Estudantes de moda da ESPM desenvolvem figurino para ópera O Engenheiro

Peças usam estampas contemporâneas e são baseadas em arquivo histórico da época da monarquia

ESPM – Figurinho “O Engenheiro” / Divulgação

Estudantes do curso de Design de Moda da ESPM Porto Alegre, sob a coordenação do professor e figurinista Antonio Rabadan, assinam a criação dos figurinos e a concepção plástica da ópera O Engenheiro, com estreia marcada para 16 de outubro, no teatro São Pedro de Porto Alegre.

Ambientado no dia 15 de novembro de 1889, data da proclamação da República, o espetáculo destaca o papel do engenheiro André Rebouças na defesa da monarquia. Após a queda da monarquia, Rebouças partiu com a família imperial para o exílio, onde morreu. A ópera, de autoria de Tim Rescala, tem a participação da Orquestra Sinfônica do Theatro São Pedro, sob a regência do maestro Evandro Matté.

Os estudantes buscaram referências históricas e mesclaram com ideias contemporâneas, criando estampas baseadas nas aquarelas originais de André Rebouças, que além de monarquista foi um dos principais articuladores do movimento abolicionista. “As ilustrações tiveram como ponto de partida a obra visionária do personagem”, diz Rabadan. “A pesquisa também ajudou na concepção plástica para a cenografia, criada por Rodrigo Shalako.” Assinam a criação os estudantes Heloísa Giannetti Miceli, Júlia de Vargas Abruzzi, Rafael Lacher e Vitória Gonçalves Timm.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Enviado por Flávia Nakamura / NovaPR

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*