Escola de Espectadores do Paraná promove capacitação dos mediadores que atuarão nas primeiras cidades do programa
Nova fase do Plateia Pensante – a Escola de Espectadores do Paraná – promove a capacitação dos mediadores selecionados no edital e a
integração dos agentes que atuarão nas primeiras cidades do programa, por meio de grande encontro em Curitiba



No encontro, a equipe do Plateia Pensante, junto com todos os monitores culturais e ou auxiliares de mediação
Créd. Lina Sumizono
O Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná, projeto-piloto da Secretaria de Estado de Cultura do Paraná e do Governo do Paraná, por meio da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, de natureza cultural e educativa que visa formar e preparar diferentes públicos para a apreciação e usufruição de conteúdos e produções de variadas vertentes artísticas, chega em sua fase de capacitação e encontro dos mediadores selecionados.
Dezenas de mediadores culturais e de auxiliares de mediação escolhidos por meio de entrevistas, passaram por dois dias de programação de capacitação e preparação para os inícios das turmas do Plateia Pensante em Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel e Francisco Beltrão. A capacitação ocorreu no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR (Rua Rockefeller, 57 – Centro), em Curitiba.
Cada mediador foi selecionado em um processo feito nas cidades que receberão a primeira fase do programa. “Este é um dos processos mais importantes da Escola de Espectadores do Paraná, em que toda a equipe de mediadores culturais e auxiliares de mediação se encontram para capacitação e orientações metodológicas, assim como sobre o uso consultivo e da aplicabilidade do material didático que será utilizado no Plateia Pensante”, explica Bruna Bayley, coordenadora geral da Escola de Espectadores do Paraná – Plateia Pensante.
No encontro, a equipe do Plateia Pensante, junto com todos os monitores culturais e ou auxiliares de mediação, trabalharam a metodologia pedagógica, os formatos de vivência e a conexão na prática, para que o projeto alcance seu principal objetivo, o de formar crianças, adultos e idosos com senso crítico para apreciação das artes. “Eu fiquei encantada desde a primeira vez que eu ouvi sobre o Plateia Pensante, porque a proposta é incrível e muito especial, um marco para a história da cultura e da arte do Paraná, focado no desenvolvimento criativo no interior do estado. Fiquei muito feliz com o programa como educadora que sou, por vivenciar a realidade das cidades em que sinto falta de ver mais pessoas participando, interagindo e usufruindo do direito à cultura com experiências significativas. Ainda existe um distanciamento muito grande das pessoas na minha região, mas este processo é gradativo e, tenho certeza, que a Escola de Espectadores do Paraná chegou para melhorar isso”, explica Ilza Carla Favaro de Lima, pesquisadora e educadora do campo do patrimônio cultural, historiadora e museóloga, uma das selecionadas para atuar como monitora cultural na cidade de Cascavel.
Inscrições abertas para a população de Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava
A Escola de Espectadores do Paraná é voltada para todas as idades e oferece atrações específicas para diferentes faixas etárias. Podem se inscrever todas as pessoas interessadas em aprender, apreciar e compreender melhor as artes, como dança, teatro e cinema. O objetivo do projeto é transformar o espectador em alguém que não só assiste, mas também analisa e discute as obras de maneira crítica.
Voltada para todas as idades, o programa também conhecido como “Plateia Pensante” promove atrações específicas para diferentes faixas etárias, como crianças de 6 até 12 anos, que terão atividades focadas em teatro infantil com atividades lúdicas e educativas, adultos com mais de 18 anos, que poderão vivenciar o cinema na praça, com exibições de filmes seguidas de debates, como também idosos com mais de 60 anos, com atrações de dança e debates sobre as exibições propostas.
As inscrições estão abertas para toda a população interessada dentro dos perfis de cada turma e podem ser feitas por meio do link https://plateiapensante.com.br/inscricao/
O Plateia Pensante – Escola de Espectadores do Paraná tem comoinspiração a Escola de Espectadores de Buenos Aires, conforme exposto no Edital Qualifica Paraná – Chamamento Público nº 005/2024, sendo um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal.
Mais informações pelo site https://plateiapensante.com.br/ e pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @plateiapensante, pelo Facebook.com/plateiapensante ou ainda pelo e-mail contato@plateiapensante.com.br.
Deixe um comentário