KATIA VELO ASSINA A CURADORIA DA EXPOSIÇÃO “BOUQUET”

A artista plástica Jucilmara Loos Vieira e a curadora Katia Velo.
Crédito: João Fernandes Alves Neto

Aconteceu na última segunda,  25 de novembro, às 18h30, a abertura da exposição “Bouquet”, da artista plástica Jucilmara Loos Vieira. Com a presença  do Secretário de Cultura, Amarildo Rosa, o Chefe de Divisão de Literatura e Artes Plásticas, Roberto Machnievscz, a Diretora do Museu, Elza Maria Delage, a curadora da exposição, Katia Velo, a arquiteta Manuela Tourinho, André Gabardo, e familiares da artista Jucilmara Loos Vieira. 

Sobre a exposição, a curadora Katia Velo, descreve “As flores sempre provocam encantamento! As obras de JuciImara transmitem as formas e cores de diferentes tipos de flores apresentando seu estilo acadêmico com pinceladas leves em óleo sobre tela. Em algumas o fundo desfocado, lembra o efeito fotográfico”. A artista produziu 14 quadros especialmente para a exposição. Todas as obras exploram o universo de flores femininas e românticas, por isso a curadora intitulou a exposição – bouquet (de origem francesa). 

Sobre Jucilmara Loos Vieira

             JUCILMARA LUIZA LOOS VIEIRA é natural de Curitiba e reside em São José  dos Pinhais desde 1984.  Formada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná com licenciatura em filosofia, História e Psicologia. Possui  duas pós-graduações, sendo a primeira em História e Filosofia da Ciência pelo IBPEX e  a segunda em Psicopedagogia pela mesma instituição. É professora PDE de História da rede estadual de Educação do Paraná, onde ministra aulas para o ensino médio e fundamental neste município, somando uma carreira de 22 anos de docência.

          Atualmente desenvolve um trabalho de pesquisa em Educação Histórica, junto ao LAPEDUH-( Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica) pela Universidade Federal do Paraná.  Sua pesquisa  envolve a iconografia pictórica como fonte de estudo na área de história, a formação da consciência histórica dos jovens estudantes e a formação de professores.

          Jucilmara demonstra seus dons artísticos desde criança, e  sua realização  veio ao expor nas telas  a simplicidade das cores que formam o mundo  e a vida.  Em 2004  passou a realizar exposições  e  de lá para cá busca seu aperfeiçoamento  profissional. Por meio  do conhecimento nas áreas de estética, filosofia e história da arte, procura valorizar as diferentes formas de expressão  artística .

Entende que a arte  é sempre bela, depende da ótica de quem realmente a experimenta.  Para a  artista, a contemplação estética deve ser o momento que as pessoas possam se deslocar do real para o imaginário e neste, encontrar-se consigo mesmo na superação  da própria realidade.

         Com um traço acadêmico rigoroso,  a artista combina estilos florais, marinhas, paisagens, natureza-morta, figuras humanas , abstratos e casarios. Possui acervo espalhados pelo Brasil e exterior : Inglaterra, Israel e Alemanha.

 Em sua trajetória  já participou  de cinquenta e duas exposições, sendo  onze delas individuais; expondo suas obras em diversos locais como:

– Aeroporto internacional Afonso Pena.

– Galeria de artes da Secretaria Municipal de São José dos Pinhais.

-Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná-APAP.

-Colégio Militar do Paraná.

-Câmara Municipal de Vereadores de São José dos Pinhais.

-Biblioteca Municipal Sharffemberg de Quadros em São José dos Pinhais.

-Faculdade Pilares.

-Banco do Brasil de São José dos Pinhais.

-Fundação Mokiti Okada.

-Tribunal de Contas do Paraná , escolas e outros espaços.

 Sua preferência está em pintar flores e a natureza, pois encontra nelas a perfeição e a aproximação  maior do Criador . Ministra aulas de pintura a óleo  em seu atelier e vê o crescimento de suas alunas e de suas técnicas  ao longo dos anos. Além da pintura em tela dedica-se quando há tempo a arte do fogo, ou seja da pintura em porcelana, onde acredita que na técnica dos chineses a perfeição dos traços  e a leveza do pincel se consolida proporcionando uma das artes mais nobres. Acredita que Deus é o responsável maior por sua inspiração e agradece a Ele todas as suas conquistas.

A exposição permanecerá aberta para visitação até dia 20 de dezembro de 2013.

Serviço:

Exposição “Bouquet”

Local: Escola da Cultura

End. Rua Joaquim Nabuco, 3.136 –Centro São José dos Pinhais / PR

Tel.: (41) 3381-5910

Período da exposição: 25 de novembro até 20 de dezembro de 2013

Horário de Funcionamento para visitação: De 2ª. a 6ª. das 8 às 18h

Entrada Franca

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*