MEUS POEMAS SEMENTES – Por Isabel Furini

Isabel Furini Crédito: Divulgação

Muitas vezes, pesquisando sites de Literatura geral e Literatura Infantil, tenho a agradável surpresa de ver um poema ou conto de minha autoria. Fico feliz. Sinto que estou contribuindo com um grão de areia para que os leitores (sejam adultos ou crianças),  tenham um momento lúdico ou um momento de reflexão.

Algumas vezes os poemas, contos e pequenos ensaios de meus blogues “Literatura de Isabel Furini” (blogspot) e “Falando de Literatura”(este último faz parte do Portal Bonde), são reproduzidos em outros blogues, sites, revistas, apostilas e livros.

Neste último mês tive a honra de ver meus poemas nos seguintes sites:

1) “O barquinho” no Projeto Leitura, UME Padre Francisco Leite, Educação Infantil, Marapé, Santos, São Paulo;

2) Vídeo com a leitura do poema de minha autoria “O Pequeno Grirassol”, declamado pela professora Bianca do Espaço Solidário – Unidade Ilhéus; Youtube: https://youtu.be/dG5cuBmLLLY;

3º) Meu poema “O rosto do Coronavírus” foi publicado em uma postila da Secretaria Municipal de Mainrique, Secretaria de Educação e Cultura –Mairinque/SP para o Eja -Ensino Fundamental II.

Também foram publicados na internet dois poemas para adultos, de minha autoria:

O poema Cinzel (Cincel em espanhol), na Revista Literarte digital da Argentina;

e meu poema “Oscilante”, na Revista Digital Escriba, editada pelo poeta Gerson Nagel.

Só posso agradecer pela gentileza. É ótimo perceber que nesta época de pandemia, de sofrimento para a humanidade, de isolamento, podemos criar pontes mediante a Poesia.

Como já falou Otávio Paz, no livro “O arco e a Lira”, (Editora Nova Fronteira, traduzido por Olga Savary): “A poesia é conhecimento, salvação, poder, abandono. Operação capaz de transformar o mundo, a atividade poética é revolucionária por natureza; exercício espiritual, é um método de libertação interior. A poesia revela este mundo; cria outro. Pão dos eleitos; alimento maldito. Isola; une. Convite à viagem; regresso à terra natal. Inspiração, respiração, exercício muscular. Súplica ao vazio, diálogo com a ausência…

Isabel Furini é poeta, escritora, educadora e palestrante, publicou 35 livros. Seus poemas foram premiados no Brasil, Espanha e Portugal. Participou de coletâneas em Portugal, Chile e Argentina. Em 2018, realizou um recital poético em Burlingame (Estados Unidos). Foi convidada a palestrar sobre a “Arte de Escrever” nas Feiras do Livro de Foz de Iguaçu, (PR); Curitiba, (PR);  Campo Mourão, (PR), Machadinho (RS), Maringá (PR). Recebeu Comenda Ordem de Figueiró pela Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura do Brasil, em 2015; Foi nomeada Embaixadora da Palavra pela Fundação Cesar Egido Serrano (Espanha), em 2015 e 2017; recebeu a Medalha Mulheres das Letras – Prêmio editora Litere-se, em 2019.

1 Comentário on MEUS POEMAS SEMENTES – Por Isabel Furini

  1. Muito obrigada pela publicação, Katia Velo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*