Na diferença se constitui

Exposição de Emerson Persona e Francis Rodrigues no MuMA

Emerson Persona, sem ti?tulo, 2018, acri?lico e guache com colagem sobre papel canson, 42cmX29cm
Crédito: Divulgação

No dia 13 de novembro de 2018, às 18 horas, os artistas Emerson Persona e Francis Rodrigues abrem a exposição “Na diferença se constitui” no MuMA, Museu Metropolitano de Arte, em Curitiba. A mostra, com interlocução e texto da artista e pesquisadora, Luciana Silveira, traz trabalhos com colagem, pintura e desenho, que buscam refletir sobre a relação de diferença, a partir do corpo e da paisagem.

Emerson Persona apresenta colagens com pinturas e desenhos, em diferentes formatos, tratando da representação do corpo. Nos trabalhos, Persona produz imagens de corpos fragmentados, máscaras, animais e seres híbridos. São imagens criadas por meio de experiências do artista, relacionando a imaginação e a realidade. O artista utiliza desenhos e pinturas em papel, anteriormente produzidos por ele, para realizar colagens. Ele dá novos sentidos a essas imagens, criando tramas de camadas sobrepostas, confundindo as relações entre o fundo e a figura. Os trabalhos surgem durante o processo do artista, gerando espaços híbridos, onde diversas ideias são misturadas, com narrativas que não se apresentam inteiramente.

Francis Rodrigues mostra pinturas em formatos variados, representando a paisagem e suas possibilidades de experimentação como um lugar de conflitos e contradições. Os trabalhos apresentam situações ambíguas, configurações híbridas, onde a relação com a perspectiva é desdobrada, trazendo outros modos de pensar o espaço. Estas imagens tencionam a figuração e a abstração, e também a profundidade, a superfície e a materialidade que as constituem.

Na mostra “Na diferença se constitui”, é apresentada a diferença travada nas imagens e trabalhos e, também, o diálogo entre os dois artistas que compartilham um ateliê.

A exposição ficará no Muma até o dia 20 de janeiro de 2019, na Sala Domício Pedroso.

Emerson Persona é formado no Curso Superior de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também fez pós-graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea. É mestre em Tecnologia e Sociedade pelo PPGTE – UTFPR. Atualmente é professor colaborador da EMBAP/UNESPAR. Participou de exposições como: “Bienal de Curitiba 2018 | 25 anos”, Espaço Secretaria da Cultura do Paraná, 2018, “O poder de dar nome às coisas”, Musa/UFPR, 2016; “UnderConstruction”, na Casa Andrade Muricy, 2013; “Então…” no Paço da Liberdade, 2013; “UnderConstruction”, no Museu Alfredo Andersen, 2012; “1º Salão de Arte Contemporânea SESI Cultural”, 2011; “Divíduo”, Espaço Cultural BRDE, 2010 entre outras.

Francis Rodrigues é formado em Tecnologia em Artes Gráficas pela UTFPR e no Curso Superior de Pintura da EMBAP, onde também fez pós-graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea. Atualmente é mestrando no PPGTE – UTFPR. Participou de exposições como: “A soma de todos os tempos”, Memorial de Curitiba, 2016; “Mistifórios Urbanos”, no Museu Alfredo Andersen, 2013; “Então…” no Paço da Liberdade, 2013; “Imersão na cor”, no Museu Alfredo Andersen, 2011; “1º Salão de Arte Contemporânea SESI Cultural”, 2011; “Possíveis Conexões”, MAC-PR, 2010; “Divíduo”, Espaço Cultural BRDE, 2010.

Serviço

 

Na diferença se constitui

Emerson Persona / Francis Rodrigues

Abertura: 13/11 – 18:00 horas

Exposição: 14/11/2018 – 20/01/2019

MuMA

Museu Metropolitano de Arte – Portão Cultural

Sala Domício Pedroso

Av. República Argentina, 3.432 – Curitiba – Paraná

Horário de funcionamento: 10h às 19h (3ª feira a domingo)

Entrada gratuita

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*