MOSTRA ATINJ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES / ONLINE

A Associação de teatro para infância e Juventude do Paraná apresenta

Peça A HISTÓRIA DE PÃ Crédito UV Studio

 

Apresentações online gratuitas de espetáculos teatrais

A ATINJ/PR – (Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná) promove entre os dias 03 a 15 de novembro a MOSTRA ATINJ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES/ ONLINE, patrocinado pelo PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA, FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA e EBANX. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias paranaenses, direcionada ao público de todas as idades.

As apresentações acontecerão no formato ONLINE, na plataforma do youtube, da ATINJ/PR, entre os dias 03 a 15 de novembro de 2020, e contará com 20 apresentações, de 08 espetáculos de várias companhias.

Destas, 14 apresentações acontecerão em dias letivos, sempre em duas sessões.

As apresentações dos finais de semana (SEIS APRESENTAÇÕES) serão transmitidas ao vivo, onde o espectador poderá interagir com os atores.

Os links das apresentações estarão disponíveis na página da ATINJ: https://mostraatinj.blogspot.com/    a partir do dia 27/10/2020.

Além das apresentações, também haverá atividades de caráter formativo, como oficinas teatrais, direcionadas a professores, mesa-redonda e palestra sobre a história do teatro para crianças em Curitiba. Estas atividades serão realizadas através da plataforma zoom

A presidente da Associação, Fátima Ortiz,  comenta que a mostra ATINJ  vem  nestes tempos desafiadores  encontrar-se com as crianças, com as famílias  com os artistas e educadores,  apostando  na abertura do campo sensível e imaginativo da experiência estética e do fazer poético. “O teatro pode trazer muitas motivações para os pequenos e ajudá-los a dar sentido aos acontecimentos da vida. Estamos apostando nos valores perenes da arte enquanto forma de expressão do mundo simbólico na sua dimensão de troca. Nessa troca o belo se completa com a alegria e o prazer que emanam da convivência criativa.”

O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações, neste ano, transmitidas ONLINE. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade.

Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade.

APRESENTAÇÕES

DATA: De 03/11 a 15/11/2020

APRESENTAÇÕES DIRIGIDAS A ESCOLAS E PUBLICO EM GERAL

Sábado e domingo: – COM TRANSMISSÃO AO VIVO

INFORMAÇÕES: https://mostraatinj.blogspot.com/

 

COMPANHIAS PARTICIPANTES

COMPANHIA DO ABRAÇÃO – CURITIBA: A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.

CIA. CIRCO TEATRO SEM LONA – MARINGÁ/PR: A companhia Circo Teatro Sem Lona foi originada em 1996, unindo várias técnicas circenses: acrobacia, malabares, trapézio, mágicas e estudos sobre a figura do palhaço. A companhia, por iniciativa de Ochôa, encaminhou projeto de Lei Municipal de Incentivo à Cultura para uma pesquisa de investigação teatral e circense. Após três anos de estudos, laboratórios  e práticas, resultaram no espetáculo de circo teatro “O Amor de Peri e Ceci- ”, inspirado na obra de José de Alencar “ O Guarani”. As encenações são irreverentes, dinâmicas, satíricas e musicais, apoiadas na linguagem simples e popular, como forma de atingir o público eclético.

CIA. TEATRO REGINA VOGUE  CURITIBA/PR: A Companhia de Teatro Regina Vogue abrange toda a complexidade de ideias, iniciativas e equipes que movimentam, criam, montam, pesquisam e produzem peças teatrais, abrangendo o Espaço Teatro Regina Vogue, a Regina Vogue Produções, a MESSE Produções Artísticas e o CENTEC – Centro de Estudos de Teatro para Crianças.

Desde seu início, há 22 anos, a Cia. de Teatro Regina Vogue já produziu mais de 40 espetáculos, sempre primando pela qualidade e pertinência dos temas por eles abordados. O CENTEC visa à investigação e ampliação das linguagens utilizadas no teatro para crianças.

CIA. PÉ NO PALCO CURITIBA/PR: Fundada em 1995 por Fátima Ortiz o Pé no Palco Atividades Artísticas. Criação da companhia estável – Círculo de Encenação e Pesquisa e consolida quatro segmentos de atividades: Cursos Livres de Teatro, Círculo de Encenação e Pesquisa, Ação em Valores Humanos e Workshop, Cursos e Eventos.

