ENTREVISTA COM ADILSON STUZATA CANDIDATO À PREFEITURA DE SJP

Em foco a Cultura em São José dos Pinhais

Adilson Stuzata
Crédito: Divulgação

Coluna KV – Arte Cultura e Entretenimento

MINIBIOGRAFIA

Adilson Stuzata é formado em Direito e pós graduado em Jornalismo. Possui livro publicado em 2006 na área de direito. Foi coordenador do DIEESE e presidente da Federação dos Bancários. Exerceu o cargo de secretário do Trabalho em SJP e foi premiado como o melhor SINE do Paraná. Como secretário de Saúde de SJP geriu e resolveu uma crise. Na Prefeitura de Curitiba foi superintendente e no Governo Estadual, Coordenador Estadual de Geração de Emprego.

1- Katia Velo – Qual ação cultural que atualmente está sendo realizada na cidade de São José dos Pinhais que deverá ser mantida.

Adilson Stuzata. O trabalhos com bonecos é interessante. Quero ampliar essa tradição aproveitando inclusive nas escolas para aplicar conteúdos pedagógicos nas áreas de saúde, história de nossa cidade, etc. Em nosso plano de governo está prevista a criação da TV Juventude usando a internet. A produção de conteúdo, com orientação da Prefeitura, será feita pelos nossos estudantes. Criaremos  no Bosque da Usina espaço para nossa cultura e valorização dos nossos artistas.

2- KV – Cite uma frase, filme, peça de teatro, música, livro, série que lhe inspiraram.

AS – Vou citar o filme “Dilema das Redes” disponível no Netflix. Sem querer antecipar nada mas me impressionou como as “redes sociais” estão internalizadas em nossas vidas. Estamos viciados em redes sociais. Com isso, estamos sendo manipulados e nossa saúde emocional está sendo destroçada. Recomendo. Principalmente aos pais.

3- KV – Como será a atuação da sua Secretaria da Cultura.

AS – Segue alguns itens de nosso Plano de Governo que foi registrado em cartório: – Ampliar, estruturar e divulgar aspectos culturais de nossas colônias (Ucraniana, Polonesa, Italiana). Promover e divulgar nossa cultura popular brasileira.

– Ações culturais, esportivas e gastronômicas para ocupação permanente do “Bosque da Usina” afastando ações de infratores.

– Impulsionar as artes valorizando os artistas locais.

– Estimular a realização de festivais.

– Fomentar a cultura de teatro de bonecos.

– Projetos de incentivo à leitura com programas para todas faixas etárias e oferta de biblioteca móvel às comunidades.

– Oferecer, de forma descentralizada, aulas de música, teatro e dança. Propiciando aos jovens o contato com diferentes formas artísticas e possam desenvolver suas habilidades.

– TV da Juventude(TVJ). Criação de canal na internet para que os alunos da rede municipal possam produzir e divulgar conteúdos culturais, esportivos, turísticos, etc.  por eles produzidos.

– Implantar a cultura do “pertencimento”. Ações nas escolas narrando a história de nossa Cidade envolvendo a família (roda de conversa).

 

Sobre a Coluna KV
A Coluna virtual KV assinada por Katia Velo foi criada pelo GuiaSJP, o Portal da cidade de São José dos Pinhais. Há 15 anos a coluna dá visibilidade a assuntos referentes à Arte, cultura, educação, moda, entretenimento e muito mais com foco na capital paranaense, São José dos Pinhais e Região Metropolitana, destacando também notícias nacionais e internacionais. O site é acessado por um público seleto, formadores de opinião, críticos e que buscam bom gosto, sofisticação, estilo e informação diferenciada.

Sobre Katia Velo
Professora de arte, colunista e consultora cultural, artista plástica, ensaísta, fotógrafa. Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP; Bacharel e Licenciada em Letras – Faculdade Anhembi/Morumbi, Cursos de Especialização na área de educação na USP. Registrada no MEC 182.765. Expôs individual e coletivamente no Brasil, Argentina, Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Espanha, França e Polônia, ECAV no Memorial de Curitiba, exposição itinerante, ODS&Arte/ONU, Agenda 2030 no MON e Banco Mundial em Washington/DC e 14ª. Bienal de Curitiba. Cadastro de Artista de São José dos Pinhais, no. 2109. É diretora de comunicação da APAP/PR desde 2007, atuando como voluntária. Criadora e idealizadora do Projeto #doeumaflor em sua 6ª. edição. Assina colunas culturais: virtual www.katiavelo.com.br e impressa Jornal Folha da Mulher SJP. Site www.katiaveloarte.com.br

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*