Mostra “TUDO PODE (perder-se)” de Tadeu Jungle explora a transdisciplinaridade na arte

O multiartista Tadeu Jungle apresenta a exposição “TUDO PODE (perder-se)”, sua primeira mostra retrospectiva e prospectiva, no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo. Com curadoria de Daniel Rangel, a exibição gratuita ocorre de 19 de fevereiro a 20 de julho de 2025, reunindo trabalhos que percorrem seus 45 anos de produção artística, desde os primeiros experimentos com poesia concreta e videoarte até criações inéditas desenvolvidas especialmente para a mostra.
A exposição apresenta um diálogo entre diferentes suportes e técnicas, explorando a poética verbivocovisual por meio de instalações, esculturas e obras feitas em materiais diversos, como papel, tapeçaria, alumínio, mármore e bronze. Além disso, o público poderá conferir uma série de vídeos que conectam sua trajetória à comunicação de massa e às artes visuais.
Para Jungle, a mostra reforça a fusão entre poesia e arte visual: “A poética vai para a parede, vira escultura, ganha moldura, textura, forma e peso”. A identidade visual da exposição é inspirada no artista francês Jean Cocteau e inclui uma escultura triédrica irônica, intitulada “Autorretrato publicitário cara de cu”, que critica o universo da publicidade, área onde atuou por anos.
A Gerente Executiva de Cultura do Sesi-SP, Débora Viana, destaca a importância da mostra para o público: “Tadeu Jungle é um multiartista e podemos apreciar uma exposição inédita com suas obras concentradas no nosso espaço, incentivando a reflexão e a experimentação artística”.
Sobre o artista
Tadeu Jungle é poeta visual, cineasta, fotógrafo e um dos pioneiros da videoarte no Brasil. Com formação em Audiovisual pela ECA-USP, participou do movimento de arte postal nos anos 70 e realizou pichações poéticas nas ruas de São Paulo. Criou e dirigiu videoartes premiadas, exposições para museus como o MIS, MAC-USP e Museu do Amanhã, além de projetos inovadores em Realidade Virtual, premiados internacionalmente, incluindo na ONU.
SERVIÇO
Exposição: TUDO PODE (perder-se), de Tadeu Jungle
Curadoria: Daniel Rangel
Período: 19 de fevereiro a 20 de julho de 2025 – terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Centro Cultural Fiesp – Espaço de Exposições
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – São Paulo, SP
Entrada: Gratuita
Mais informações: centrocultural.fiesp.com.br
Redes sociais:
Tadeu Jungle – @tadeujungle
Daniel Rangel – @daniel___rangel
Centro Cultural Fiesp – @centroculturalfiesp
marmiroli comunicação, 22 ANOS
Erico Marmiroli
Deixe um comentário