Exposição RETROSPECTIVA de Katia Velo no Espaço Cultural IPO

Espaço Cultural Espaço IPO
Crédito: Ana Lecticia Mansur

O espaço cultural do conceituado Hospital IPO na capital Paranaense, recebe a exposição “Retrospectiva”, da artista plástica, professora de arte, colunista, fotógrafa, consultora cultural, ensaísta e palestrante Katia Velo. A mostra representa uma coletânea de obras atemporais, produzidas pela artista, com séries exclusivas em uma profusão de cores e gestos ímpares, que juntas representam várias fases pictóricas de Katia, e florescem no Espaço Cultural nesta primavera, com a assinatura curatorial das artistas e coordenadoras do Espaço, Ana Lecticia Mansur e Carla Schwab.

Inspiração…Minha paixão é a natureza, e meus temas são florais, coloridos com formas curvilíneas e orgânicas. Interessa-me a intensidade cromática e a riqueza da composição. Estabeleço uma poética pessoal e busco o hedonismo. Vários artistas me influenciam, Matisse, Aldemir Martins, Beatriz Milhazes e Frida Kahlo, cuja identificação com Frida ocorre, pois nascemos no mesmo dia. Frida amava flores, tanto que disse: “Pinto as flores, assim elas não morrem”. A arte islâmica como a arte bizantina e chinesa também são representativas em minhas obras, pois uso arabescos e rococós, cores fortes e vibrantes, e gestuais expressivos. Defino minha obra como um devaneio, um trabalho hedonista em busca do prazer estético. A alegria e o ritmo conduzem meu pincel, as cores e as flores exercem em mim uma profunda inspiração, sinto que formamos uma simbiose.

“Por mais legítimo que seja a busca pelo prazer estético, na obra da artista Katia Velo há um processo de criação que ultrapassa a experiência estética como mera sensação. Ou seja, em sua obra é possível perceber um percurso intelectual que resulta num conjunto de trabalhos com preocupações diferentes, possui uma unidade na qual fica claro sua caligrafia, presente em todos seus trabalhos, mesmo nos mais diferentes. Essa capacidade de pesquisar se equilibra com o objetivo da artista de criar um mundo mais organizado, rico, e, no fundo, mais belo. Intuição, beleza e pesquisa, se misturam na obra de Katia Velo.” (João Coviello, Mestre em Filosofia, Especialista em História da Arte, artista plástico e ensaísta).

Sobre a artista multimídia:

Natural de São Paulo-Capital, Katia Velo vive e trabalha em São José do Pinhais-PR. É professora de arte, colunista, fotógrafa, consultora cultural, artista plástica, ensaísta e palestrante. Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP e em Educação pela USP; bacharelada e Licenciada em Letras-Faculdade Anhembi/Morumbi-SP. Possui em seu currículo mais de 15 exposições individuais e 150 coletivas, premiações em Salões de Arte, como o MAC de Cascavel e Secretaria de Cultura de Franca/SP. Criadora e idealizadora do Projeto #doeumaflor (6ª. Edição). Participou por quase dez anos do grupo CACEV-Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato. Expôs na Argentina, Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Espanha, França e Polônia. Desde 2007 é diretora de Comunicação da APAP/PR. Exerceu na Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais os cargos de chefia na divisão de música, literatura e artes plásticas e atuou como assessora e curadora em 2004 e 2013 e, Agente Cultural do Paraná. Possui registro de artista visual na Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, obras em acervos privados e públicos, entre eles, a Prefeitura Municipal de SJP e o MAC-Cascavel. Desde 2014 assina coluna na “Folha da Mulher” e há quinze anos a coluna virtual cultural www.katiavelo.com.br

Sobre o Espaço Cultural IPO:

Fundado há 7 anos, o Espaço Cultural IPO localiza-se na sede principal do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia em Curitiba-PR, e tornou-se uma referência artística, humana, de sociabilização e inclusão social que valoriza a produção artística, procurando humanizar através da arte os que ali trabalham ou vem em busca de saúde. Em 2017, durante as comemorações dos três anos de fundação do Espaço Cultural, a Instituição que o sedia também comemorou 25 anos, e em alusão a estas datas, lançou um livro artístico bilíngue catalogando os artistas que por lá apresentaram seus trabalhos.

Serviço:
Exposição Retrospectiva, de Katia Velo
A partir de 03/11/2020 – Horário livre
Local: Espaço Cultural IPO
Endereço: Rua Goiás, 60 – Água Verde -Térreo
41 – 3314-1500
Curitiba-PR
Entrada franca
Eloir Jr. – Artista Plástico, Curador e Colunista Cultural
Estudioso das Culturas Étnicas Europeias no Paraná

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*