Evento promove a cultura da paz, no Paraná

Imagem: Cartaz

1ª Semana da Cultura da Paz terá programação de 15 a 21 de setembro, em espaços diversos de Curitiba. Sessão solene de instalação do ConPaz-PR será na Assembleia Legislativa

A busca pela convivência harmônica entre as pessoas, pela prevenção e resolução não-violenta de conflitos, pela tolerância e solidariedade são ideais que estarão presentes na 1ª Semana da Cultura da Paz, de 15 a 21 de setembro, em Curitiba. O evento é promovido pelo Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz do Paraná – ConPaz-PR, criado na Assembleia Legislativa em agosto de 2012.

 

O deputado estadual Péricles de Mello (PT), secretário do ConPaz, explica que esta é uma das atividades previstas no projeto e que se tornará um evento permanente no calendário do Estado. “Queremos dar visibilidade às ações desenvolvidas pelo Conselho, de forma que promova a participação de toda a sociedade em favor dos ideais da cultura da paz”, destaca Péricles. A escolha do período do evento tem um motivo especial. Todo 21 de setembro se comemora o Dia Mundial da Paz.

 

A apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, no dia 15, domingo, às 10h30, abre a Semana, que terá programação em espaços diversos. Na segunda-feira, dia 16, o grande expediente da Assembleia será destinado à instalação oficial do ConPaz com a composição e certificação dos membros. A abertura da Semana da Cultura da Paz está programa para as 19 horas, no Teatro Londrina, espaço dentro do Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.

 

A programação também traz o 1º Ciclo Temático de Multiplicados de Cultura de Paz em Políticas Públicas; noite Nelson Mandela; Intercâmbio entre atores da Cultura da Paz e celebração interreligiosa. O Show da Paz, abrirá o jogo entre o Coritiba e Goiás, na quarta, dia 18, às 20h30, com pianista Plínio Oliveira e os compositores do hino do Coritiba, Homero Reboli e Claudio Ribeiro.

 

“A realização dessa Semana marca a consolidação de um projeto construído por muitas vozes, que trabalham por um mesmo ideal, de promoção da paz. É fruto de um trabalho coletivo, que contou com a participação de lideranças de vários segmentos religiosos e espiritualistas”, diz Péricles.

 

O deputado sintetiza os desafios do ConPaz. “A paz não significa ausência de conflito, pelo contrário, quando se busca a paz os problemas vão aflorar. O que muda é justamente a forma de resolver os problemas: há um avanço no processo civilizatório, superando a cultura da guerra pela cultura da paz. Mais importante do que reprimir a violência é impedir que ela ocorra, através da prevenção e da conscientização das comunidades. Nossa missão é superar as diferenças, os conflitos e buscar a solução pelo diálogo e não pela guerra. Isso é cultura da paz”, reforça Péricles.

 

E completa: “a cultura da paz também significa uma mudança de paradigma e, principalmente, uma transformação pessoal. Isso está dentro de cada um, acreditar que pode mudar para transformar o mundo.”

Lugar de todos

 

O ConPaz foi criado em conformidade com as prioridades da Unesco, órgão das Nações Unidas, que declarou o período de 2001 a 2010 a Década Internacional por uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo. O projeto, de iniciativa da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, foi desenvolvido com a colaboração de entidades da sociedade civil, movimentos sociais, segmentos religiosos e conselhos comunitários de diversas áreas.

 

“É um movimento suprapartidário, livre, aberto a toda comunidade. É o lugar onde os diferentes têm que conviver em harmonia para que, por meio do diálogo e do entendimento, as mais variadas formas de violência sejam superadas”, reafirma Péricles.

O padre Carlos Alberto Chiquim, presidente da Associação Interreligiosa de Educação (Assintec), elogiou a iniciativa da Assembleia em discutir a paz. “Vamos conseguir a cultura da paz se nos unirmos e passarmos pelo processo de educação das crianças e jovens. É uma questão de mudança de cultura”, disse.

