KATIA VELO PARTICIPA DA 16a. SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) Quinze artistas curitibanos, coordenados pelos artistas visuais Eloir Jr. e Carla Schwab, apresentam a exposição coletiva ”A CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICA DA MULHER NEGRA NO BRASIL”, no Espaço Cultural IPO. A mostra busca resgatar esta memória cultural que enriquece há séculos a expressão negra.

“Uma Cabeça Cheia de Cores” – Obra da Artista, Professora e Colunista Katia Velo – Trabalho em acrílica sobre tela, com dimensão: 80x60cm, ano 2018.

Artistas participantes: Ana Lectícia Mansur, Ari Vicentini, Bia Ferreira, Carla Schwab, Cecifrance Aquino, Celso Parubocz, EloirJr., Katia Velo, Kezia Talisin, Luciana Martins, Luiz Felix, Marcio Prodocimo, Oswaldo Fontoura Dias, Raquel Frota e Tania Leal.

“Uma Cabeça Cheia de Cores” – Obra da Artista, Professora e Colunista Katia Velo – Trabalho em acrílica sobre tela, com dimensão: 80x60cm, ano 2018.“Não sou livre enquanto outra mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas.” Com a frase da escritora americana Audre Lorde, Marielle encerrou o encontro com as mulheres do movimento, Jovens Negras Movendo as Estruturas, um pouco antes de ser assassinada com quatro . O preconceito já traduz a incapacidade de compreender o outro. Preconceito (pré-conceito) opinião, julgamento, análise sem conhecimento. Violência só gera violência, redundante, mas fatídico. Qualquer intervenção em um momento crítico pode ser necessária, mas não resolve o que a motiva. No Brasil, o desemprego, a miséria, a desigualdade social, o descaso com a educação, a falta de oportunidade e a roubalheira sem precedentes dos políticos, nos conduz a um pensamento coletivo do tipo “se eles fazem, por que eu também não posso?”. Não adianta só construir mais presídios, colocar mais policiais (ou soldados) nas ruas, criar mais leis. Você até pode tentar estancar o sangue colocando um torniquete, mas o problema continua e só vai piorar. Os próximos passos: amputação e, consequentemente, morte. Devemos e podemos mudar! Que a justiça, igualdade e oportunidade possam ser a tríade do nosso Brasil! Não importa a cor, cargo, opção sexual, sexo, religião, um crime é um crime! Preconceito é crime! Basta!

Sobre o Espaço Cultural IPO:
Fundado há 4 anos, o Espaço Cultural IPO localiza-se na sede principal do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia em Curitiba-PR, e tornou-se uma referência artística, humana, de sociabilização e inclusão social que valoriza a produção artística, procurando humanizar através da arte os que ali trabalham ou vem em busca de saúde. Em 2017, durante as comemorações dos 03 anos de fundação do Espaço Cultural, a Instituição que o sedia também comemorou 25 anos, e em alusão a estas datas, lançou um livro artístico bilíngue catalogando os artistas que por lá apresentaram seus trabalhos.
Serviço:
Exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”
De: 13/05 a 14/06/2018 – Horário Livre
Local: Espaço Cultural IPO
Endereço: Rua Goiás, 60 – Água Verde
Térreo
41 – 3314-1500
Curitiba-PR
Entrada franca

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*