FLORENSE GABRIEL SEDIA EXPOSIÇÃO “BRASIL TUPI” DURANTE A DESIGN WEEK SÃO PAULO

Com curadoria de Lilian Pacce e organização do Brazil S/A, um seleto grupo de 21 artistas e designers apresentam versões pessoais da popular rede de dormir, peça icônica herdada da cultura indígena.

Crédito: Mariana Malheiros

A rede que nos aconchega para dormir e a rede de conectividade que nos comunica com o mundo são protagonistas da exposição “Brasil Tupi”, evento que acontece na Alameda Gabriel Monteiro da Silva durante a Design Week São Paulo, de 18 a 25 de agosto.

A jornalista Lilian Pacce é a curadora da mostra, que conta a origem e a evolução da rede de dormir. “É uma experiência única. Vemos a releitura desta peça icônica, de origem indígena, transformada em objeto de design por meio do talento de artistas brasileiros de diversas áreas”, comenta Lilian.

Nos primórdios, as redes eram feitas com cipó, depois surgiu o algodão e hoje já existem versões em diversos materiais. “O tempo passou, mas a rede continua parte do mobiliário de muitos lares em todo o Brasil, principalmente no Nordeste. Há quem ainda prefira dormir nela ao invés de se deitar na cama”, observa a curadora. E é justamente esse o intuito da exposição “Brasil Tupi”: mostrar como o design pode transformar peças icônicas através do olhar criativo de artistas.

Na Florense Gabriel, patrocinadora Master da exposição, são expostas 12 redes, criadas por Alê Jordão, Estúdio Mula Preta, Falcão, Glória Pires, Henrique Steyer, Jader Almeida, Morena Leite, Patricia Bonaldi, Paulo Alves, Ronald Sasson, Sig Bergamin e Vic Meireles. As outras nove serão expostas ao longo da Alameda Gabriel Monteiro da Silva: David Lee, João Pimenta e Ugo di Pace no Studio 689; Fernando Motta na Interbagno; Dudu Bertholini na Saccaro; Inês Schertel, Sérgio J. Matos e Wanderley Nunes na USE Gallery e Leo Capote na Tidelli.

Em Curitiba, a Florense está na Alameda Carlos de Carvalho, 1301, Batel.

EXPOSIÇÃO “BRASIL TUPI” NA FLORENSE

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 690 – Jardim América – SP

Telefone: (11) 3062.8188

Instagram: @florensegabriel

Abertura ao público: de 19 a 25 de agosto, das 10h às 19h

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*