 

RESUMO DOS ESPETÁCULOS DO FESTIVAL

KARTAS DE UMA BONEKA VIAJANTE – DIA 03/11, terça-feira, às 14h e 19h

Sinopse – O espetáculo narra o encontro de um desiludido escritor, com uma criança que chora por que perdeu sua boneca. Para alegrá-la, inventa uma história dizendo que a boneca não havia se perdido, que estava apenas viajando. Resolve, então, criar cartas imaginárias escritas pela boneca, endereçadas à menina, contando sobre as aventuras em suas viagens, transformando-se, assim, em um carteiro de bonecas viajantes. Tal inusitada situação teria acontecido com o escritor Franz Kafka, um ano antes de sua morte, segundo relatos de sua companheira Dora Dymant. Tais cartas nunca foram encontradas, mas constituem um dos mistérios mais belos da narrativa do século XX e nos motivaram a imaginá-las e recriá-las, através desta proposta cênica.

Duração: 50min

Classificação – Livre

SOBREVOAR – DIA 04/11, quarta-feira, às 14h e 19h

Sinopse “SobreVoar” – Santos Dumont para crianças de todas as idades – mostra Santos Dumont criança, na figura do menino Albertinho Dumundo. Ele, como tantas outras crianças, é apresentado como um menino que vive numa dimensão de sonhos, onde os desafios e os obstáculos são vencidos após inúmeras tentativas, quedas e muita coragem para recomeçar e persistir para a realização de seu sonho de voar. Compartilhar todo o universo inventivo de suas tentativas e realizações aeronáuticas, enxergando Dumont como uma criança universal e atemporal, faz de suas quedas alavancas para alçar voos mais altos.

Por meio deste tema, a Cia do Abração pretende estimular a crença nos sonhos, como um caminho possível ao êxito, percorrido através do inusitado, do incomum. Assim, aproximar-se do universo de Santos Dumont, para entendê-lo e difundi-lo, desmistificando o gênio, apresentando-o como um ser humano sensível e criativo, capaz de transcender fronteiras, e nos emocionar com seu ideal.

Duração: 50min

Classificação – Livre

QUANDO A CRIANÇA ERA CRIANÇA – DIA: 05/11, quinta-feira às 14h e 19h

Cia. Regina Vogue Produções

Sinopse – Quando a criança era criança é uma visão poética da infância nos dias de hoje. O trabalho mescla, com certa nostalgia, o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe mambembe de teatro, ao dos modernos recursos eletrônicos que invadem a vida das crianças de hoje. Essa fusão de dois tempos diferentes

– passado e presente – nos dá a possibilidade de nos comunicar com crianças e adultos.

Adultos ainda conservam em si as sensações do seu tempo de criança? Nos parece que sim. Em algum ponto, a essência do ser permanece intacta. Por isso, o espetáculo se comunica não somente com crianças, mas também com pais e adultos que, de maneira direta ou  indireta, atuam no seu desenvolvimento. Assim, nasce um trabalho artístico que fala de assuntos de extrema importância na criação das crianças de hoje, com um toque especial de poesia.

Duração: 50min

Classificação – Livre

ESTÓRIAS BRINCANTES DE MUITOS PAIZINHOS – DIA: 06/11, sexta-feira  às 14h e 19h

Sinopse – Os “Tingas”, três simpáticos e oníricos personagens, buscam um Pai, um norte que oriente para a escolha de caminhos e “dê um jeito” no mundo, que todos temos o dever de cuidar. Nesta estória de afeto e respeito à diversidade de um mundo “bagunçado” apresentam-se às crianças várias figuras paternas desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãe-pai”, entre outras diversas formas de afeto paternalista. De forma lúdica, se possibilita a compreensão de diferentes aspectos da relação pai e filho, de suas abstrações e metáforas. “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” é a valorização da diversidade cultural de uma terra/nação, e de cada um de nós, em particular, como resultado do encontro entre o semeador e a terra, o pai e a mãe. Uma viagem lúdica ao interior de nossa terra e de nós mesmos, através de histórias de Pais e Países. Uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade. E, a certeza de que ser pai é antes de tudo uma celebração da vida, do amor e do sagrado.

Duração: 50min

Classificação – Livre

CLARICE MATOU OS PEIXES – DIA: 07 e 08/11, sábado às 16h e domingo às 11h

Sinopse – No palco, os personagens Clarão, Clarito e Esclarecida, três divertidos “clowns”, relacionam entre si quem seria o culpado pela morte de dois inocentes peixinhos. Na trajetória da trama, para defenderem-se da acusação, recontam a ligação afetiva que cada personagem teve com os seus animais de estimação.

A peça Clarice Matou os Peixes levanta a questão da relação com os bichos de estimação e o grande tabu entre os espetáculos direcionados a crianças: como lidar com o sentimento da perda e com a morte. O desafio de levar à cena a dramaticidade e sensibilidade aliadas ao universo infantil proporciona ao público um espetáculo poético e único.

Realizar este trabalho liberta a vontade de querer falar sobre algumas situações difíceis que fazem parte da arte de viver. Falar da perda de afetos, falar da morte e ao mesmo tempo falar da vida e seus afetos, mas falar de tudo isto com muito amor. Amor de quem vive e ama a vida. Falar com poesia, em forma de gestos, sons, palavras, música e cores.

