LUZ, NATUREZA E ESPIRITUALIDADE SÃO AS INSPIRAÇÕES DE TODESCHI

O fotógrafo Luiz Guilherme Todeschi possui uma visão ampla e humanista da vida, para ele seu trabalho é uma missão de transformar o olhar.

Fotografias de Luiz Guilherme Todeschi (Fonte: https://www.facebook.com/Lgtfotografia/)

 

O registro da imagem
“…e naquele exato momento e numa fração de segundo, você organiza as formas que vê para expressar e dar sentido ao evento. É uma questão de pôr o cérebro, o olho e o coração na mesma linha de visão. É uma forma de viver.” Susan Sontag

O FOTÓGRAFO LUIZ GUILHERME TODESCHI

Luiz Guilherme Todeschi (1977), natural de Curitiba, PR, fotógrafo, ambientalista e artista visual. Formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Positivo (2015) sob a coordenação do Professor Fábio Muniz. Aos 8 anos quando entrou para uma equipe de escoteiros pressentiu que o contato com a natureza e a filosofia do escotismo se tornariam a base do seu trabalho e processo criativo. “Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para com Deus e minha pátria. Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião” juramento do escoteiro.  Sua busca constante pelo autoconhecimento levou-o a pesquisar temas filosóficos como a ética Inca e Lakota que possuem como base o respeito a natureza e toda forma de vida. Estuda religiões, antigas e atuais. É praticante de atividades físicas como surf e mountain Bike. Pratica meditação transcendental e Kundalini yog. Todas estas atividades pavimentam o seu norte, o seu caminho de introspecção que é desbravar lugares pouco visitados e de difícil acesso. Este contato com a natureza despertou a necessidade de realizar trabalhos voluntários e humanitários. Como destaca Todeschi, o autoconhecimento é o fio condutor de seu trabalho ao qual serve totalmente. Sua entrega é tão grande que declara viver e respirar 24 horas o mundo das artes visuais e da imagética.  “Eu desejo realmente é ver o povo do nosso país e do nosso Planeta, assim como a Mãe Natureza, sendo tratados com respeito”. A simplicidade, a naturalidade e a espiritualidade tornaram-se a marca deste sensível e talentoso fotógrafo.

PROCESSO CRIATIVO
Para o fotógrafo Todeschi a luz é a energia de sua inspiração. Luz esta que está sempre em constante mudança e movimento. Na natureza ele encontra a inspiração e a energia criativa, resultado de um contato profundo e muita dedicação. Tempo, disciplina, pesquisa, aceitação e entrega são essenciais para que deste íntimo e profundo contato, o fotógrafo encontra cores e formas singulares e possa eternizá-las.  Nesta constante ambiguidade entre busca e entrega, o fotógrafo com o olhar sensível e despoluído do excesso de imagens e informações encontra tons e cores, formas e abstrações, sombra e luz, registradas em momentos ímpares. A natureza está em constante mudança, em constante evolução, ou até involução no caso da ação do homem. O tempo, a temperatura, o clima, tudo está sincronizado e em constante alteração. Fotografar um mesmo lugar na natureza, num mesmo ângulo, em vários momentos do dia, trará resultados únicos. O resultado desta imersão, Todeschi produziu fotos como “Blue Morning Series 1” ou “Kanaro-Arara Canidé” que corroboram a grande sensibilidade de fotógrafo e o uso de luz, cor e energia.

“A luz tem uma importância fundamental para quem se envereda pelos caminhos da fotografia. Luiz Todeschi pesquisa em sua jornada visual diversas maneiras de lidar com esse recurso, sempre numa perspectiva em que são procuradas novas possibilidades. Trata-se de um processo em eterna transformação, pois a luz é uma energia em movimento, assim como a jornada do artista visual. Há um exercício misto de contemplação com ação que constitui um permanente enigma. Por um lado, está o desenvolvimento da aptidão do saber ver; por outro, a prática do saber construir”. Oscar D’Ambrosio, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, é doutor em Educação, Arte e História da Cultura

 

