O entrelaçamento da matéria em exposição

Barbera van den Tempel no MuMA

Barbera Van den Tempel, Universos Paralelos
Crédito: Divulgação

Barbera van den Tempel abre nesta terça,  dia 13 de novembro de 2018, às 18 horas, a exposição “Universos Paralelos”, no Museu Municipal de Arte – MuMA, em Curitiba. A mostra é composta por trabalhos pensados a partir da relação da artista com materiais têxteis como feltros, algodão e seda, muitos deles adquiridos pela artista, em viagens pelo mundo. Barbera se interessa pela materialidade dos elementos, que para ela, podem ser transformados em imagens abstratas e ambíguas.

Criando relações entre a pintura e a escultura, Barbera explora a relação entre texturas, linhas e cores.  São formas moles, com campos de cores, que podem remeter à paisagens abstratas, alvos, códigos de barras e insetos. Porém, todos eles são transformados pelas características dos materiais usados.

A artista experimenta diferentes materiais, como algodão, seda e o feltro, este último, material de origem animal, vindo do carneiro, da alpaca e do merino. Por meio dessas matérias primas, ocorre um trabalho físico da artista para a produção dos trabalhos. Barbera pesquisa estes materiais e seus processos de produção. Eles envolvem esticar fio a fio com as mãos, intercalando e sobrepondo, para junta-los e criar tramas. Os materiais são unidos pelo sabão e água quente, e depois são friccionados com a força do corpo para o entrelaçamento dos fios.

Dependendo das escolhas da artista, de como se dão os processos, seco ou úmido, são alcançadas diferentes características para as superfícies. Barbera adapta as técnicas e o conhecimento sobre esses materiais. Segundo a artista, “cada trabalho dá a ideia para um próximo, e as técnicas são adaptadas conforme as ideias que surgem durante o processo”.

Na exposição “Universos Paralelos”, Barbera propõe aos visitantes a experiência de perceber e ver a qualidade tátil desses trabalhos, que trazem características híbridas.

A mostra segue até 20 de janeiro de 2018, na Sala 1, do MuMA.

Barbera van den Tempel é formada no Curso Superior de Escultura da EMBAP. Participou de exposições como: “Ultima Chamada” – Coletiva Subtropikal, Curitiba, 2017; “Sobre O Óbvio”, Museu Guido Viaro, Curitiba, 2016; “Um Lugar Dentro Do Outro”, Galeria Farol e Bicicletaria Cultural, Curitiba, 2016; “Amálgamas”, exposição individual no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Curitiba, 2016. Exposição Paralela ao 5o Salão Nacional de Cerâmica no Museu Alfredo Andersen, Coletiva Cerâmica Contemporânea, Curitiba, 2016; Intervenção de pássaros no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, 2015-2016; Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba, Curitiba, 2015; Exposição individual na Residência Belotti, Curitiba, 2015; Salão Graciosa de Artes Plásticas, Curitiba, 2015; 2º Salão de Arte Contemporânea e Novas Tecnologias de Ponta Grossa, Ponta Grossa (Menção Honrosa), 2014; 23ª Salão de Artes Visuais do Clube Curitibano, Curitiba, 2014; “Um Olhar Antropológico”, Museu da Fotografia, 2014; “Brazilian Art”, Universidade Politécnica de São Petersburgo, Rússia, 2014; Mostra de Arte na sala exposição Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Curitiba, 2013.

Serviço

 

Universos Paralelos – Barbera van den Tempel

Abertura: 13/11 – 18 horas

Exposição: 14/11/2018 – 20/01/2019

MuMA

Museu Metropolitano de Arte – Portão Cultural – Sala 1

Av. República Argentina, 3.432 – Curitiba – Paraná

Horário de funcionamento: 10h às 19h (3ª feira a domingo)

Entrada gratuita

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*