Museu Atílio Rocco participa da 16a Semana de Museus

Zelinda Fialla (de saia vermelha) funcionários e amigos do Museu Atílio Rocco durante a abertura.
Crédito: Katia Velo

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus a Secretaria de Cultura, por meio do Museu Municipal pesquisou e montou uma exposição sobre a história das bicicletas. A mostra conta com bicicletas de várias épocas e modelos e objetos históricos que remetem a personagens importantes do ciclismo são-joseense. A exposição ficará em cartaz até 12 de maio de 2019.

 

Depoimento da diretora do Museu Atilio Rocco, Zelinda Fialla, durante a abertura do evento que aconteceu dia 18 de maio.

O museu de  São José dos Pinhais  inicia a programação da 16ª semana nacional de museus. Anualmente, ocorre essa temporada  cultural coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), onde o  ICOM (Conselho Internacional de Museus) lança um tema para a celebração do “dia internacional do museus”. 2018, tem como temática: “museus hiperconectados, novas abordagens, novos públicos”.  Mas como abordar este tema sem cair no lugar comum, de tocarmos nas questões tecnológicas como forma de acesso aos Museus? Procuramos, portanto, um tema, que demonstrasse que além das tecnologias, há outras propostas de integração entre os Museus e comunidade. Há diversas formas de  manter-nos hiperconectados. Intensificar a relação dos museus com a sociedade é também trazer para dentro dessa  instituição cultural, as tendências que estão sendo pautadas pela comunidade. E com esse olhar nos voltamos para a história dos nossos pedalistas. Potencialmente, o uso da bicicleta em relação a meio ambiente, economia e saúde é muito significativo, e encontra-se cada vez mais abrangente no município: como forma de transporte, de lazer, prática esportiva e como forma de turismo, permitindo a muitos de nossos são-joseenses conhecerem ao longo de suas pedaladas, mais sobre nossa história e sobre nossa cultura. Portanto, a bicicleta além de ser  um meio de transporte saudável e econômico, também  proporciona um novo olhar para a cidade.  São José dos Pinhais, tem três vezes a extensão territorial da capital do Paraná,  sua população está espalhada entre área urbana, bairros distantes e pelo território em colônias rurais afastadas, e foi com a evolução entre o uso de carroças, charretes para os veículo automotores, que a bicicleta também destacou-se na integração e deslocamento de nossos são-joseenses de casa para seus empregos, igrejas, casa de familiares e amigos.

Pesquisando portando a utilização desse meio de transporte em nossa cidade, ressaltando eventos históricos resulta na exposição PEDALISTAS: A BICICLETA E O SÃO-JOSEENSE, contando com o apoio de diversos colaboradores, aos quais agradecemos imensamente. Essa exposição culminará em outro evento neste sábado próximo, que destaca a prática dessa realidade. Um desfile ciclístico, um chamamento a comunidade integrar-se aos eventos do museu Atílio Rocco, conciliando o lazer e a cultura, o passado e o presente, pois nosso museu, é ativo, recreativo, revigorante e acima de tudo participativo, interando-se as práticas sociais de nossos são-joseenses e buscando  maior envolvimento do museu com a comunidade.

Enfatizando novamente o tema, mantermo-nos conectados como pessoas  é  manter a visão do público como fator humano – razão de existir de nossos museus, o que sempre estimulará a construção de novas abordagens e a conquista de novos públicos, com base nos princípios: Motivar – Integrar – Dinamizar. Convidamos  a todos a esse passeio cultural.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*