Impressões de Uiara Bartira e Fernando Bini sobre a exposição “Pergunte ao Tempo”, de Lizete Zem

Sucesso de crítica e público. Fotos da abertura da exposição “Pergunte ao Tempo” de Lizete Zem.
Divulgação
Celine e Fernando Bini, Denise Wendt , Didonet Thomaz, Lizete Zem, Solange Garcia Pitangueira, Rosimeire Odahara e Uiara Bartira.
Divulgação

A abertura da exposição “Pergunte ao Tempo”, de autoria de Lizete Zem, foi um sucesso, dia 15 de março, no MuMA (Museu Municipal de Arte), no Portão Cultural. Mesmo ocorrendo numa data concorrida no mundo das artes em Curitiba, quando aconteceram diversos outros eventos. A exposição foi visitada por críticos de arte, artistas visuais e pelo público em geral.

A curadora de “Pergunte ao Tempo”, a artista visual Uiara Bartira, nos deu uma palavrinha sobre as obras da exposição. Segundo ela, “Lizete é essencialmente pintora que se dedica a outras linguagens, como experimentações e pesquisas, que resultam nas pinturas que faz”. Segundo ela, toda esta materialidade que Lizete tem, essa questão da memória que tem nesta exposição, faz uma trajetória que leva ao resultado plástico competente. “Mostra também todo um processo para chegar ao uso da cor, com essa veemência que Lizete faz”, assinalando que a artista tem um discurso prático e objetivo do que quer expressar.

O crítico de arte Fernando Bini esteve presente à exposição. Foi de sua autoria o depoimento impresso na abertura de “Pergunte ao Tempo”. A seguir algumas de suas impressões sobre o trabalho: “A procedência da obra de Lizete Zem, sem dúvidas, vem da pintura, mas nos seus devaneios ela a transforma em esculturas ou instalações. Assim a cor terra vem desde suas primeiras telas, mesmo com um intenso colorido, alegre, nos quadros com imagens de família. Ali a terra foi escamoteada pelo rico cromatismo na tensão entre o claro e o escuro, restando subjacente.

Suas pinturas de paisagens já se fixam nas terras, no escuro, no abissal. Mas é uma beleza que vem desse abismo na procura da luz e da cor: “Vens do fundo do céu ou do abismo, ó sublime Beleza?” (Charles Baudelaire). E é assim que Lizete vai destilando suas formas para se apropriar da matéria, das matérias, não só a terra, mas incluindo todos os fenômenos que podem transformá-la”.

As palavras de Uiara Bartira e Fernando Bini são um convite ao público!

Release por Maria Fernanda Gonçalves

Serviço: Exposição “Pergunte ao Tempo”

Artista visual: Lizete Zem

Onde: MuMA (Museu Municipal de Arte). Av. República Argentina, 3.430, Portão Cultural. Horário de funcionamento: 10h às 19h (3ª feira a domingo).

Período expositivo até 18 de maio.

Haverá oficinas, mesas-redondas e a edição de uma publicação, a serem divulgadas.

Assessora de Comunicação – Maria Fernanda Gonçalves

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*