ESCOLA EVOLUTIVA – POR QUE MATEMÁTICA?

Artigo assinado pelo professor de matemática da Escola Evolutiva Rafael Telma de Lima formado pela Universidade Federal do Paraná

Publicação Jornal Folha da Mulher Junho/2020

Uma das possíveis respostas para essa pergunta é que a Matemática está posta para ajudar a gente a viver nesse “mundão”. No dia a dia, precisamos conferir um troco, calcular a quantidade de revestimento para fazer um piso, saber o quanto vai render algum tipo de investimento e, nos tempos de pandemia, entender o comportamento da curva de disseminação de um novo vírus. Entretanto, isso é Matemática? Certamente! Mas, se fosse só isso, por que o currículo escolar prevê tantos teoremas, propriedades numéricas, equações, fórmulas…

Esse tipo de indagação é bem típico entre os estudantes e abre espaço para dizer que a Matemática é inútil. De fato, útil, do latim, significa tudo aquilo cujo valor se encontra em sua aplicação. Nesse contexto, a Matemática é “inútil”, pois o valor dela se fecha nela mesma. Se perguntarmos a um pesquisador, por qual motivo ele busca soluções de perguntas sobre matemática, ele vai dizer que a razão está no fato de tais perguntas serem muito boas. Ou seja, ele não está preocupado se alguém vai utilizar seus estudos em alguma coisa.

Todavia, a Matemática é a “rainha” de todas as ciências, não porque é servida por elas, mas por ser serva que doa o seus saberes com a finalidade de resolver problemas reais presentes em nossas vidas. Um exemplo bem simples são os números primos (sequência de infinitos números que começa assim: 2, 3, 5, 7, 11,…). Já antes de Cristo, havia um estudo metódico sobre eles. Hoje, eles são base de um sistema que codifica as mensagens que enviamos por aplicativo em nossos celulares, assegurando a proteção de nossos dados. E, é aí que entra a Matemática. Temos perguntas e respostas e, essas últimas, utilizadas para avançar a ciência e a tecnologia. Portanto, toda a Matemática será pura até ela ser aplicada.

O que quero dizer com isso, é que você não necessita saber essa matemática para viver no mundo que a gente vive hoje. Eu estou dizendo que, para viver neste mundo, do jeito como ele se apresenta, a gente precisou da Matemática. Então, você ainda pode se perguntar: se eu não quero contribuir para o desenvolvimento da Matemática, por que eu preciso aprender Matemática?

A resposta dessa pergunta, repetidamente feita pelos meus alunos, está na atualidade. Nossa sociedade requer pessoas que sejam capazes de resolver problemas, analisar informações, tomar decisões e responder a uma mesma pergunta de múltiplas formas. Tudo isso gera um grupo de habilidades. Ora, não seria a Matemática, com seus velhos conteúdos, uma excelente maneira de exercitar e melhorar tais habilidades?  E se a gente quer viver em um mundo capaz de avançar em tecnologia e educação, precisamos de pessoas que tenham essas ferramentas e sejam capazes de usá-las.

Falando em tecnologia e educação, na Escola Evolutiva os alunos sempre contam com ferramentas inovadoras para aprender. A MANGAHIGH é uma das primeiras plataformas digitais do mundo a oferecer uma aprendizagem de matemática baseada em jogos. No mês de maio ela promoveu em todo Brasil mais uma edição da Copa Brasil de Matemática. Nessa competição, que durou cinco dias, os nossos estudantes brilharam garantindo pontos através de jogos envolvendo os mais diversos temas da matemática. Com muita garra, os alunos do Ensino Fundamental garantiram 15 medalhas, entre ouro, prata e bronze e levaram nossa escola a ficar entre as 25 melhores escolas do Brasil na competição. O aluno Lucas Cinachi Rodrigues, do 2º ano, se tornou o mais jovem estudante da escola a conquistar uma medalha e comentou que esperava desde a educação infantil a oportunidade de participar dessa competição que já se tornou uma tradição para nós. Já a aluna Mariah Cinachi Rodrigues do 8º ano, que é irmã do Lucas, está fazendo uma coleção de medalhas.

Isso confirma que estamos no rumo certo e, com tudo o que foi exposto até aqui, concluo dizendo: a Matemática existe; todos nós somos capazes de aprender novos conceitos, independentemente de aplicá-los ou não; estudar matemática estimula a formação de novas habilidades e é capaz de nos fazer conquistar grandes feitos. Assim, eu retomo a pergunta que lancei no título deste artigo e te devolvo com outra pergunta: Por que não Matemática?

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*