ENTREVISTA COM PROFESSOR MARCELO CANDIDATO À PREFEITURA DE SJP

Professor Marcelo
Crédito: Divulgação

Coluna KV – Arte Cultura e Entretenimento

MINIBIOGRAFIA

Professor Marcelo é  oficial da reserva, professor do estado e fundador da ONG Em Ação, o maior pré-vestibular gratuito do Paraná. Como vereador, criou a primeira lei de emenda impositiva municipal no Brasil e fiscalizou 37 milhões em contratos superfaturados que foram devolvidos aos cofres públicos.

1- Katia Velo – Qual ação cultural que atualmente está sendo realizada na cidade de São José dos Pinhais que deverá ser mantida.

Professor Marcelo – Atualmente a cultura de nossa cidade está trabalhando nos editais disponibilizados pela secretaria da cultura, conforme o repasse emergencial da Lei Aldir Blanc. Há diversos editais que contemplam todas as áreas artísticas em nosso município. Uma ação histórica que premiará diversos grupos, coletivos e artistas, tanto no fomento a cultura, produção e circulação de projetos culturais.

2- KV – Cite uma frase, filme, peça de teatro, música, livro, série que lhe inspiraram.

PM – Envio aqui as palavras do nosso poeta e escritor são-joseense Scharffenberg de Quadros de um dos seus principais poemas épicos que gosto muito: “Os dezoito do forte”. Assim como eu, Scharffenberg serviu o exército, e ele conseguia de forma única imprimir nos livros o seu amor e suas histórias de soldado e patriota.

3- KV – Como será a atuação da sua Secretaria da Cultura.

PM – Em nosso governo, promoveremos ações descentralizadas de cultura da região central de nossa cidade. Levaremos projetos de arte-educação para todos os bairros do município e estudaremos a possibilidade de desenvolver uma fundação cultural da cultura em São José dos Pinhais, aos moldes da Fundação Cultural de Curitiba. Espaço esse que demonstra independência da prefeitura, possibilitando uma autonomia maior aos artistas locais. Além disso, iremos aprimorar e manter os editais que estão em vigor neste último semestre em nossa cidade.

Sobre a Coluna KV
A Coluna virtual KV assinada por Katia Velo foi criada pelo GuiaSJP, o Portal da cidade de São José dos Pinhais. Há 15 anos a coluna dá visibilidade a assuntos referentes à Arte, cultura, educação, moda, entretenimento e muito mais com foco na capital paranaense, São José dos Pinhais e Região Metropolitana, destacando também notícias nacionais e internacionais. O site é acessado por um público seleto, formadores de opinião, críticos e que buscam bom gosto, sofisticação, estilo e informação diferenciada.

Sobre Katia Velo
Professora de arte, colunista e consultora cultural, artista plástica, ensaísta, fotógrafa. Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP; Bacharel e Licenciada em Letras – Faculdade Anhembi/Morumbi, Cursos de Especialização na área de educação na USP. Registrada no MEC 182.765. Expôs individual e coletivamente no Brasil, Argentina, Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Espanha, França e Polônia, ECAV no Memorial de Curitiba, exposição itinerante, ODS&Arte/ONU, Agenda 2030 no MON e Banco Mundial em Washington/DC e 14ª. Bienal de Curitiba. Cadastro de Artista de São José dos Pinhais, no. 2109. É diretora de comunicação da APAP/PR desde 2007, atuando como voluntária. Criadora e idealizadora do Projeto #doeumaflor em sua 6ª. edição. Assina colunas culturais: virtual www.katiavelo.com.br e impressa Jornal Folha da Mulher SJP. Site www.katiaveloarte.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*