TRAJETÓRIA ARTÍSTICA

O interesse pela fotografia surgiu muito antes da sua formação acadêmica. Em 2012 ingressou na Portfólio Escola de Fotografia. Buscando aprimoramento pessoal e profissional, o fotógrafo Todeschi tem realizado constantes atividades entre elas: Coletivo Frações Urbanas organizadas pelo arquiteto e fotógrafo Roberto Tourin Fontan, do Coletivo Photo Club Network e o do Núcleo de Fotografia da Associação dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, Coletivo “Meu Brasil” com coordenação de Ricardo Esteves .O aprendizado é certo e a possibilidade de conhecer o trabalho de outros fotógrafos nos deixa muito feliz”, ressalta Todeschi.

Regis Debray assinala que a imagem nasce da morte, como negação do nada e para prolongar a vida, de tal forma que entre o representado e sua representação haja uma transferência de alma. Para muitos grupos indígenas não é permitido que sejam feitas fotografias, pois acreditam que “sua alma será roubada”. Profundamente consciente da situação dos povos indígenas em seu país, que muito mais do que uma imagem, estes grupos éticos têm sido saqueados por muito tempo, ele acredita em sua missão de ressuscitar a noção de paz por meio de sua fotografia.  Atualmente trabalha em missões fotográficas onde desenvolve trabalhos voluntários e ativismo social e diversas regiões do país e do mundo. “Gosto daquela máxima: fazer o bem sem olhar a quem”, finaliza Todeschi.  O fotógrafo está em momento muito frutífero participando amplamente de exposições individuais e coletivas, catálogos, tendo fotografias em coleções particulares em vários locais pelo mundo. Dia 06 de junho, realizará exposição individual em Nova Iorque na Agora Galery.

 

CURRÍCULO

Em sua incessante busca em aperfeiçoar-se tem participado de cursos, concursos, catálogos, exposições, etc. Destacando alguns, CURSOS E CONCURSOS:  APAVE Retratos da Natureza Brasileira (2013, 2014, 2015 e 2017), Concurso Momento Decisivo do Photo Team Romênia no Leste Europeu (2015), Concurso da Roda de Fotógrafos “O Que te Move” (2016), Concurso Global Konzepto Urban Group (2016), Concurso VIEWBUG PHOTO CONTEST (2018), Vol. 135,  Photo: Arara Azul. PARTICIPAÇÃO EM CATÁLOGOS E EXPOSIÇÕESExposições:  Coletiva Atelier Frações Urbanas (2014), Exposição Retrahere do Photo Club Network no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba (2014),  ECAV – Exposição Contemporânea de Artes Visuais da APAP/PR (2015) no Memorial da Cidade de Curitiba, Ablepsia no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba (2015); Corpus no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba (2016) Exposição e participação no Livro Muros Visuais da APAP 2017 – Exposição (Convocatória Coletiva) Galeria Airez (2017); MEU BRASIL Edição Paris, Exposição Coletiva de Fotógrafos Artistas Brasileiros (2018 e 2019). CATÁLOGOS: Inclusão da Obra “Alma Feminina” no Catálogo da Bienal Internacional de Curitiba 2015; Participação no segundo livro da Roda de Fotógrafos com um recorte da produção fotográfica brasileira.

 

MAIORES INFORMAÇÕES:

Sobre Luiz Guilherme : críticas, informações diversas https://www.lgtfotografia.com.br/luiz-todeschi-photo-art

Entrevista Saia da Caixa: https://heloisatolipan.com.br/gente/saia-da-caixa-de-helen-pomposelli-com-o-fotografo-luis-guilherme-todeshi/

Entrevista RFI Internacional https://www.lgtfotografia.com.br/videos-interviews/photographer-curitibano-exposes-in-paris-works-inspired-by-spirituality

Convite Vernissage 06 de Junho em NY – https://www.agora-gallery.com/Invite/Luiz_Todeschi.aspx

Website: www.lgtfotografia.com.br  

Facebook: www.facebook.com/lgtfotografia

Instagram: @luiztod

Contato:

Luiz Todeschi Photography – Fotógrafo e Vídeo Maker

Tel: 55 47 3081-1943

Cel:55 41 99804-9679

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*