Herança Cultural na SP-Arte 2025


 A Herança Cultural apresentou na SP-Arte uma seleção refinada que transpõe as fronteiras entre o vintage e o contemporâneo, evidenciando o valor singular de cada peça. O espaço converteu-se numa galeria efêmera, pautada por um olhar atento à originalidade, à materialidade e ao diálogo que cada mobiliário estabelece com o tempo. Espaço Herança Cultural – SP-Arte 2025 Poltrona Mole de Sérgio Rodrigues original e sem restauro para destacar o valor da originalidade. Foto Ale Ruaro O ponto de partida foi a estrutura da icônica Poltrona Mole de Sérgio Rodrigues, apresentada em seu estado original, intocada pelo restauro. Este exemplar sublinha a força expressiva da originalidade que preserva as marcas do uso e do tempo.
 Herança Cultural trouxe também conjunto de mobiliário desenhado sob medida para uma residência particular projeta por Jorge Zalszupin em 1955, ilustrando magistralmente o papel do design como extensão da arquitetura. A poltrona
M-127, projetada por Percival Lafer em 1973, traduz em sua estrutura de madeira um equilíbrio primoroso entre linhas retas e materiais naturais, representando com vigor o espírito modernista brasileiro, sutilmente robusto e ao mesmo tempo sofisticado.
 Mesa Vera em Vidro de Oscar Niemeyer Em primeira exibição na feira, a mesa Vera de Oscar Niemeyer, projetada em 2008, integrante do catálogo oficial de reproduções da galeria em parceria com o instituto iadê de arte e design, afirma-se como um elo potente entre o legado modernista e as novas gerações.
   Mesa de jantar de Rodrigo silveira estea entre os lançamentos do ano da galeria Entre os lançamentos da galeria, a mesa de jantar de Rodrigo Silveira que estabelece um embate entre natureza e geometria em mesa redonda onde a madeira catuaba repousa sobre a solidez bruta da pedra seixo.  Poltrona Boa dos Irmãos Campana original criada em 2002 provoca a discussão para os “novos vintage””. Foto Ale Ruaro Complementando este diálogo temporal, Herança Cultural provoca reflexões em torno dos “novos vintage”, ao expor o sofá Boa dos Irmãos Campana, concebido em 2002. Aqui, o recente torna-se histórico, estabelecendo novos parâmetros para o olhar contemporâneo sobre o design brasileiro.
  SP-Arte 2025_Herança Cultura
 herancacultural.comherancacultura 

Uiara Costa de Andrade – Agência Catu

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