ESPAÇO CULTURAL IPO

Encerramento da exposição “Retrospectiva” de Katia Velo com a assinatura curatorial de Ana Lecticia Mansur, Carla Schwab e Eloir Jr.

O Diretor Geral, Dr. João Luiz Garcia de Faria e a artista visual Katia Velo. Crédito: Ana Lecticia Mansur

O Espaço Cultural Ipo – no Hospital IPO –  realizou do dia 03 de novembro de 2020 a 24 de maio de 2021 a exposição “Retrospectiva” da artista Katia Velo. A exposição é uma coletânea dos seus 15 anos de trajetória artística com obras que realizou em vários momentos entre exposições individuais como Arabescos, Arabescos Monocromáticos, Adornos, Adornos Maria Antonieta, Cores, Minhas Cores, Cores e Flores, Tapisserie e algumas coletivas como A Contribuição da Mulher Negra no Brasil, entre outras.

No encerramento da exposição, Katia Velo que já participou de várias exposições no espaço cultural, entregou em mãos ao Diretor Geral, Dr. João Luiz Garcia de Faria, dois quadros da Série Adornos, feitas especialmente em homenagem a artista Guilmar Silva, falecida em 2008. “O Espaço Cultural Ipo é muito mais do que um local de exposição, é um local de encontro entre amigos. Neste espaço me sinto muito respeitada e honrada, portanto, a melhor forma de retribuir foi realizando esta doação muito especial para o acervo do hospital”, finaliza a artista.

Sobre Katia Velo:

Natural de São Paulo, Capital, é especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP; Bacharel e Licenciada em Letras – Faculdade Anhembi/Morumbi em São Paulo com cursos de Especialização na USP/SP. É professora de arte, colunista, fotógrafa, consultora cultural, artista plástica, ensaísta e palestrante. Possui experiência de  mais de 15 anos atuando em várias áreas dentro do mercado de Arte, possui em seu currículo mais de 15 exposições individuais e mais de 150 coletivas, nacionais e internacionais, além de premiações em Salões de Arte. Assina a coluna virtual www.katiavelo.com.br e impressa no jornal Folha da Mulher. Exerceu na Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais os cargos de chefia na divisão de música, literatura e artes plásticas e atuou como assessora e curadora em 2004 e 2013 e Agente Cultural do Paraná. Possui registro de artista visual na Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, obras em acervos privados e públicos, entre eles, a Prefeitura Municipal de SJP e o MAC-Cascavel. Participou de projetos de Arte representativos no cenário de Arte como: Muros Visuais de Curitiba, Bienal de Curitiba e a exposição ODS & Arte/ONU com abertura da exposição no Museu Oscar Niemeyer. Sempre envolvida em ações humanitárias, é idealizadora e fundadora da campanha de Primavera #doeumaflor, participante da campanha antirracista @todasnós.somos, sócia fundadora da associação Dando Voz ao Coração e voluntária da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná. Além de promover e realizar ações em prol de animais abandonados.

Sobre o Espaço Cultural IPO:

Fundado há 8 anos, o Espaço Cultural IPO localiza-se na sede principal do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia em Curitiba-PR, e tornou-se uma referência artística, humana, de sociabilização e inclusão social que valoriza a produção artística, procurando humanizar através da arte os que ali trabalham ou vem em busca de saúde. Em 2017, durante as comemorações dos três anos de fundação do Espaço Cultural, a Instituição que o sedia também comemorou 25 anos, e em alusão a estas datas, lançou um livro artístico bilíngue catalogando os artistas que por lá apresentaram seus trabalhos.

Sobre as Obras Adornos

As obras Adornos I e Adornos II , 50x70cm cada, técnica acrílico sobre tela, ano 2009 foram feitas especialmente para a exposição “Ética e Estética” em homenagem a Guilmar Silva no Solar do Barão (rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro, Curitiba/PR) organizada pela artista plástica Estela Sandrini junto com os filhos de Guilmar, Silvio Silva Júnior e Fabiana Vieira Silva Wendler e curadoria de Nilza Procopiak. Na ocasião vários eventos marcaram as homenagens a Guilmar Silva, artista plástica que colaborou com as leis de incentivo cultural em Curitiba, foi produtora cultural e incentivadora de novos artistas, atuou como coordenadora de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba – FCC, onde trabalhou por 22 anos e deixou uma vasta e essencial obra essencial. Vários eventos pontuaram as homenagens. Nas obras Adornos a artista utiliza objetos femininos como pingentes, brincos colares, entre outros objetos ornamentais, buscando o prazer estético, desejando provocar encantamento.

Serviço:

Local: Espaço Cultural IPO

Endereço: Rua Goiás, 60 – Água Verde -Térreo

41 – 3314-1500

Curitiba-PR

Entrada franca

Katia Velo

Telefone: (41) 98408-6452

Sites: katiavelo.com.br

www.katiaveloarte.com.br

e-mail: katiavelo@terra.com.br

Facebook: Katia Velo

Instagram: @katiavelo

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*