O que o Palhaço Zequinha faria hoje?

Peça #zeqpop leva reflexão e entretenimento à alunos da rede pública e municipal do litoral e RMC

Imagem: Divulgação

O espetáculo multimídia #zeqpop volta aos palcos paranaenses neste ano. A peça formada por quadros cênicos, inspirados no Palhaço Zequinha, vai ser apresentada para alunos de escolas estaduais e municipais do litoral e da Região Metropolitana de Curitiba, por meio do Programa Estadual de Financiamento e Incentivo à Cultura (PROFICE), e apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Ao todo serão nove apresentações nas cidades de Campina Grande do Sul, Matinhos e Rio Negro, entre os dias 22 de fevereiro e 03 de março. São esperados mais de 3 mil espectadores com idade a partir de 16 anos.

A primeira montagem do espetáculo #zeqpop foi feita em 2013. Sua temporada de estreia aconteceu no TEUNI, em Curitiba, e teve grande repercussão na época. A ideia de criar uma peça com esse tema surgiu a partir de estudos da diretora Andrea Obrecht, quando fazia pesquisas sobre Valêncio Xavier, escritor, cineasta, roteirista e diretor de TV.

O enredo é baseado na história desse típico palhaço popular curitibano, que ilustrava figurinhas entre as décadas de 30 e 60 e que depois, nos anos 80, virou garoto-propaganda de campanhas governamentais. De modo poético e reflexivo, os atores mostram o contraste desses dois momentos e, de forma provocativa, lançam a pergunta: “O que o Zequinha estaria fazendo em 2018?”.

O uso de projeções em tela, e recursos de áudio e vídeo, auxiliam o público a fazer uma reflexão acerca do atual contexto político do Brasil, sobre o uso da tecnologia, das relações pessoais e sociais, dos efeitos da globalização e a superficialidade da informação em excesso.

FICHA TÉCNICA – Roteiro de Adriano Esturilho, direção de Andrea Obrecht, produção da Processo Multiartes e Cia Portátil Produções Artísticas. Elenco: Ciliane Vendruscolo, Cleydson Nascimento, Marcel Szymanski e Luiz Bertazzo.

SERVIÇO

Campina Grande do Sul

Datas e horários:

22/02 – 19h30

23/02 – 9h e 14h

Local: Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi

Endereço: Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 975 – Jardim Paulista

ENTRADA GRATUITA

Matinhos

Datas e horários:

26/02 – 20h

27/02 – 10h e 20h

Local: Auditório UFPR Litoral

Endereço: Rua Jaguariaíva, 512 – Caiobá

ENTRADA GRATUITA

Rio Negro

Datas e horários:

02/03 – 14h e 19h30

03/03 – 20h

Local: Cine Teatro Antonio Cândido do Amaral (Seminário) – Anexo ao Parque Ecoturístico São Luis de Tolosa

Endereço: Rua Juvenal Ferreira Pinto, 2070

ENTRADA GRATUITA

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*