Prêmios: Troféu Gralha Azul – Prêmio Governador do Estado do Paraná – 2011 na categoria de: Melhor Espetáculo para Crianças.

Duração: 50min

Classificação – Livre

MARIA DAS CORES E SEUS AMORES– DIA 11/11, quarta-feira às 14h e 19h

Cia Merengue

Sinopse – Maria é uma mulher que coleciona cores de todos os tipos e tonalidades em uma mala especial. E foi para encher ainda mais sua mala de cores que veio da Argentina para o Brasil. Quando essa mala é perdida, o mundo de Maria fica em preto e branco, fazendo com que a personagem encare uma aventura cheia de fantasias e surpresas para recuperar as cores e seus amores.

Inserida entre os nomes mais importantes do teatro infantil no Brasil, a diretora e atriz Olga Romero também tem atuação reconhecida na América do Sul e na Europa. Realizou, junto aos seus companheiros de trabalho, curso de aprimoramento em Bolonha, na Itália, e entre suas atividades estão oficinas e palestras sobre arte-educação, sempre com o objetivo de estimular a leitura. É de sua autoria o livro infanto-juvenil “Maria das Cores e seus Amores”, publicado em edição bilíngue pela Editora Arte e Letra.

Duração: 50min

Classificação – Livre

A HISTÓRIA DE PÖ DIA 12/11, quinta-feira às 14h e 19h ,

LIVE 14/11, sábado às 18h

15/11, domingo às 11h

Cia Pé no Palco

Sinopse – Duas artistas se encontram para contar a história de Pã um duende que semeia flores para alegrar a natureza. Zé e Zeca: são clowns. Dois criativos e eficientes contrarregras de teatro que inventam histórias enquanto arrumam o cenário da peça. Teca e Teleca: são clowns. Duas amigas que se encontram para contar a história de Pã o fauno que vive nos bosques semeando flores.

A autora confirma esse espetáculo como uma das mais significativas contribuições, em sua trajetória, para que chegasse ao ponto de evolução que atingiu como arte-educadora. O contato com o público, ao longo dos anos em que a peça sai e entra, sem grandes intervalos, das malas da artista, nutre de modo definitivo a compreensão a respeito do universo infantil.

Duração: 50min

Classificação – Livre

ÁGUA– DIA 13/11, sexta-feira às 14h e 15h30,

LIVE 14/11, sábado às 15h e 15/11, domingo às 16h

Cia Circo Teatro Sem Lona – Maringá/PR

Sinopse – Com foco em sustentabilidade, responsabilidade ecológica e social, o espetáculo é fundamentado na importância da água para a sobrevivência de todas as espécies no planeta terra. Inspirado na perspectiva histórico crítica, o roteiro foi construído com um viés épico, levando ao espectador de uma forma lúdica uma apresentação com linguagem circense. A encenação é conduzida por quatro palhaços que assumem várias funções trazendo as fases do desenvolvimento da humanidade na terra. Ao chegar nos dias atuais, encontram um problemão, o lixo. Questionam um ao outro e a plateia sobre o que é lixo. De quem é a culpa de o planeta ter caído no lixo? Concluem que o caminho é reunir forças, energia para salvar o planeta, a energia está na água, está na terra está no ar, está nas plantas, está no vento que faz a hélice girar. Duração: 50min

Classificação – Livre

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – OFICINA TEATRAL PARA PROFESSORES ONLINE

OFICINA: JOGOS TEATRAIS PARA CRIANÇAS (em dois módulos) – 40 VAGAS NO TOTAL

Inscrições através do WhatsApp 41 99125=9595

Transmitido por meio da plataforma ZOOM, do espaço CIA DO ABRAÇÃO – Modulo I

06/11 (Sexta-Feira) Das 8h45 às 10h15, das 10h30 às 11h – 20 VAGAS

Transmitido por meio da plataforma ZOOM, do espaço CIA PÉ NO PALCO – Modulo II

13/11 (Sexta-Feira) Das 8h45 às 10h15, das 10g30 às 12h – 20 VAGAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – INDICADO A PROFESSORES DE ARTE E INTERESSADOS

13/11/2020, das 16h30 às 20h30 –

Palestra sobre dramaturgia para a infância com Fátima Ortiz e Mesa redonda com debates

sobre os espetáculos da mostra de teatro para crianças de todas as idades,

Transmitido por meio da plataforma ZOOM na sede da Cia. do Abração

Os links das apresentações estarão disponíveis na página da ATINJ: https://mostraatinj.blogspot.com/  a partir do dia 27/10.

Vídeos convite da Mostra:

https://youtu.be/VmjONU7WDzg

https://youtu.be/5O_QPPyz82w

Trecho de cenas do espetáculo Kartas de Uma Boneka Viajante:

https://youtu.be/QtC12ymCSRA

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*