EXPOSIÇÃO “SUBSTÂNCIAS” DE ANA MULLER

A exposição está aberta para visitação pública na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag

Obra de Ana Muller.

A Escola Municipal Pref. Omar Sabbag recebe o projeto “SEMEANDO NOVOS OLHARES” – aprovado pela Fundação Cultural de Curitiba – Grupo Arte 725

 

Ana Maria Müller Grollmann

Nome Artístico: Ana Müller

 

 

                                           “SUBSTÂNCIAS”

 

 

A série intitulada “SUBSTÂNCIAS” convida o observador a penetrar em um universo de imagens que surgem ao acaso pela ação da água tanto no papel, como na tela. A descoberta de formas e manchas geram associações com lembranças, com elementos significativos ao observador, e a construção destas imagens, conforme o alcance do olhar, do nosso mundo imaginativo, modifica, decompõe e inventa novas metáforas.

Desvendar as figuras e compreender o significado de formas faz com que o observador vivencie conclusões intelectuais, comovendo-se com o encanto dos significados percebidos: “Assim como uma pedra jogada na água se torna o centro e a causa de muitos círculos, assim como o som que se propaga no ar em círculos, assim qualquer objeto colocado na atmosfera luminosa se difunde em círculos e preenche o espaço circunfluente com infinitas imagens de si” (Leonardo da Vinci).

As pinturas insinuam paisagens, as cores constroem espaços, tudo passa a ser formado e transformado. O grande articulador passa a ser o acaso e, ao recriar as formas em nossa percepção, nós as modificamos.

O uso da cor é limitado, procura-se uma unicidade que ocasiona uma percepção distinta do espaço representado. Surgem matizes de árvores, praias, lagos, oceanos, montanhas, nuvens entre outros.

Consequentemente ampliamos nossa consciência nesse processo dinâmico de recriar, podemos dizer que a inventividade e os processos de criação são estados naturais do homem. Naturais no sentido do próprio e também do espontâneo em que todo fazer do homem torna-se um formar, a criatividade é, portanto inerente à condição humana.

Sobre a exposição:

A exposição da artista Ana Müller soma trabalhos em papel os quais utiliza a técnica da aquarela e trabalhos em acrílica sobre tela no processo da aguada.

Ana procura revelar através do seu trabalho as diversas possibilidades da tinta fluida.

As pinturas transitam entre o abstrato e o figurativo, e transformam-se conforme o próprio observador concebe, configuram-se adquirindo uma nova ideia, um novo significado.

O acaso está presente na maioria dos trabalhos, as manchas edificam formas de um universo imaginativo, uma gama de perspectivas, de descobertas.

A exposição fundamenta-se em questões da imaginação, das possibilidades e da construção…

 

 

Sobre a Artista:

Ana Müller nasceu em Curitiba-PR, onde vive e trabalha.

Graduada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná nos cursos; Superior em Pintura, Licenciatura em Desenho e pós-graduada em Museologia e História da Arte Moderna e Contemporânea.

Em sua formação buscou continuamente aprimorar a técnica do desenho e da aquarela onde fez cursos de extensão em Ilustração Médica – PUC e Ilustração Botânica – CIBP, Teoria e Prática da Cor – Ciência, História e Arte, na Escola de Musica e Belas Artes do Paraná – EMBAP.

Participa do CACEV – Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato desde 2008.

Em sua atuação profissional destacam-se; Assistente de Arte – DAAZ Comunicações Visuais Ltda. – 1989/1991; Comunicação Visual – Free Lancer – 1992/1995; Ilustração – Free Lancer – Jornal Gazeta do Povo (Caderno Viver Bem) – 1997; Ilustração Médica – 1999/2004; Professora/Orientadora aula de Pintura e Aquarela: Clube Duque de Caxias – início 2005/2010;

Museu Alfredo Andersen – 2007/2009; Solar do Rosário – início 2009; De Maryno Atelier de Artes – início 2010.

Participou de diversas exposições nacionais e internacionais, curadora de várias exposições de aquarela; é artista integrante do Grupo Acqua e do Grupo de Arte 725.

Serviço:
Local: Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag
Endereço: Rua Pedro Bocchino, Cajuru, Curitiba, PR
Telefone: (41) 3361-2336
Público: Livre
Entrada: Franca

GRUPO DE ARTE 725
Ateliê de Arte Edilson Viriato
Rua Lamenha Lins, 725, Rebouças, Curitiba, PR

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*