DANDO VOZ AO CORAÇÃO REALIZA – EXPOSIÇÃO “JULHO ÂMBAR: RETRATOS DO LUTO PARENTAL”

A abertura da exposição, para convidados, acontece na próxima segunda-feira, dia 07 de julho, às 13h30. O fechamento será sexta-feira dia 11, às 12h.

Imagem: Convite

Transformar a dor em arte e criar uma rede de afeto e empatia: um tributo à memória e ao amor eterno.

De 7 a 11 de julho de 2025, o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) recebe a exposição “Julho Âmbar: Retratos do Luto Parental”, com curadoria de Katia Velo e co-curadoria de Fernanda Góss Braga, fundadora e presidente da organização da sociedade civil, Dando Voz ao Coração (DVC).

O Julho Âmbar é um movimento internacional de conscientização sobre o luto parental, que tem ganhado visibilidade no Brasil nos últimos anos. Inspirado em campanhas que associam cores a causas de saúde e direitos humanos. O Julho Âmbar adota a cor âmbar como símbolo de memória, amor eterno e respeito pela dor das famílias enlutadas.

Seus principais objetivos são: quebrar o silêncio em torno do luto parental, um tema ainda considerado tabu; promover acolhimento e empatia; fortalecer redes de apoio e estimular políticas públicas e ações sociais voltadas para a saúde mental e emocional das famílias.

Sobre a exposição

A mostra reúne fotografias enviadas por mães e pais que vivenciam o luto parental. São imagens pessoais, íntimas e carregadas de significado, que expressam a ausência deixada pela partida de seus filhos e filhas. Cada fotografia traz o registro de memórias e momentos vividos com os filhos, numa tentativa de eternizar e dar visibilidade ao amor que permanece, pois não importa quão breve foi aquela vida, ela existiu, ela importa e faz parte daquela família que a recebeu com tanto amor e dedicação. A exposição é uma homenagem àqueles que partiram precocemente, mas que permanecem presentes na memória e no coração de cada família.

São fotos pessoais de 27 famílias cujos corações precisam ser acolhidos, ouvidos, com carinho e amorosidade. Corações cujas vozes encontram uma escuta atenciosa da Dando Voz ao Coração. E a exposição é uma forma singela de relembrar e honrar esses filhos amados.

Sobre a exposição, Katia Velo, artista visual, colunista cultural e curadora da mostra, destaca: “Como madrinha enlutada, vivi a perda do meu afilhado, Enrico Foglia, e desde então senti que precisava transformar essa dor em algo para que sua lembrança, jamais se apague.”

A exposição é um tributo à memória, à saudade e ao amor que permanece. Cada fotografia carrega uma história marcada por ausência, mas também por um afeto eterno. Optamos pelo preto e branco para expressar a atemporalidade desses sentimentos. Que cada olhar seja um gesto de empatia, acolhimento e respeito.

Sobre a Associação Dando Voz ao Coração (DVC)

Dando Voz ao Coração é uma organização da Sociedade Civil que nasceu da vivência de mães de UTI e que hoje impacta pacientes, familiares, profissionais e acadêmicos da saúde. Atua com advocacy, letramento em saúde e proposição de políticas públicas para garantir que todos compreendam seus direitos e tenham voz ativa no cuidado. Promove a capacitação de profissionais para uma prática mais empática, centrada no paciente, com foco na comunicação assertiva, no autocuidado e na corresponsabilidade. Oferece acolhimento emocional, terapia literária e apoio ao luto, fortalecendo vínculos e promovendo bem-estar em momentos de vulnerabilidade. Se destaca pelas suas publicações, como:

  • Mães que entregam ao céu suas estrelas
  • Quando um pai fala de dor, ele está falando de amor
  • Mães que enfrentam diagnósticos inesperados

Além dos livros, a associação também desenvolve produtos sociais com mensagens de acolhimento, como o e-book “A Chegada” escrito pela autora-mirim Maria Fernanda, inspirada na vivência com sua irmã portadora de cardiopatia congênita.

Um convite à escuta e à reflexão

A exposição Julho Âmbar, conta com o apoio de parceiros, convida o público a olhar para o luto parental sob uma perspectiva de respeito, visibilidade e amor. Um tema delicado, muitas vezes silenciado, mas que precisa de espaços de expressão e escuta sensível.

Em abril de 2025, o Paraná deu um importante passo ao sancionar a Lei 22.331, que institui o Julho Âmbar como o Mês de Conscientização do Luto Parental no Estado.

“Ao criarmos esta exposição, abrimos caminho para sensibilizar uma sociedade que, muitas vezes, não sabe como lidar com o luto parental”. finaliza Fernanda Góss Braga.

Serviço:

Exposição: Julho Âmbar: Retratos do Luto Parental
Curadoria: Katia Velo
Co-curadoria: Fernanda Góss Braga
Realização: Associação Dando Voz ao Coração
Divulgação: Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação

Abertura: 7 de julho, às 13h30
A exposição permanecerá aberta para visitação até 11 de julho, às 13h00
Horário: 9h às 18h

Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná – ALEP
Endereço: Praça Nossa Senhora de Salette, s/n – Centro Cívico, Curitiba – PR
Entrada gratuita

Apoiadores:

Agapanthus

Assembleia Legislativa do Paraná

Centro Educacional de Arte Guido Viaro

Digital Fotos

Jornal Folha da Mulher

Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação

Vírgula Podcast

ManuPekena Biscuit

Informações adicionais:
Site: www.dandovozaocoracao.org
Instagram: @dandovozaocoracao

YouTube: https://www.youtube.com/@DandoVozaoCoracao

Facebook: https://www.facebook.com/dandovozaocoracao

Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*