KATIA VELO, REFERÊNCIA DE DETERMINAÇÃO PARA ALCANÇAR OBJETIVOS

Katia Velo ao lado do jornalista Luiz Augusto Juk.
Foto / Divulgação

Texto do jornalista Luiz Augusto Juk

Quem está  consolidando seu trabalho com grande determinação na área cultural com algumas  pinceladas no meio empresarial é a artista plástica Katia Velo, que tem sua base de ação em São José dos Pinhais, mas com bom trânsito e atuação também em Curitiba.

Além de professora de Arte, colunista cultural e fotógrafa,  Katia Velo, neste ano de 2012, deu importantes passos que a colocam não só no topo de suas atividades culturais como a transformam numa referência de pessoa que não perde tempo discutindo limitações. Ela  estabelece prioridades, concentra-se em seus objetivos e, acima de tudo, tem determinação.

E para conseguir os resultados de   suas ações,  Katia Velo, emprega sua  capacidade de decisão que  tem um significado extraordinariamente relevante quando colocada em prática. Pois como dizem os estudiosos, esta postura aponta para a personalidade de pessoas firmes em seus propósitos.  Está associada a traços fortes como convicção de desejos, alvos fixados e planos bem definidos. O “Espaço Business Woman CWB” parabeniza   Katia Velo pelas  conquistas de seus objetivos.

LANÇAMENTO DE LOGOMARCA KATIA VELO

Entre as recentes conquistas, Katia Velo fez recentemente o lançamento de sua logomarca que foi elaborada e desenvolvida pela Savannah Ações em Comunicação. Segundo ela , “a logo possibilitará uma identificação ainda maior das minhas ações e fortalecerá minhas atuações culturais e artísticas”. Outra importante participação de Katia Velo, foi o cerimonial de abertura do Museu Atílio Rocco em São José dos Pinhais que foi prestigiado por várias pessoas da comunidade entre elas autoridades locais, artistas, funcionários,  ex-diretores da instituição, colaboradores e amigos do museu.

O Museu Municipal Atílio Rocco, em São José dos Pinhais, no mês de  setembro, comemorou 35 anos com muitas atividades, entre elas, a palestra intitulada “A importância de visitar museus”, ministrada pela professora de arte, artista plástica e colunista cultural Katia Velo.

Sobre a palestra, a premiada escritora Isabel Furini, descreveu: “Partindo de um texto de Picasso, que inicia da seguinte maneira ‘Para mim, não há passado nem futuro na arte’, a professora Katia Velo orientou o público sobre a necessidade de olhar de maneira diferente para a arte e também para os museus.   Descartando a ideia de que Museu é lugar de ‘coisa velha’, a professora Katia afirmou que um museu é um local de energia, de vida, de arte, de beleza. Além das memórias materiais, como peças, objetos, obras, os museus também possuem riquezas imateriais como relatos, histórias, narrativas, costumes.   Um museu é um lugar para ser percorrido, estudado, para reunir pessoas que amem arte e cultura. Para a artista plástica Katia Velo é preciso voltar à origem da palavra Museum, que fala do lugar, templo ou palácio das Musas. Na mitologia greco-romana as Musas eram protetoras das artes, das letras e das ciências. Só podemos dizer que a excelente palestra da professora Katia Velo encantou o público.”

AÇÕES KATIA VELO

Katia Velo cada vez mais se confirma como a principal expoente das artes plásticas de São José dos Pinhais, com participações em mostras locais, estaduais, nacionais e internacionais. No primeiro semestre deste ano, por exemplo,   organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, foi realizada a  exposição “Diversidade”, no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Na ocasião foram reunidos   trabalhos da autora da cidade, como quadros da série “Arabescos” e outros  nomes que também participaram regularmente de eventos culturais.

Segundo Katia Velo, “Arabescos” é inspirada na arte islâmica que teve grande influência indiana, bizantina e chinesa. “No princípio, eram representações figurativas, mas aos poucos estas imagens foram abstraindo-se”, explica Katia Velo.

UM POUCO DE KATIA VELO

Katia atua como professora de Arte, colunista cultural, artista plástica e fotógrafa. Exerceu  cargos em empresas multinacionais e nacionais (de 1983 a 2002) como a SANBRA, DISBRA, Medial Saúde entre outras. Atuou também como professora concursada na rede pública de ensino de 1992 a 2002.   No Paraná, ocupou o cargo de Chefe de Divisão de Artes Plásticas, Música, Dança e Literatura em 2004 na Secretaria Municipal de São José dos Pinhais. Desde 2007 tem exercido cargos na diretoria da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR.

Participa desde 2005 do Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato – CACEV. Foi  professora de pintura em tela na Prefeitura de São José dos Pinhais de 2007 a 2010.   Desde 2010, ministra aulas de arte na escola Evolutiva em São José dos Pinhais e desde 2011 no Colégio SION, Solitude em Curitiba.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*