FOLHA DA MULHER COLUNA KV

O PODER DA COMUNICAÇÃO

FOLHA DA MULHER SJP – ED 133 – JUN 2023 – Katia Velo

“A palavra é meu domínio sobre o mundo. ” Clarice Lispector

 ENTRE FATOS E BOATOS

“Levanto a minha voz, não para que eu possa gritar, mas para que aqueles sem voz possam ser ouvidos…” Malala Yousafzai

Vivemos um momento em que somos bombardeados por notícias: úteis, inúteis, verdadeiras, falsas, de todos os tipos. É estressante, mas extremamente necessário que possamos nos certificar e, principalmente, não espalharmos notícias falsas, como são chamadas hoje as Fake News. Acredito que este papel cabe a cada um de nós. Censurar nunca foi um bom caminho (exceto em casos de crimes, golpes, racismo, entre outros notoriamente necessários) e a história comprova isto. Como dizem: comunicação é poder, eu diria que é mais do que isto, o poder está no controle da comunicação.

ARTE E COMUNICAÇÃO

“No futuro todo mundo será famoso durante 15 minutos”. Andy Warhol

Andy Warhol é uma referência quando o assunto é cultura de massa e imprensa. Ele percebeu o poder da comunicação das imagens e a partir disto criou obras icônicas. Iniciou com obras sobre tragédias como o acidente aéreo em Nova Iorque, até aquele momento o mais grave (1962) com o título, “New York Mirror”. O que mobilizou Warhol não foram os acidentes em si e sim a forma como tais eventos foram retratados pela imprensa e como as pessoas ficaram “hipnotizadas” com estas imagens.

JORNAIS IMPRESSOS

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”. Nelson Mandela

Nada nem ninguém é para sempre, mas não é o fim do jornal impresso, ou pelo menos alguns tipos de jornais.  O jornal diário sim, está mais próximo do fim devido à dificuldade em manter atuais as informações que chegam a todo minuto pela internet. No entanto, os jornais com o formato mensal como o nosso querido jornal FOLHA DA MULHER DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, não. E digo mais, ainda há espaço para crescer ainda mais. Destaco algumas razões:

·         CAPA – Destaca mulheres da nossa cidade com histórias inspiradoras.

·         INFORMATIVO – possui dicas e informações sobre o universo feminino, além de produtos e serviços da região.

·         DISTRIBUIÇÃO GRATUITA – você encontra no consultório, na esteticista, cabelereira, etc., leva para casa ou escritório e vê com mais atenção.

QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO

A comunicação tem um enorme poder sobre nós, inclusive de forma inconsciente. Portanto, a divulgação é um investimento necessário. Afinal, se marcas consagradas e reconhecidas até hoje fazem propaganda é sinal que isto deve ocorrer de forma contínua.

Além disto, tem coisa mais gostosa do que pegar nas mãos um jornal tão querido, de ótima qualidade e que traz assuntos e pessoas da nossa cidade!

Eu adoro e confesso que a memória afetiva tem um grande apelo sobre mim. Como descrito no livro “Os Sentidos do Impresso” da autora Simone Antoniaci Tuzzo, “paixão pelo toque do papel (tato), gosto pela formatação gráfica (visão), o som ao folhear as páginas (audição), o cheiro do jornal (olfato) e para completar os cinco sentidos, associar a leitura do jornal a degustação de uma xícara de café (paladar). ”

E para finalizar, incluo a frase icônica do mestre da comunicação, Chacrinha “Quem não se comunica se trumbica”.

PARA INSPIRAR – 4 FILMES SOBRE O PAPEL DA IMPRENSA:

Spotlight: Segredos Revelados (2015) – Um grupo de jornalistas americanos consegue provar abusos sexuais em crianças por padre católicos.

The Post: A Guerra Secreta (2017) – O jornal The Post precisa de uma notícia para alavancar e surge a possibilidade de exibir documentos sobre a Guerra do Vietnã, mas um juiz havia proibido. Cabe a proprietária do jornal, Kat, decidir se publicará a notícia ou não. O filme destaca a importância da liberdade de imprensa.

Todos os Homens do Presidente (1976) – Um dos maiores escândalos – o Watergate, provocou a renúncia do presidente dos Estados Unidos da época, Nixon.

Cidadão Kane (1941) – Um clássico que narra a história de Kane que vai da extrema pobreza até a riqueza como um influente proprietário de vários jornais. Inspirado na vida real do milionário William Randolph Hearst.

Por Katia Velo

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*