Não caia na rede

Cibele Nardi
Crédito: Divulgação

As redes sociais podem ser grandes aliadas no trabalho, mas também podem levar um profissional ao fracasso

 

Na era da tecnologia, informação e interatividade, estar conectado por meio de redes sociais é quase imprescindível. Porém, muitas pessoas ainda não assimilaram o peso que informações publicadas nas comunidades online podem ter na sua vida fora da internet e refletir diretamente em sua carreira. Mais do que nunca, as empresas estão atentas aos perfis de candidatos e colaboradores nas redes sociais e uma frase mal colocada ou uma foto muito reveladora podem arruinar carreiras e eliminar grandes currículos de entrevistas importantes.

 

A exposição na internet deve ser medida e limitada, segundo a coach Cibele Nardi. Primeiro porque as publicações podem ser interpretadas de maneira errônea e prejudicar o profissional sem que ele tenha imaginado esse desfecho. “Um colaborador que sempre reclama das segundas-feiras e comemora a chegada do final de semana pode ser visto pelos seus superiores como uma pessoa insatisfeita dentro da empresa, enquanto ele pode estar somente querendo dizer que terá uma programação interessante nos dias de folga”, exemplifica a coach.

 

Segundo Cibele, a superexposição também não é algo saudável para a vida profissional. “Antes de contar a todos os seus amigos do Facebook que você odeia algum partido político ou tem predileção por mulheres magras, pense se todas aquelas pessoas que estão ali precisam saber disso e julgá-lo pela declaração”, diz. Deve-se estabelecer um limite para o que será publicado, pois não há necessidade de expor todos os defeitos, gostos e detalhes da vida pessoal em local público e de acesso ilimitado.

 

Para a coach, o ideal é que as redes sociais se tornem um ambiente colaborativo e que o conteúdo inserido na internet contribua de alguma forma para a vida das outras pessoas que estão presentes nelas. “Publicar textos de utilidade pública, auxiliar amigos em solicitações e gerar debates construtivos podem contribuir para a criação de uma imagem de respeito e credibilidade, ideal para o meio corporativo”, acrescenta. O networking também é uma ferramenta exercitada nesses veículos e que traz benefícios profissionalmente. Estar ligado às pessoas certas na hora certa pode ser um fator decisivo em questões de trabalho.

 

Sendo assim, a palavra de ordem é parcimônia. Mostrar quem você realmente é, de maneira equilibrada e respeitosa, pode tornar as comunidades online em grandes aliadas para a conquista de uma carreira de sucesso.

 

Sobre a Coach Cibele Nardi:

Cibele Nardi é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, maior referência em Coaching no Brasil. Proprietária da empresa do ramo de coaching e treinamento High Places Coaching Brasil. Cibele é graduada em Teologia e também tem experiência na área de gestão financeira.

 

Serviços:

High Places Coaching Brasil

Cibele Nardi – Coach

Email: contato@cibelenardicoach.com.br

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*