FAMÍLIA ASSAD E TONINHO CARRASQUEIRA FAZEM SARAU NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Admirável família musical formada por Sérgio, Badi e Clarice explora a mistura do popular com o erudito

 

Clarice Assad. Crédito: Elis Ribeirete

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 11 a 13 de agosto, o Sarau com a Família Assad, uma das principais famílias musicais do país. Sérgio Assad, violonista do Duo Assad, a irmã dele, a violonista e cantora Badi Assad e a pianista Clarice, filha de Sérgio, dividem o mesmo palco pela primeira vez em Curitiba e prometem envolver o encantar o público. Os artistas de sólida carreira internacional trazem ainda, como convidado, o flautista Toninho Carraqueira. Juntos, eles apresentam um variado repertório, que vai do popular ao erudito.

 

O primeiro encontro da família ocorreu em 2014. Realizaram uma turnê que visitou 10 cidades norte-americanas e era marcada por três gerações da família no palco, mostrando estilos distintos. O lançamento da turnê foi no Templo de Dedur, no Metropolitam Museum, em Nova York. Um ano depois, o espetáculo esteve em cartaz no Palais de Beau Arts, na Bélgica, e se transformou no destacado CD e DVD “Um momento de puro amor”.

 

Tradição e reconhecimento internacional

 

A musicalidade da família tem como ponto determinante a formação do Duo Assad, por Odair e Sérgio, em 1965. Alunos da violonista Monina Távora (1921-2011), que foi discípula de Andrea Segovia, os Assad tornaram-se provavelmente um dos mais influentes duos de violões do mundo e gravou 37 discos.

 

Além de estabelecer novos padrões de interpretação, eles influenciaram vastamente na criação e introdução de novas músicas para dois violões. Sua incontestável virtuosidade inspirou uma ampla gama de compositores a escreverem músicas especialmente para os dois, entre os quais Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Jorge Morel, Edino Krieger e Francisco Mignone.

 

O Duo trabalhou com renomados artistas como Yo-Yo Ma, Nadja Salerno Sonnenberg, Paquito D’Rivera, Gidon Kremer e Dawn Upshaw e se apresentou como solista com algumas da principais orquestras do mundo.

 

Odair deveria vir a Curitiba para o show. “Mas um problema de saúde o impediu. Esta é uma ausência lamentada pela pessoa e músico que Odair é e pelo fato de que o Duo estaria em Curitiba. Mas, a sua substituição por Toninho Carrasqueira deixou a todos felizes. É um grande músico”, diz Alvaro Collaço, produtor deste Sarau.

 

Badi e Clarice

 

O sucesso e a visão musical do Duo influenciaram a irmã de Sérgio e Odair, Mariângela, a se tornar violonista. Badi aprendeu violão aos 14 anos. Com apenas 15 anos, ela dividiu com Fábio Zanon o primeiro lugar no Concurso Jovens Instrumentistas, no Rio de Janeiro. Ganhou o Concurso Internacional Villa-Lobos e foi escolhida como a única violonista para representar o Brasil no Concurso Internacional de Viña Del Mar, no Chile. De 1989 até agora, ela gravou 15 discos e 4 DVDs, incluindo “Three guitars”, projeto lançado em CD e DVD ao vivo com os violonistas Larry Coryell e John Abercrombie.

 

Em sua carreira solo, Badi destaca-se também pelas experimentações vocais, produzindo sons de percussão com a boca. Escolhida em 1994 pela revista norte-americana Guitar Player entre os 100 melhores artistas do mundo, Badi apareceu ao lado de grandes músicos como George Benson, Mariza, Bob McFerrin, Hermeto Pascoal e Dave Grusin, entre outros. Seus trabalhos solo  mais recentes são o CD “Singular”, de 2016, e o infantil “Cantos de Casa”, de 2014.

 

Clarice Assad, filha de Sérgio Assad, é pianista, cantora e compositora. Reside nos Estados Unidos há 20 anos. Recebeu prêmios importantes como o The Aaron Coland Award, prêmios da ASCAP e uma indicação ao Grammy 2009, com melhor obra clássica contemporânea.

 

Sua música de câmara foi gravada por músicos como o violocelista Yo-Yo Ma, violinista Nadja Salerno-Sonnenberg, o grupo vocal Chanticleer, a flautista Eugenia Zuckerman, o Duo Assad e o Turtle Island Quartet.

 

Sua música sinfônica, por orquestras da Filadélfia, OSESP, Tokyo Symphony, Cabrillo Symphony Orchestra e New Century Chamber Orchestra. Como intérprete de música popular, ela se apresenta em recitais solo, com seu grupo “Off The Cliff”  e em duo com o percussionista Keita Ogawa. Lançou quatro CDs, dos quais três são autorais, todos por selos norte-americanos de jazz.

 

Carrasqueira

 

Toninho Carrasqueira, músico convidado neste Sarau, é um dos principais flautistas do pais. Integrou por 15 anos o Quinteto Villa-lobos, recebeu indicações ao Grammy e formou um importante duo com a irmã, a pianista Maria José Carrasqueira. Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, é graduado no Conservatório de Versailles, na França e pela Escola Normal de Música de Paris. Carrasqueira se apresenta com algumas das principais orquestras sinfônicas e ao lado de artistas de variadas tendências estéticas, como o Quarteto de Brasília, Flo Menezes, Mauricio Carrilho, Egberto Gismonti, Naylor Proveta, Ivan Vilela  e Marlui Miranda, entre outros.

 

 

 

 

Serviço

Música: Sarau com a Família Assad

Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 11 a 13 de agosto de 2017 (sexta a domingo)

Horário: sexta e sábado, às 20h. Domingo, às 19h

Ingressos: vendas a partir de 5 de agosto (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos.

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*