 

Segundo o coordenador do Grupo de Invocação do Poder da Paz, Luiz Omar Santos Saboia, o principal foco do ConPaz é capacitar o ser humano para aceitar as diversidades de etnias e religiões e os diferentes pensamentos de conceitos de vida. “O ConPaz deve se transformar numa célula de unificação, que divulgue a consciência de cidadão planetário, de respeito à vida comum”, destaca Saboia.

 

Para Felix Miranda, coordenador do Fórum Estadual das Entidades Culturais e representante da Loja Teosófica Libertação, também será necessário desenvolver um ponto de comunhão a partir da paz entre todos integrantes do Conselho. “Com uma postura construtiva e universal, poderemos desenvolver esse processo em harmonia, e, assim, servir de exemplo para a própria Assembleia Legislativa e todos os membros do ConPaz”, afirma Miranda.

 

O Lama budista Padma Samten afirma que o ConPaz ajudará a Assembleia na construção de uma cultura essencial para um ambiente de paz e tranquilidade em nossas vidas. “Quando analisamos a situação da população, vemos que a maioria das pessoas opera de um modo condicionado, muitas vezes de forma negativa, e de que há uma intranquilidade em vários setores da sociedade”, analisa o líder espiritual.

Prêmio

 

O ConPaz também instituiu o prêmio “Paraná eu tenho Paz”, direcionado a personalidades e entidades que realizam trabalhos pela cultura da paz. “Aqueles que abraçam essa causa, são pessoas apaixonadas pelo que fazem, que dedicam a sua vida para promover a cultura da paz na sua comunidade, no seu bairro”, acrescenta Péricles. O prêmio será concedido a partir da edição da Semana da Cultura da Paz, de 2014.

Composição

 

O ConPaz será formado por deputados estaduais de todos os partidos, representantes de entidades religiosas, da sociedade civil, de conselhos estaduais, do Poder Executivo e sindicatos patronais e de trabalhadores. A secretaria ficará sob a responsabilidade do presidente da Comissão de Cultura da Assembleia e contará com a gestão de uma coordenação executiva, eleita pelos membros Conselho. A previsão é que as reuniões do ConPaz aconteçam uma vez por mês.

 

Programação “Semana da Cultura da Paz”

 

15/09 – Domingo

10h30: Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná – Teatro Guaíra

 

16/09 – Segunda-feira

 

14h30: Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná – Implantação do Conselho Parlamentar da Cultura da Paz – Pronunciamento do deputado Péricles e professor Hamilton Farias, do Instituto Pólis. Apresentação do pianista Plinio Oliveira e coral

 

19h – Abertura da Semana da Cultura da Paz

Local: Memorial de Curitiba – Teatro Londrina – Largo da Ordem

Palestrante: Professor Hamilton Farias – Instituto Pólis

 

19/09 – Terça-feira

19h: Aula inaugural do 1º Ciclo Temático de Multiplicados de Cultura de Paz em Políticas Públicas

Local: Memorial de Curitiba – Teatro Londrina – Largo da Ordem

 

18/09 – Quarta-feira

20h30: Show da Paz com o pianista Plínio Oliveira e com os compositores do hino do Coritiba, Homero Reboli e Claudio Ribeiro

21h50: Jogo da Paz Coritiba x Goiás

Local: Estádio Couto Pereira

Entrada: ingresso + 1 Kg de alimento

 

19/09 – Quinta-feira

Noite “Por um mundo em Paz” em homenagem a Nelson Mandela

Local: Memorial de Curitiba – Largo da Ordem

 

20/09 – Sexta-feira

19h – Intercâmbio entre atores da Cultura da Paz

Local: Memorial de Curitiba – Teatro Londrina – Largo da Ordem

 

21/09 – Sábado

16h00: Ato Interreligioso

Local: Catedral Metropolitana de Curitiba – Praça Tiradentes

 

 

Informações pelo telefone (41) 3350-4250 ou pelo e-mail conpaz@alep.pr.gov.br.

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*