GAIA: A FORÇA DA ARTE FEMININA PARANAENSE CONQUISTA A ITÁLIA

As artistas Nani Nogara e Malu Rebelato / Divulgação

Com uma obra feita a partir de mais de 10 mil filtros de café usados, o coletivo paranaense Duas Marias, formado pelas artistas Malu Rebelato e Nani Nogara, conquistou o prêmio de Melhor Escultura na Bienal Internacional de Arte da Riviera Romana, na Itália.

A escultura premiada, batizada de “Gaia”, nasceu em Cascavel (PR), mas carrega no seu corpo costurado histórias universais. Com filtros de café doados pela comunidade, a obra ultrapassa os limites do material e transforma-se em um símbolo profundo: o café que nasce da terra, a cor que remete ao solo, a textura que lembra pele. A pele da Terra. A pele da mulher.

Gaia é a deusa Terra, nosso planeta, que nos dá vida. Representá-la com filtros de café é como costurar memórias, afetos, rituais cotidianos e a força resiliente das mulheres”, compartilha Nani. “Cada filtro traz o instante de uma vida comum: um café em família, entre amigas, na pressa, na alegria, na tristeza…”, completa Malu.

Divulgação

O reconhecimento internacional veio com o olhar sensível da curadora Ana Carolina Villanueva, diretora da Luka Art Gallery, em Portugal. Encantada pela força estética e simbólica de Gaia, foi ela quem abriu caminhos para a obra além-mar. Gaia estreou em Sintra, no Palácio Biester, depois seguiu para Madrid, onde se tornou finalista do prestigiado Prêmio Reina Sofía de Pintura e Escultura, sendo a primeira obra brasileira a alcançar essa posição.

Agora, a escultura segue tocando corações e provocando reflexões no Centro de Arte e Cultura de Ladispoli, na Itália, onde permanecerá em exposição até o dia 30 de agosto.

Parabéns às artistas Malu Rebelato e Nani Nogara, que, com delicadeza e potência, colocam o Brasil, e a arte feita por mulheres, em destaque internacional.

Apoio: Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*