Japan House São Paulo – Confira a programação #JHSPONLINE de setembro

Atividades destacam a nova exposição em cartaz, a realização da Bienal de São Paulo e eventos online acessíveis que reforçam a conscientização para o Setembro Azul

Conhecendo Yuko Mohri/Divulgação

Em setembro, a Japan House São Paulo apresenta no #JHSPONLINE, uma série de atividades online com conteúdo sobre nova exposição “Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto”, da artista visual Yuko Mohri, encontros em torno da Bienal de São Paulo e uma série de eventos em prol do Setembro Azul, mês de visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, para promoção da conscientização em torno deste assunto tão relevante.

Com a exposição “Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto”, em exibição no segundo andar da instituição, a equipe do Educativo promove o evento “Conhecendo Yuko Mohri”, uma live no Zoom para apresentar a mostra e outros trabalhos da artista visual, além de abordar a forma como ela incorpora elementos da cultura japonesa e da arte contemporânea em suas instalações. O encontro acontece dia 17 de setembro, às 17h e é necessária inscrição prévia pelo site www.japanhousesp.com.br/eventos

Yuko Mohri também é uma das artistas internacionais convidadas para integrar a 34ª Bienal de Arte de São Paulo, que acontece até 5 de dezembro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. E em celebração à realização do evento, a Japan House São Paulo promove, no dia 24 de setembro, às 17h, o encontro online “Conhecendo o Japão na Bienal de SP” sobre as obras e artistas japoneses que já participaram da Bienal, a fim de levantar diálogos sobre suas produções e pensamentos artísticos.

Acessibilidade em destaque

E a Japan House São Paulo, que possui um contínuo trabalho para promoção da acessibilidade em sua sede e em todo o conteúdo expositivo on e offline, destaca no #JHSPONLINE deste mês, algumas atividades que dão luz a relevância ao Setembro Azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, com a realização de eventos acessíveis com recursos em Libras, legendas e audiodescrição para reforçar a conscientização e importância da acessibilidade em todas as áreas.

“Temos trabalhado constantemente no desenvolvimento do JHSP Acessível, o programa de acessibilidade da instituição e estamos muito felizes em oferecer recursos como Libras e legendas nesses eventos que acontecem ao vivo”, comenta Hiromi Saito, Supervisora Educacional e Cultural da Japan House São Paulo. Ainda dentro da programação para o Setembro Azul, a instituição criou em parceria com a Takasago – umas das maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo – uma ação especial propondo uma viagem sensorial por meio do olfato. “Esta atividade busca contemplar de uma forma mais completa as questões de acessibilidade e, para nossa alegria, as inscrições se esgotaram rapidamente. Com certeza, pensaremos em outras edições no intuito de atender a um maior número de pessoas”, finaliza Hiromi. Inclusive, a instituição acaba de receber o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, concedido pela Prefeitura de São Paulo via Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Dentro da programação do mês, a primeira atividade “Ciclo de mangá: Japão nos quadrinhos” será no dia 18/9, às 17h, e destacará obras que abordam temas como acessibilidade e inclusão por meio de uma leitura coletiva dos mangás A Voz do Silêncio, de Yoshitoki Oima, que conta sobre as consequências do bullying e a construção da empatia, e do 14° volume de Vagabond, de Takehiko Inoue, cuja figura principal é o samurai surdo Sasaki Kojiro. O encontro online pelo Zoom terá acessibilidade em Libras, legendas e audiodescrição.

No dia 21/9, acontece a palestra “Para além das molduras: janelas como potência arquitetônica” com os professores Naoshi Kaneko e Edna Aparecida Nico Rodrigues, apresentando suas pesquisas e o modo como as janelas influenciam na arquitetura das construções, assim como no conforto e na conexão do ambiente externo com o interno. A conversa acontece às 19h e será mediada pela diretora cultural da Japan House São Paulo, Natasha Barzaghi Geenen, e Fernando Mungioli, publisher da revista PROJETO, e contará com recursos de acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas pelo Youtube.

Já no dia 23 de setembro, às 20h, a Japan House São Paulo e o Study in Japan/Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão (FIEJ) promovem a palestra “Estudos no Japão: os aprendizados desta experiência”. Mediado por Eric Klug, Presidente da instituição cultural nipônica, o evento online conta com a participação direta do Japão de Sideney Schreiner, especialista em mobilidade urbana e que prestou serviços para os jogos de Tokyo 2020; e do jornalista esportivo Tiago Bontempo, que estudou na cidade japonesa de Yokohama em 2019, como bolsista da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Na ocasião, eles comentam sobre a vivência de intercâmbio no Japão, bem como a influência e colaboração na vida profissional. A conversa também contará com recursos de acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas com transmissão via YouTube da Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão.

E no final do mês, no dia 28/9, às 16h, o encontro “Conversas com o educativo – Wa: harmonia e equilíbrio” irá proporcionar uma reflexão sobre o respeito e conexão tanto entre as pessoas quanto com a natureza, presentes na cultura japonesa a partir do pensamento e da prática do convívio com o coletivo e o meio ambiente através do Wa (harmonia). O evento também contará com acessibilidade em Libras, legendas e audiodescrição.

Confira abaixo a programação:  

Conhecendo Yuko Mohri 

Quando: 17 de setembro (sexta-feira), às 17h 

Onde: ZOOM  

Inscrições obrigatóriashttps://www.japanhousesp.com.br/eventos/ 

Conhecendo o Japão na Bienal de SP

Quando: 24 de setembro (sexta-feira), às 17h

Onde: ZOOM

Inscrições obrigatórias: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/

Ciclo de Mangá 

Quando: 18 de setembro (sábado), às 17h 

Onde: ZOOM 

Mais informaçõeshttps://www.japanhousesp.com.br/eventos/ 

Palestra “Para além das molduras: janelas como potência arquitetônica”

Quando: 21 de setembro (terça-feira), às 19h

Onde: Youtube

Mais informações: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/ 

Palestra “Estudos no Japão: os aprendizados desta experiência”

Quando: 23 de setembro (quinta-feira), às 20h

Onde: YouTube da Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão

Mais informações: https://www.feiradojapao.com/

Conversas com o Educativo – Wa: harmonia e equilíbrio 

Quando: 28 de setembro (terça-feira), às 16h 

Onde: ZOOM 

Inscrições obrigatóriashttps://www.japanhousesp.com.br/eventos/ 

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:  

Site: https://www.japanhousesp.com.br  

Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp  

Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp  

YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp  

Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp  

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 

Horário de funcionamento:  

Terça a sexta-feira, das 10h às 17h 
Sábados, domingos e feriados | das 9h às 18h 
Entrada gratuita 

※Devido ao coronavírus, estamos funcionando com capacidade reduzida. Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo. 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):  

A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum – o mais alto nível de reconhecimento do programa – concedida a edificações sustentáveis.  

Enviado por Raisa Scandovieri / Suporte Comunica

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*