KaragOzwk conta A FÁBULA DO FLAUTISTA

O Flautista de Hamelin
Foto / Divulgação

Novo espetáculo de teatro de sombras da Companhia Karagozwk

traz ao palco a bela fábula de HAMELIN, a cidade tomada pelos ratos

 

Na próxima quinta-feira, 21 de março, estreia no Teatro Falec em Curitiba a temporada de “O Flautista de Hamelin”, novo espetáculo da Companhia Karagozwk, especializada em teatro de sombras.

Uma característica marcante desta linguagem é o refinamento das sombras projetadas pelos recortes de imagens, pelos objetos e pelo próprio corpo dos atores, que compõem um rico universo visual. “Além de divulgar a arte milenar do teatro de sombras, nosso intuito foi desconstruir a história original criando um cenário plasticamente rico e com imagens em movimento a partir de recursos tecnológicos e também com preocupação sustentável, já que a maioria dos materiais utilizados para este espetáculo infantil são confeccionados a partir de materiais reciclados”, revela o diretor do espetáculo, Marcello Andrade dos Santos.

Para este espetáculo, a Companhia Karagozwk contou com a direção e criação de imagens de Marcello Andrade dos Santos, a composição musical de Celso Piratta que criou uma trilha sonora original e Marcia Széliga que realizou as ilustrações. No elenco: Daniele Madrid, Ronald Pinheiro e Gilmar Rodrigues.

 

“Vamos contar a aventura do forasteiro flautista, que protege as crianças da cidade em uma montanha onde se estuda musica e arte, afastando as crianças do mundo hostil do Rei Ratone, vilão da história. O espetáculo mostra a importância de “cumprirmos nossos acordos” e mostra também que a música tem o poder de nos elevar a um plano mais bonito e de melhor qualidade”, completa o diretor.

 

O espetáculo “O Flautista de Hamelin” foi contemplado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, sendo incentivado pela ALL America Latina Logística.

 

 

+ Sinopse

O Flautista é uma antiga história, contada em teatro de sombras, sobre a pequena cidade de Hamelin que foi tomada por uma incrível peste de ratos. O rei malvado prometeu uma grande recompensa em ouro para quem livrasse a cidade  deste mal. Somente o efeito da música do flautista e a alegria das crianças será capaz de superar esta crise.

 

+ Sobre a companhia karagözwk

A Companhia Karagozwk é especializada na arte milenar do teatro de sombras e atua no cenário cultural desde 1985, com a produção de espetáculos e cursos. Dentre suas principais realizações destacam-se:

 

Prêmio TROFÉU GRALHA AZUL de MELHOR PESQUISA, em 1987, com o espetáculo O JOELHO JUVENAL E PELEGRINO E PETRÔNIO, de Ziraldo.

 

Prêmio de Melhor Pesquisa no Festival Catarinense de Teatro de 1986, com o espetáculo Janeiro.

 

Em 2012, A Companhia Karagozwk obteve ótimo resultado de público e crítica com “BUANGA, a noiva da chuva” premiada com dois Troféus GRALHA AZUL de Melhor Diretor Infantil e Melhor Trilha Sonora.

 

E, com o espetáculo “ALBERTO, o menino que queria voar!” foi contemplado com o Prêmio de Formas Animadas da FCC e foi único espetáculo a representar o Brasil no 10 Taller International de Teatro de Títeres de Matanzas em CUBA.

 

Dentre suas principais realizações destacam-se:

 

+ outros espetáculos da companhia

ALBERTO, O MENINO QUE QUERIA VOAR, 2012

BUANGA, A NOIVA DA CHUVA, 2011

HOMEM-PALCO, 2011

COMPADRE RICO E COMPADRE POBRE, 2011

SHOW DO MENESTREL, 2010

ISTo É KARAGözwk!, Corrente Cultural de Curitiba, 2010

A História de Babar, no CCBB Rio, São Paulo e Brasília, 2008

História da Música, com texto de Angelo Esmanhotto, 2009

BALLET DAS SOMBRAS, coreografia de Ailton Galvão, 2007

HAMLET, 2005

O GIGANTE DA FLORESTA, texto de Hélio Ziskind, 2004

KUMBU, de Rogério Andrade Barbosa, 2004

O Rei Que Ficou Cego, texto de Ricardo Azevedo, 2000

JÔ SOARES no Guairão, cenário animado com sombras, 2000

O GRANDE CIRCO DE SOMBRAS, direção de Paulo Afonso, 1995

ROCK NA PRAIA, show com BARÃO VERMELHO, telão com sombras, 1988

 

+ Sobre O TEATRO DE SOMBRAS

O teatro de sombras é uma forma de teatro de bonecos praticada tradicionalmente em países orientais. Sua técnica consiste na projeção de sombras através da manipulação de um boneco de varas entre uma luz e uma tela. Espetáculos com esta técnica já aconteciam entre indianos por volta do ano de 6.000 AC como parte de rituais religiosos. Somente no século XIII que a técnica passa assumir um caráter laico se difundindo de forma bastante popular no mundo árabe. Como expoente desta passagem, pontua-se o Teatro Karagöz com espetáculos de crítica político-social realizado nas feiras da cidade turca de Bursa. Hoje esta arte milenar se enquadra no gênero de formas animadas e é considerado como um dos primórdios do cinema e da animação com marionetes.

 

+ FICHA TÉCNICA

IMAGENS E DIREÇÃO I Marcello Andrade dos Santos

AUTOR E PRODUÇÃO I Luiz Roberto Meira

ELENCO I Daniele Madrid, Ronald Pinheiro e Gilmar Rodrigues

trilha sonora I Celso Piratta

ILUSTRAÇÕES I Marcia Széliga

FIGURINO I Vicente Salles dos Santos

design gráfico I Jack Silva

 

+ SERVIÇO

O FLAUTISTA DE HAMELIN com a COMPANHIA KARAgOZWK

 

Quando I 21 de Março a 14 de Abril de 2013

 

Horários I

Quinta e Sexta: 10h e 15h

Sábado e Domingo: 15h e 17h

 

Local I

Teatro FALEC

Rua Mateus Leme, 990 I Centro Cívico I Curitiba, PR I (41) 3352.2685

 

CLASSIFICAÇÃO indicativa I Livre para todas as idades

 

ENTRADA I

R$20,00 (inteira)

R$10,00 (meia)

 

INGRESSOS À VENDA I

Bilheteria do Teatro FALEC 1 hora antes do início das apresentações.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*