza e seus limites, incentivando a comunidade escolar a se comprometer com a proteção e projeção do meio ambiente.

Todas as atividades do Pé de Livro acontecem de quinta a domingo, sempre das 8h30 às 16h30. Na quinta dia 31, às 12h, o escritor Guto Lins apresentará “Peixe Grande”, sua mais nova parceria com Ziraldo. Na sexta dia 1º, também ao meio-dia, Adriana Lins fará a leitura de “O Caminho das Sete Tias”, texto inédito de Ziraldo com projeto gráfico e ilustrações da Adriana, diretora do Instituto Ziraldo e sobrinha do autor. No sábado dia 2, às 12h, “Rondon Menino Candido” será o destaque, com texto da Ciça e ilustrações do Ziraldo. E às 16h, Guto Lins contará como nasceu a história do “Entre Cobras e Lagartos”, primeiro “livro ao contrário” assinado por ele e Ziraldo.

Crédito: Divulgação

Clique Para Download
Obra de Ziraldo marca presença em duas casas literárias na 23ª edição da Flip
 

O Instituto Ziraldo, que cuida da guarda, difusão e curadoria do acervo de Ziraldo, também marcará presença na Casa Toda Poesia, da Companhia das Letras. Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, o espaço renderá homenagem ao escritor Paulo Leminski (1944-1989). Paulo e Ziraldo são autores de “O Bicho Alfabeto”, reunindo 26 poemas e ilustrações sobre natureza e animais como periquito, lesma, tigre, sapo, cachorro e, ainda, mapas do tesouro. Muitos desses textos são haicais, um tipo de poema japonês que tem apenas três versos e que Leminski adorava escrever. Selecionados a partir do livro “Toda poesia”, eles convidam o leitor a um passeio surpreendente pela natureza, pelo humor e pela linguagem.

Outro espaço que vai abrigar a obra de Ziraldo durante a Flip é a Casa da Leitura e do Conhecimento, a cargo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Ali será realizada a mesa “Todo Lado tem seu Lado”, dia 1º de agosto, às 16h30. Quando afeto, determinação e um acervo de sete décadas se juntam para continuar fazendo história, novos e potentes diálogos acontecem. A mesa reúne as múltiplas possibilidades de ações culturais, pedagógicas e artísticas que brotam das gavetas do acervo vivo do Instituto Ziraldo, compartilhadas em uma conversa com suas diretoras Adriana Lins e Daniela Thomas (sobrinha e filha de Ziraldo, respectivamente) e com o autor Guto Lins, parceiro de Ziraldo em títulos recentes.

O ARTISTA ZIRALDO

Ziraldo nasceu artista, em 1932, no interior de Minas Gerais, curioso por informação e apaixonado por livros, esporte e amigos. Observador das fraquezas e grandezas humanas, era um comunicador ávido. Artista autodidata, atuante nos mais variados campos da cultura, Ziraldo foi um desbravador, pioneiro no design brasileiro, revolucionário na literatura infantojuvenil, sempre com ideias inovadoras e traços vigorosos.

Dono de um olhar apurado e um enorme talento para dar formas aparentemente simples a temas complexos, Ziraldo abriu caminhos para toda uma geração de fãs, artistas e intelectuais, sendo um verdadeiro ativista cultural em constante diálogo com a sociedade.

Sua assinatura inconfundível na imprensa brasileira e o humor como forma de resistência foram marcantes em momentos importantes de nossa história. Suas obras literárias trouxeram uma nova escuta para a infância. Ziraldo é um artista atemporal e universal, referência na defesa da liberdade de expressão.


SOBRE O INSTITUTO ZIRALDO

Instituição cultural que preserva e difunde o acervo visual e intelectual do multiartista Ziraldo, o IZ desenvolve projetos a partir deste acervo. A instituição já digitalizou e inventariou cerca de 35 mil itens que incluem ilustrações, esboços e ideias. É a guardiã de objetos e materiais de trabalho do artista, além da vasta coleção de coletes, uma das marcas registradas de Ziraldo.

O acervo inclui inúmeros troféus, encadernações das publicações da Revista Pererê, do periódico O Pasquim, miniaturas dos personagens de Ziraldo, edições do livro “O Menino Maluquinho” em todos os idiomas publicados, a biblioteca de consulta do artista, a biblioteca de suas obras, sendo ainda o organizador de um imenso material biográfico com fatos e curiosidades sobre o artista e os contextos social e político das suas obras.

Dentro da política de difusão do Instituto Ziraldo, além das recentes realizações com exposições, projetos editoriais, audiovisuais, ações educativas e sociais de incentivo à leitura, consta o intercâmbio cultural e artístico entre instituições, escolas e pesquisadores em âmbito nacional e internacional.

Estar na FLIP 2025 é parte da estratégia de ações e do propósito do IZ, no sentido de se fazer presente com a obra de Ziraldo em Feiras de Livros por todo o Brasil, fomentando a leitura e a cultura do livro, promovendo sempre a reflexão, o catálogo de clássicos do autor, os relançamentos, edições celebrativas, livros arte, e novos títulos. A ZAP articula junto aos parceiros comerciais e editoras a implantação desta missão no território do livro, apoia e assina conjuntamente. Ler para ir além da leitura é o lema do Instituto Ziraldo.

SOBRE A ZAP

A Ziraldo Artes Produções, a ZAP, é a entidade que representa os direitos autorais dos personagens, marcas e conteúdos do criador Ziraldo para os fins de desenvolvimento de projetos culturais, educacionais, artísticos, campanhas e licenciamentos de produtos e serviços.

A obra de Ziraldo é composta por mais de 200 títulos literários, 25 mil desenhos em seu acervo e pelo menos 30 universos de IPs, como O Menino Maluquinho, FLICTS, A Turma do Pererê, Uma Professora Muito Maluquinha, Os Bebês Maluquinhos, The Supermãe, entre outros.

Os estúdios da ZAP desenvolvem materiais sob medida para campanhas sociais, governamentais e corporativas. Funcionam em SãoPaulo e no Rio de Janeiro, ligados à família de Ziraldo, a parceiros associados e ao Instituto Ziraldo, que tem sede no Rio de Janeiro e atua na preservação, difusão e memória do acervo visual e intelectual do multiartista.

SOBRE A PRIO

Patrocinadora da conservação do acervo do Instituto Ziraldo, viabilizada pela Lei Rouanet, a PRIO é a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com cinco ativos na Bacia de Campos, tem foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.      

Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&G: extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, busca envolver e devolver esse crescimento para a sociedade por meio do incentivo a iniciativas conectadas ao esporte, à cultura e à educação – que fazem parte da plataforma de patrocínios I Love PRIO.  

A conservação do ACERVO do IZ é viabilizada pela Lei Rouanet, tem patrocínio da PRIO e é realizada pelo Instituto Ziraldo e Ministério da Cultura / Governo Federal – União e Reconstrução.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*