EXPOSIÇÃO “JULHO ÂMBAR: RETRATOS DO LUTO PARENTAL” É INAUGURADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ

Crédito: Roberta Lopes Guizzo (@lopessroberta)
Foi inaugurada nesta segunda-feira, 7 de julho, às 13h30, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, a exposição “Julho Âmbar: Retratos do Luto Parental”, realizada pela Associação Dando Voz ao Coração. A mostra permanece aberta ao público até sexta-feira, 11 de julho, às 12h.

Crédito: Juliana Piovesan (@psicologa.jupiovesan)
Com curadoria de Katia Velo e co-curadoria de Fernanda Góss Braga, a exposição reúne fotografias em preto e branco enviadas por 27 famílias que enfrentaram a dor da perda de seus filhos e filhas. As imagens retratam momentos como gestação, infância, maternidade, objetos afetivos e homenagens simbólicas.

Crédito: Juliana Piovesan (@psicologa.jupiovesan)
“Transformamos todas as imagens em preto e branco para dar unidade e permitir um olhar mais profundo, mais sensível. A exposição foi pensada para ser um espaço de reflexão, sem legendas, para que cada um possa sentir com o coração”, compartilhou Katia Velo durante a abertura.
Vídeos da abertura da exposição
Dando Voz ao Coração
https://www.instagram.com/reel/DL0VX-no-ln/?igsh=MjY3YjE1ejZsNGhl

Crédito: Juliana Piovesan (@psicologa.jupiovesan)
Depoimento de mãe
A mãe Roberta Lopes Guiso, participante da exposição, perdeu sua filha Isabel com apenas um ano e treze dias, em 2022. Em seu depoimento, ela sintetizou a importância de dar visibilidade à dor: “Para mim, é manter viva a memória da minha filha. A sociedade não está preparada para falar sobre o luto, e o silêncio machuca ainda mais. Poder dar voz a isso é muito significativo.”
Confira o depoimento da mãe Roberta:
https://www.instagram.com/reel/DLr66rrstCl/?igsh=ZjBrdDVwam15eHB2

Crédito: Juliana Piovesan (@psicologa.jupiovesan)
Curadoria com escuta e empatia
A proposta curatorial nasceu de um convite feito por Fernanda Góss Braga, presidente da associação, no fim de maio, quando ainda não havia verba, imagens reunidas ou projeto estruturado. Havia apenas o título escolhido: Julho Âmbar – Retratos do Luto Parental e muita vontade.
Mesmo com o tempo apertado e inúmeros desafios, as curadoras foram construindo a exposição com delicadeza e respeito às famílias. Durante a abertura, Fernanda destacou ainda os projetos de leis aprovados, os livros lançados pela associação e a importância de ações que rompem o silêncio em torno do luto. ”Enquanto organização da sociedade civil, assumimos o compromisso de contribuir para a construção de políticas públicas, e de dar voz às famílias que passam por enfrentamentos de saúde”. Destaca Fernanda Góss Braga, presidente da associação Dando Voz ao Coração e co-curadora da exposição.
A ambientação da exposição foi enriquecida pelos arranjos florais criados por Rodrigo Carneiro, da Agapanthus, que traduziu, por meio da linguagem das flores, sentimentos muitas vezes difíceis de verbalizar: O galho desidratado representa a base da família, agora marcada pela ausência. A boca-de-leão, com sua forma espigada, evoca a trajetória da vida em constante crescimento. A delicada flor Anastácia simboliza a raridade de uma presença única. E os cravos, intensos em cor e textura, expressam a força e a insubstituível presença de quem partiu.
Café das Estrelas
Como parte da programação, será realizada na quarta-feira, 10 de julho, às 15h, uma edição especial do Café das Estrelas, no Salão Nobre da ALEP. O encontro, idealizado por Fernanda Góss Braga, é exclusivo para pais e mães enlutados, e oferece um espaço seguro de escuta e partilha.
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/nudujrF6A429qxYK8
SERVIÇO
Exposição: Julho Âmbar – Retratos do Luto Parental
Período: 7 a 11 de julho de 2025
Horário de visitação: das 9h às 18h (encerramento no dia 11 às 12h)
Local: Assembleia Legislativa do Paraná
Endereço: Praça Nossa Senhora de Salette, s/n – Centro Cívico, Curitiba – PR
Entrada gratuita
Café das Estrelas
Data: 10 de julho, às 15h
Local: Salão Nobre da ALEP
Participação exclusiva para pais e mães enlutados
Inscrição: https://forms.gle/nudujrF6A429qxYK8
Atenção:
Para acesso à ALEP, é necessário apresentar documento com foto. A entrada é feita por sistema de reconhecimento facial. Não há estacionamento para visitantes — recomenda-se chegar com antecedência.
Realização
Associação Dando Voz ao Coração
Curadoria: Katia Velo
Co-curadoria: Fernanda Góss Braga
Divulgação: Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação

Apoio:
Agapanthus
Assembleia Legislativa do Paraná
Centro Educacional de Arte Guido Viaro
Digital Fotos
Jornal Folha da Mulher
Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação
ManuPekena Biscuit
Vírgula Podcast
Instagram: @dandovozaocoracao Site: www.dandovozaocoracao.org
Facebook: facebook.com/dandovozaocoracao
YouTube: Dando Voz ao Coração
Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação
Katia Velo
Artista visual, colunista cultural e assessora de comunicação
Instagram: @katiavelo
Deixe um comentário