MUTUALISMO” – Contribuição mútua, enriquecimento individual e sucesso coletivo

A experienciação entre artistas visuais de diferentes linguagens resultou em uma exposição singular e introspectiva.

Faisal Iskandar

 

A edição comemorativa dos 25 anos da Bienal Internacional de Curitiba, promove na Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, que neste ano completa 35 anos, a “Exposição Mutualismo”. A abertura acontece na próxima terça, 20 de novembro, das 19h às 21h30. A “Exposição Mutualismo” integra um simbiótico e harmônico trabalho entre a fotografia (bidimensional) e a escultura (tridimensional) em parceria com os Núcleos de Fotografia e Escultura desta associação.

Os esculturores  Alfi Vivern, Lecco Coelho, Leopoldino de Abreu e Marcello Romeiro abriram as portas dos seus ateliês para os fotógrafos Ariane Labre, Aurélio Peluso, Christian Schönhofen, Enzo Labre, Faisal Iskandar, Gianna Calderari, Ilka Passos,Maete Coelho, Paulo Castellano e Robia Ribeiro. Destes encontros, interações e troca de informações sobre as formas de criação e a complexidade transformativa do processo escultórico foram compartilhadas com os fotógrafos. Após as visitações e muita conversa, o resultado é uma interessante metalinguagem do olhar do fotógrafo que se apropria do tempo da escultura, o que existe na realidade – a escultura – e o que não existe – a fotografia. Como Rodin disse, “a fotografia mente porque o tempo não é capaz de parar”. Rodin foi um dos primeiros artistas a utilizar a fotografia para interpretar ou mesmo interferir na construção de suas obras. “O que apresentamos nesta exposição é o uso desta metalinguagem sobre interpretações acabadas: a fotografia narrando a escultura que tem a sua própria interpretação de uma realidade ou sentimento ”, observa Luiz Gustavo Vidal, presidente da APAP/PR.

“A arte permeia os nossos sentidos e nos eleva quando a tomamos no seu sentido mais profundo. Interagir é comunicar, é compartilhar, é troca constante, onde um alimenta o outro e vice-versa, criando um novo universo a se inspirar. Mergulhar nesta experiência é se alimentar, mutualisticamente, na relação do sentimento e da força, da harmonia e da transformação, da leveza e do movimento, do abstrato e da essência, da escultura e da fotografia,da imersão no imaginário pictórico do espectador com a obra”, destaca Sabine Feres, curadora da exposição e vice-presidente da APAP/PR.

 

 

Serviço:

EXPOSIÇÃO MUTUALISMO

Abertura: 20 de novembro, terça às 19h
Período da exposição: 20 de novembro a 14 de dezembro de 2018.
Visitação: 14h às 18h (segunda a sexta) e 11h às 13h (domingo)
Local: Galeria Osmar Chromiec e Potty Lazzarotto na sede da APAP/PR (Av. Jaime Reis, 107, salas 07 e 11, São Francisco) – Curitiba/PR
Informações: (41) 3232-0408
www.apap.com.br – apap@apap.com.br

Bienal de Curitiba 2018 | 25 Anos

Data: de 18 de outubro a 30 de dezembro de 2018

Para mais informações sobre a programação, acesse o Facebook da Bienal de Curitiba (/BienaldeCuritiba) e o perfil da Bienal no Instagram (@bienaldecuritiba).

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*