EXPOSIÇÃO INÉDITA DE MOSAICO “IDENTIDADE MUSIVA”

Bea Pereira tem um importante papel no desenvolvimento e reconhecimento do mosaico paranaense no mundo. Por meio do seu trabalho o Paraná teve acesso a grandes mosaicistas como Andjelka Radojevic, da Sérvia, Dino Maccini e Giulio Menossi, ambos da Itália.

 

Bea Pereira.
Crédito: Divulgação

 

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR realiza até 1º de fevereiro de 2019 a exposição “Identidade Musiva”. A APAP/PR completa 35 anos de existência enfatizando o objetivo de conscientizar, valorizar, divulgar, preservar o patrimônio histórico, artístico e cultural dos artistas paranaenses, apresentando a Arte em suas diversas linguagens. Com este espírito, o Núcleo de Mosaico foi recentemente criado.

SOBRE A EXPOSIÇÃO “IDENTIDADE MUSIVA”

O visitante ao observar as obras notará a assinatura e o estilo pessoal de cada artista que vai da escolha do tema:  retratos, paisagens, natureza morta, abstratos, estruturais, quanto os materiais utilizados desde os tradicionais smaltis italianos e mármores, até a brasileiríssima pasta vítrea, madeiras, metais, pastilhas, vidros, pedras, pregos, entre outros. “Na observação vemos ritmos, padrões, cores ou ausência delas, percebemos a delicadeza da transformação de materiais duros, rígidos em obras leves e dinâmicas”, destaca Mônica Lebois, diretora do Núcleo de Mosaico. Mônica é estudiosa das várias técnicas de mosaico há 15 anos e tem realizado com frequência cursos de aprimoramento da técnica no Brasil, Sérvia, Chile, entre outros.

SOBRE O MOSAICO

A  palavra de origem grega “mouseîn”, raiz que originou o termo “música” e também “musa”. Esta última está mais intimamente ligada ao Núcleo de Mosaico da APAP/PR, pois traz a conotação do sagrado. A técnica do mosaico é utilizada desde os sumérios na Mesopotâmia por volta de 3.000a. C. foi amplamente utilizada na Roma e Grécia antigas. Devido a sua durabilidade é conhecida também como pintura eterna utilizada para homenagear os antepassados.  Existem eras do mosaico, em razão de sua utilização e materiais, como o Mosaico Romano, com destaque para as pavimentações e o uso de mármore, também usado nas esculturas. O Mosaico Bizantino,  utilizada na arte sacra, onde o mosaico era utilizado para refletir a luminosidade com a técnica dos smaltis. Temos também os mosaicos mais conhecidos como utilitários, bem como os mosaicos de origem árabe, e os da Península Ibérica, onde temos Gaudí, que por muito tempo foi a influência majoritária na América Latina. O Mosaico Contemporâneo, destacando a criação de Mosaicos Estruturais, que são criados com técnicas e materiais dinâmicos.

ARTISTAS PARTICIPANTES:

Ana Isis Ribas

Angela Kotzias Ribeiro

Wilson Pizzatto

Carlos Helenio

Olga Pchek

Bea Pereira

Letícia Melara

Maria Júlia Damásio

Mônica Lebois

Denise Marcelino

Inês Grisotto

Fernanda Czelujinski

Ymaguare

Jo Kawamura

Sonia Sganzerla

Rosana Tapado

Rosilane Skraba

Cristiane Gambetta

Patricia Ono

Magaly Floriano

Monica Boeng

Rosangela Kusma Gasparin

Roseli Carreira

 

Serviço:

Exposição: “Identidade Musiva”

Período de exposição: de 16 de dezembro a 1o. de fevereiro de 2019

Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR

Galerias Poty Lazzarotto e Osmar Chromiec

Horário de visitação: 14h às 18h (2ª a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)

Endereço: Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba – PR CEP – 80.510-100

Telefone: (41) 3232-0408

E-mail: apap@apap.com.br

www.apap.com.br

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*