Museu Oscar Niemeyer realiza exposição com obras do acervo

German Lorca | Aeroporto, 1965 | Papel fotográfico sobre cartão, 80 x 105 cm

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a mostra “Luz = Matéria”, com curadoria de Agnaldo Farias. A exposição apresenta uma seleção de obras do acervo do MON buscando aquelas que têm como ponto comum a luz, de um lado e, de outro, a materialidade. Embora aparentemente divergentes, diametralmente opostos, até, convém lembrar que para a física estão muito mais próximos do que se pensa.

O primeiro segmento “Luz” inaugurado em outubro de 2017 apresenta nomes como Claudio Alvarez, Alfredo Andersen, José Bechara, Maureen Bisilliat, Martin Chambi, Flavio Damm, Theodoro de Bona, Alberto Guignard, Julio Le Parc, Abraham Palatnik, Vik Muniz, Daniel Senise, entre outros.

Já na segunda parte, “Matéria”, aberta a partir de 2 de agosto de 2018 ao público foram selecionados trabalhos de Tomie Ohtake, Efigênia Rolim, Julio Le Parc, Anna Mariah Comodos, Bernadete Amorim, Regina Silveira, Iberê Camargo, Daniel Senise, Francisco Brennand, João Turin, Joan Miró, Emanoel Araújo, Miguel Bakun, entre outros. Ambas as salas somam aproximadamente 180 obras.

O curador do Museu Oscar Niemeyer explica a mostra. “Esta exposição representa o primeiro segmento do projeto Luz = Matéria. Este projeto, que reúne uma seleção de obras pertencentes ao nosso museu, distancia-se da forma convencional com que as coleções são expostas, a reunião de obras por escolas e grupos artísticos através de critérios cronológicos. Contrapondo-se, Luz = Matéria ensina que são infinitos os modos de se aproximar obras de arte, tanto quanto de quaisquer objetos, ou até os acontecimentos relevantes dispersos ao longo de nossas vidas”.

A mostra traz, além de obras do acervo, algumas peças apreendidas na operação Lava Jato, que estão sob guarda da instituição desde maio de 2014, a partir de decisão da Justiça Federal. O museu foi escolhido por apresentar as melhores condições técnicas para abrigá-las.

O acervo do MON, constituído a partir de 2002, é composto por cerca de 7 mil obras de artistas nacionais e internacionais considerados referenciais importantes da produção artística.

Serviço

Exposição “Luz=Matéria”

Longa duração

Luz – outubro de 2017 – sala 3

Matéria – agosto de 2018 – sala 6

Terça a domingo, das 10h às 18h

R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada)

Venda de ingressos e acesso às salas de exposição até 17h30

Entrada gratuita às quartas-feiras

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro – Curitiba/PR

41 3350 4400

museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: https://museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/exposicoes/luz_materia

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*